10 Truques Baratos Para Uma Casa Mais Bonita E Cheia De Estilo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
homify Salas de estar modernas
Loading admin actions …

O que queremos? Casas bonitas e com estilo! Como queremos? Sem investir muito dinheiro ou esforço! 

Não será este também o seu sonho de consumo? Afinal ter uma casa ao nosso estilo nos dias que correm pode ser o supremo luxo. Mas nós na homify sabemos que é possível ter uma casa bonita e ao nosso gosto sem desgraçar totalmente o orçamento familiar! 

Na realidade o luxo está nos detalhes, e para alcançar um estilo elegante em sua casa pode ser suficiente conhecer alguns segredos de decoração. Por isso hoje trazemos-lhe mais dez ideias infalíveis para dar esse toque sofisticado se está a redecorar a sua casa, ou a prepará-la para alugar ou vender. 

Conheça os truques certos para embelezar a sua habitação com facilidade e bom gosto!

1 – Faça uma área de refeições no exterior

Se tem a sorte de poder contar com um espaço exterior não o deixe despido e abandonado! Dote o seu terraço, varanda ou até varandim, com as comodidades que conseguir. Instale uma mesa de refeições, mesmo que seja pequenina e modesta. E se conseguir faça também uma área de lazer com sofás ou cadeirões. Vai ver que não só o estilo de sua casa vai melhorar exponencialmente como também a sua vivência fica muito agradável!

2 – Não se esqueça dos corredor

Por vezes estamos tão focados em conseguir o estilo certo para a nossa casa, e para cada compartimento em especial, que tendemos a esquecer as zonas de passagem ou de transição, como os corredores e átrios. Não caia nesse erro!

Não precisa de ter peças caras, luxuosas ou ostensivas. Muitas vezes a simplicidade e a modéstia é o melhor caminho para que nem mesmo os corredores de sua casa fiquem de fora desse estilo que tanto procura.

3 – Móveis modernos, estilo atual

A estrutura de uma casa pode estar em bom estado e ter muito boa habitabilidade, mas se os móveis tiverem um aspeto desgastado e datado todo o espaço vai ficar com um ar descuidado.

Ter móveis modernos, de linhas direitas e simples, é garantia de ter um ambiente contemporâneo. Há móveis modernos no mercado a preços bastante acessíveis que depois pode combinar com peças mais antigas e clássicas para criar um estilo eclético agradável, com um orçamento bem limitado.

E se não souber muito bem o que fazer o melhor é investir e contratar um profissional de decoração, porque não há nada pior do que gastar dinheiro e ficar insatisfeito com o resultado!

4 – Seja ousado

Quando toca a tentar ter espaços dignos de um quarto de hotel o orçamento conta muito, mas há pequenos truques que pode utilizar sem chegar ao extremo de gastar todo o seu dinheiro nessa demanda. 

Seja ousado! Sabe aquelas imagens perfeitas das banheiras dos spas? Em espaços amplos, com visão privilegiada do espaço que as rodeia? Consegue obter um efeito desses se substituir uma das paredes da casa de banho privativa no quarto por uma parede de vidro. E se conseguir adicionar uma banheira bonita como a da imagem, é ouro sobre azul.

Mas há propostas ainda mais ousadas e mais simples, como fazer um teto às riscas, uma parede com padrão de zebra, ou abolir as paredes unindo um ou mais espaços. Atreva-se!

5 – A fachada é a face visível de sua casa

A fachada é a face visível de sua casa, não a descure! Cuide dela, faça manutenções e arranjos e renove o seu aspeto de vez em quando. Garantimos que a sua casa mesmo que não seja nova vai parecer sempre bonita e arranjada. E o investimento será menor se o for fazendo aos poucos será menos custoso do que investir numa renovação de monta.

6 – Cuide da iluminação

À semelhança de vários dos pontos anteriores, também a iluminação é fundamental. Uma casa com interiores pouco iluminados, ou com iluminações desinteressantes, vai parecer sempre triste e sombria, por melhor que o seu estilo esteja. Assim o nosso conselho é que se foque na iluminação e a utilize para valorizar os seus ambientes. 

E aqui, como sempre, também a criatividade é fundamental. Inspire-se na ideia da imagem acima: – a luminária desapareceu e deu lugar a cabos que sustentam simples lâmpadas, imitando um candelabro. Simples de executar, com baixo preço, e com um efeito fabuloso!

7 – Comece na entrada

Para começar a ter uma casa bonita e cheia de estilo o melhor é começar na entrada da própria casa. Passando à frente do efeito uau de ver uma entrada de casa feia, transpor a porta e deparar-se com uma casa linda, saiba que isso é realmente uma raridade, e que não será isso que quem a vê acha que vai acontecer! O mais normal será ver uma entrada feiinha e imaginar que a casa por dentro seja o prolongamento da entrada. 

Por isso cuide da entrada de sua casa! Coloque pavimentos bonitos, cultive um canteiro de flores, faça uma pérgula. O que for preciso para valorizar a sua entrada, mesmo que o material de partida não seja o melhor, como na imagem acima.

8 – Ambientes originais

Crie ambientes únicos. Pode ser pela utilização de cor, ou pela adição de uma peça original, ou mesmo pela disposição inusitada de itens banais. São ideias que normalmente não são muito caras, mas que podem fazer toda a diferença ao originar um ambiente que se destaca. 

Veja a cozinha da imagem acima: – tem uma estrutura muito típica das casas de campo, é bonita e ampla, no entanto, o que realmente se destaca e lhe dá personalidade são os armários pintados de uma inusitada cor roxa.

9 – Aplicações em gesso podem resultar

As cornijas na sala da imagem acima dão realmente um efeito fabuloso ao espaço onde foram adicionadas e podem ser uma ideia interessante, não extremamente cara, de adicionar interesse à sua casa. Mas há muitos mais adornos em gesso que podem melhorar significativamente o estilo dos seus espaços. 

Desde cornijas, sancas e paredes falsas, até rodapés, painéis e muito outros elementos decorativos. Há todo um mundo a explorar nas decorações em gesso. Quer conhecê-lo melhor? Então não deixe de ler o artigo ’Decorações em gesso – dê forma a esta ideia’.

10 – Closets práticos e elegantes

É certo que ter um espaço de arrumação é fundamental numa casa. Se não for assim onde ficarão as roupas, os sapatos, as toalhas? Só que, mais do que ter um mero armário, ter um closet que seja também elegante além de prático, é garantia de ter um grande estilo com um investimento pouco maior do que o de um vulgar roupeiro.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista