Tenha nichos nas paredes!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Absolutamente versáteis, os nichos vão bem nas paredes de qualquer espaço. Eles podem ter os formatos os mais variados, diferentes acabamentos e se apresentarem sobre a parede ou embutidos nela. A escolha do melhor tipo vai depender do espaço em que serão dispostos, sendo bem diferentes em um quarto de criança ou em uma sala de estar.

O  importante é que os nichos são ótimos para ganhar mais espaço para armazenagem ou exibição de objetos e itens os mais variados. Fáceis de fazer, podem ser acrescentados à medida em que se fazem necessárias mais superfícies para dispor coisas. E eles fazem uma grande parceria com prateleiras e estantes, complementando esses móveis.

Conheça mais sobre os nichos para paredes e até aprenda como fazer um deles mais simples e fácil para já ir enchendo a sua casa de novos espaços para guardar e exibir objetos que não tem onde colocar. Você vai ficar encantado com a versatilidade dos nichos para paredes e se tornar um verdadeiro fã deles!

O que são nichos

Residência Fernandes Guimarães: Quarto infantil  por LMartins Fotografia
LMartins Fotografia

Residência Fernandes Guimarães

LMartins Fotografia

É muito simples: nichos são pequenas caixas em madeira, de diversos formatos, que se pendura nas paredes para guardar e expor objetos. Versáteis, os nichos podem ser utilizados em todos os ambientes da casa e ser apresentados das mais variadas formas, como pintados em cores diferentes, forrados com tecido ou Con-Tact ou, ainda, na cor crua da madeira. O conjunto de nichos deste quarto de criança privilegia vários tons de rosa e apresenta diversos formatos horizontais e verticais. A imagem é de L. Martins Fotografia.

Vantagens

Quarto infantil  por K Design Agency
K Design Agency

Chambre Enfant

K Design Agency

A principal vantagem dos nichos é que eles se adaptam a qualquer cantinho e podem ser acrescidos de novos à medida em que se faz necessário mais espaço para objetos. Entre eles, estão, no quarto da criança, bichos de pelúcia, brinquedos, livros e pequenas coleções. No quarto de dormir, livros, objetos decorativos e vasos. Na sala de estar, objetos decorativos, vasos, plantas e flores. No banheiro, produtos de higiene e toalhas. Na cozinha, temperos, livros de culinária, utensílios e louças. Enfim, os nichos é uma espécie de coringa da decoração, podendo agregar espaço de armazenagem fácil e rapidamente. 

Como criar um nicho

Outra vantagem dos nichos é que você mesmo pode fazê-los. Basta comprar sobras de madeira MDF em lojas de materiais de construção. Lembre-se de que deve procurar peças com a mesma medida, se quer um nicho retangular. Para um nicho quadrado, as peças devem ser duas de um tamanho e duas de outro. O passo seguinte é colar as juntas com cola para madeira e finalizar a junção com preguinhos sem cabeça. Depois dê uma lixada rápida para que fique tudo nivelado e você possa passar para a fase do acabamento, que pode ser pintura, colagem de Con-Tact ou forração com tecido. Use cantoneiras para colocar os nichos nas paredes. 

Design dos nichos

O nicho quadrado ou retangular é o mais simples, mas existem nichos que vão exigir trabalho especializado de marcenaria, como redondos, octogonais, em forma de colmeia (vários nichos juntos) e, principalmente, os nichos embutidos na parede, que exige uma reforma ou previsão no projeto. Esse tipo de nicho é mais sofisticado e elegante e, muitas vezes, apresenta iluminação planejada no seu interior. No projeto deste quarto de menino realizado pela Isabela Canaan Arquitetos e Associados, os nichos brancos redondos dão um ar diferente ao ambiente e exibem pequenos brinquedos de coleção. 

Nicho na sala de estar

Uma cobertura estilo moderno e minimalista: Salas de estar modernas por Oleari Arquitetura e Interiores
Oleari Arquitetura e Interiores

Uma cobertura estilo moderno e minimalista

Oleari Arquitetura e Interiores

Na sala de estar, os nichos podem ser embutidos nas paredes, com iluminação planejada que cria um belo efeito e transmite elegância e sofisticação. Os nichos podem ser iguais ou em formatos diferentes, o que permite a exibição de peças decorativas de diversos tamanhos. Os nichos da imagem acima exibem pequenos objetos de arte, plantas, porta-retratos, vasos e até uma imagem, o que faz lembrar que os nichos podem ser uma ótima opção para oratórios e relicários. A iluminação indireta dos nichos torna o ambiente suave e delicado, combinando muito bem com as poltronas em tom neutro. O olhar é atraído pelos objetos dispostos nos nichos iluminados, que convidam portanto a conhecer melhor o morador por meio de seus objetos mais preciosos. 

Nicho no quarto

No quarto de dormir, principalmente no das crianças, os nichos são uma ótima solução para exibir pequenos objetos, bichos de pelúcia, livros e outros itens. No quarto de menina exibido acima, os nichos quadrados são sobrepostos, criando intersecções que criam espaços menores para a disposição de pequenos objetos. Além desses objetos, os nichos mostram porta-retratos e brinquedos, ficando ao alcance das mãos da menina, já que a cama se encontra embaixo deles.  Úteis e práticos, os nichos organizam os itens de uso mais frequente, que precisam ficar mesmo à mão.

Nicho na cozinha

Um lugar excelente para se ter nichos é na cozinha, onde são muitas as coisas de uso frequente e que precisam ficar à mão. É o caso dos temperos e azeites, sal e açúcar, adoçantes, cafés granulados, chás, farinhas, mel, cereais e mais uma infinidade de produtos. Os nichos também podem ser úteis para organizar copos e xícaras de uso cotidiano, pratos, cumbucas e pires. Ou, ainda, tábuas para carne e frios e outros pequenos objetos de madeira. Igualmente, os nichos podem abrigar pequenos eletrodomésticos, como liquidificadores, batedeiras, torradeiras e centrífugas. Mas existe ainda uma outra utilidade para os nichos, como vemos nesta imagem: a de se tornarem um pequeno bar, recebendo garrafas variadas e utensílios.

Nicho no banheiro

Por fim, e não menos importante, o banheiro é um lugar perfeito para se ter nichos. O exemplo desta imagem mostra nichos vazados, que servem para exibir pequenos objetos, como vidros de perfume. Mas os nichos do banheiro podem ser parcialmente fechados e dispor produtos de higiene, toalhas de rosto e de banho, objetos decorativos e artigos de beleza, como itens de maquiagem e caixinhas de joias. Outra coisa que os nichos podem exibir são velas, para dar um toque intimista e romântico ao banheiro. Enfim, não faltam aplicações para os nichos pela casa toda. Use a sua imaginação e ganhe muito espaço extra com essas pequenas caixas penduradas nas paredes. Para outras dicas sobre nichos, leia este artigo.

Que usos você poderia dar aos nichos na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!