6 dicas para uma sala de estar ainda mais aconchegante!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

É muito comum ouvir dizer que a diferença entre uma casa e um lar é a tranquilidade, a segurança e o aconchego que o lar proporciona. Impossível discordar. Um espaço aconchegante é capaz de incentivar e motivar as pessoas, deixando-as mais alegres, felizes e bem-humoradas. São vários os fatores que influenciam neste comportamento, desde combinações específicas de cores, ajustes no posicionamento dos móveis, detalhes e acessórios capazes de despertar emoções e sentimentos. No fundo, tudo tem a ver também com o estado de espírito da pessoa: uma pessoa de bem com a vida, com a profissão e com seus amigos e familiares tende a sentir-se mais satisfeito em qualquer ambiente. Quando o ambiente e a atitude da pessoa se encontram, aí temos a perfeição.

Neste nosso livro de ideias, vamos dar uma olhada em alguns truques simples capazes de deixar um espaço como a sala de estar ainda mais aconchegante – para você, seus familiares e seus amigos.

Atenção para o design

Ainda que as salas pequenas sejam naturalmente aconchegantes, é possível obter o mesmo efeito em uma sala grande. Basta saber trabalhar com o design do ambiente de forma inteligente, unindo as diversas questões que levantamos ao longo do texto, como as cores, o espaçamento entre os móveis, a iluminação e as texturas. Um design de bom gosto e elegante tem tudo para ser dos mais aconchegantes também. 

Confiram, por exemplo, o projeto desta sala, que trabalha com diversos elementos do design para criar um ambiente completamente acolhedor. Tudo começa com o papel de parede em tons lilás, que traz uma sensação de calmaria e tranquilidade. A cortina de tecido complementa o papel de parede com elegância. Um tapete amplo traz em sua estampa uma textura que lembra tijolos e o sofá, mesmo todo em black, é absolutamente convidativo e simpático! Enfim, um ambiente em que todos parecem ser bem-vindos.

Que materiais escolher?

Para deixar uma sala de estar mais aconchegante, é preciso, primeiro, ter ideia do que se deseja para este espaço. Assim, com uma ideia na cabeça, fica mais fácil para os profissionais de design determinar qual o melhor projeto – que una a beleza do décor com a sensação única do acolhimento. Uma das dicas mais interessantes em relação a este tema passa pela escolha dos materiais que irão compor a decoração da sala. Elementos em madeira, como painéis ou mesas de centro, sempre trazem uma sensação de familiaridade. Trabalhar com tecidos como chenille ou suede nos sofás e poltronas também auxiliam na sensação de conforto. Aqui, nesta sala de uma residência no bairro Jardim, em Santo André – SP, vemos como estas dicas podem funcionar na prática. Atentem ainda para o bom projeto de iluminação e para as cortinas, que deixam a luz entrar de forma suave e difusa.

Que cores combinar?

A sala de estar é um espaço para o descanso após um dia de trabalho, para receber amigos e familiares, para uma taça de vinho no fim da noite. Por conta disso, é um espaço que pode ser chamado de nobre dentro da residência, pois sua funcionalidade está ligada diretamente a momentos de lazer e descontração. Até por isso, é importante cuidar com a combinação de cores que será selecionada para criar a atmosfera perfeita. Assim como qualquer outro espaço, sabemos que a escolha das cores é uma decisão pessoal e varia de acordo com a personalidade e com o estilo de vida do morador. 

Normalmente, a sala de estar é composta por combinações de tons leves nos móveis, como o branco, o bege e o cinza – as cores mais fortes como o vermelho, o azul e o amarelo aparecem nos acessórios e nos enfeites em geral. Já em projetos como estes do arquiteto Lucas Lage, temos o vermelho aparecendo com força nas poltronas, criando uma sensação de calor e energia que tem um charme todo especial – sem esquecer do charmoso viés vintage do ambiente.

E as texturas?

O espaço físico da sala de estar deve ser sempre lembrado na hora de pensar uma decoração mais aconchegante. Deixar elementos afastados um do outro pode até funcionar esteticamente, mas deixa o espaço com uma certa frieza e uma impessoalidade que não o que buscamos neste momento. Por isso, é importante pensar em proximidade como metáfora para aconchego. Ou seja, quanto mais próximos os móveis, mais a sala passará a sensação de familiaridade e conforto. 

O que ajuda, e muito, nessa sensação, é o trabalho com texturas, sejam elas nos sofás, nos tapetes, nas paredes ou nas estampas das poltronas. Tecidos mais macios, tapetes felpudos, cortinas de tecido e mantas e almofadas espalhadas garantem essa sensação de aconchego sem que seja necessário muito esforço. Reparem, por exemplo, na manta deixada de forma quase displicente sobre a poltrona com estampas de inspiração inglesa: isso traz uma atmosfera de acolhimento capaz de encantar qualquer um.

De olho nas luminárias

Salas de estar minimalistas por Дизайн студия 'Exmod' Павел Цунев
Дизайн студия <q>Exmod</q> Павел Цунев

Дизайн гостиной в современном стиле. г. Невинномысск

Дизайн студия "Exmod" Павел Цунев

Assim como todo a atenção com os tecidos e com o posicionamento dos elementos da sala, a iluminação também deve ser cuidada na hora de deixar a sala mais aconchegante. Para isso, é interessante investir em um projeto de iluminação profissional, que responda a diversas necessidades do ambiente sem perder o charme e a elegância. Assim, vale sempre pensar em trabalhar com abajures ou luminárias para prover a luz indireta ao ambiente. Estabelecer um conjunto de spots – embutidos ou não – sobre determinadas áreas pode dar um toque de elegância e sutileza ao espaço. 

Da mesma forma, se o ambiente e o estilo permitir, um lustre é sempre uma opção das mais belas e criativas para gerar esta sensação de aconchego. Um cuidado, porém, é essencial: a luz na sala deve ser leve, difusa e indireta. Luz chapada pode dar uma impressão de loja ou farmácia que você com certeza não quer para a sua sala de estar.

O charme dos acessórios

Casa Cor Sc 2014 - Studio BC Celebrate 50th: Salas de estar ecléticas por Daniela Vieira Arquitetura
Daniela Vieira Arquitetura

Casa Cor Sc 2014 – Studio BC Celebrate 50th

Daniela Vieira Arquitetura

Uma sala de estar aconchegante não estaria completa se não citássemos os sempre interessantes acessórios, presentes em 10 de cada 10 projetos de design. Cabe aos acessórios dar o ponto final em qualquer projeto, seja garantindo o toque pessoal do morador como complementando o design. Aqui, por exemplo, temos uma sala sofisticada que garante o aconchego justamente por conta destes elementos, seja pelas almofadas coloridas, pelas peças de decoração sobre a mesa de centro, pelos vasos que trazem o verde a este espaço ou pelos quadros e espelhos distribuídos pelo ambiente.

O que achou de nossas dicas para a sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!