7 maneiras para economizar energia em casa!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Cuidar da nossa casa, é tarefa que deve ser fielmente cumprida não é? Se não tomarmos cuidado acabamos exagerando no consumo e gastando mais do que o previsto, principalmente com energia. Cada um dos nossos gestos diários requer a produção de energia, isso gera gasto de energia obviamente. Entre água, eletricidade e gás, os gastos com a energia em casa podem acumular rapidamente, no entanto, devemos aprender a economizar, com simples truques que fazem a diferença no nosso dia dia e claro, no nosso bolso.

Existem inúmeros pequenos truques que quando postos em prática, vão ajudá-lo a poupar energia e consequentemente, gerar economia.

Veja neste artigo, algumas dicas que vai te ajudar a poupar mais energia em casa!

Instale um medidor de energia eletrica

Casa de campo em São Roque: Casas rústicas por GATE Arquitetos Associados
GATE Arquitetos Associados

Casa de campo em São Roque

GATE Arquitetos Associados

Para medir a energia elétrica são usados os medidores de energia também conhecidos como “relógios”. Esse aparelho registra o consumo em determinado período de leitura que é a quantidade de dias que uma concessionária de eletricidade,  faz uma leitura, isso  pode variar de acordo com o planejamento de cada empresa. Em média este período de leitura varia entre 28 a 32 dias. Mantenha este aparelho em dia, em um local adequado na sua casa, entenda como ele funciona. Isso vai ajudar a você a saber o quanto consome e assim poder economizar com mais sabedoria.

Descubra o que mais gasta energia

Dentre os aparelhos eletrodomésticos que consomem maior energia na casa, esta o chuveiro elétrico, os itens da cozinha, como a geladeira, microondas,  na área de serviço, a lavadora, nos quartos e na sala, o ar-condicionados, televisores e ventiladores, e o um dos maiores gastos de energia atualmente, os carregadores de celular! Para uma economia na conta de luz e um consumo sustentável de energia, invista em eletrodomésticos com baixo nível de consumo energético. Verifique a capacidades de energia e opte por eletrodomésticos e eletrônicos com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Segundo o Inmetro, aparelhos indicados com este selo apresentam melhor desempenho quanto ao consumo de energia.

Esta casa moderna é um projeto assinado por Diego Revollo Arquitetura S/S LTDA.

Diminuindo o brilho

Uma boa opção para economia de energia é diminuir o brilho dos aparelhos de tv e até das luzes do teto. Hoje em dia, além de ser possível planejar a iluminação certa para sua casa, para economizar energia, existem também  diversas opções de aparelhos com configuração inteligente que permitem esta função. Isso, sem dúvida já vai fazer diferença quando a conta de luz chegar na sua casa.

Ponha no modo econômico

Apartamento - Bairro de Higienópolis: Escritório e loja  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento – Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Uma excelente alternativa é utilizar a opção de modo econômico de energia dos aparelhos, alguns deles já vem com versão para economia embutida em sua configuração. Na foto, o ambiente desenvolvido pelos profissionais da Carmello Arquitetura.

Desconecte-se na hora de dormir

DORMITÓRIO DE CASAL 03: Quarto  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

DORMITÓRIO DE CASAL 03

Pura!Arquitetura

Desconectar os aparelhos da tomada, é sem dúvida uma das melhores formas de economizar, uma vez que diversos aparelhos ficam em modo de espera  para manter o funcionamento de sensores e relógios. Logo, evite deixar aparelhos com o microondas, climatizadores de ar, dvds e tvs conectados às tomadas, evite deixar os aparelhos eletrônicos em stand-by, quando estiver dormindo. Se você não estiver utilizando, não há necessidade de manter o aparelho ligado. Esse é um exercício que devemos fazer, se quisermos poupar energia, e até evitar acidentes em casa.

Este dormitório, é um projeto desenvolvido pela Pura!Arquitetura, em Porto Alegre, RS

Considere mudar os parelhos para economizar energia

Alguns eletrodomésticos depois de um tempo, começam a apresentar mais desgaste de energia, por se esforçarem muito para funcionar corretamente. Como é o casos dos aparelhos que pertencem a cozinha, como a geladeira, microondas etc… Nestes casos, eles podem estar utilizando muito mais energia do que deveriam, devido a tecnologia ultrapassada ou a falta de manutenção adequada. Então fique de olho e troque por novos, os aparelhos mais antigos.  

Desligamento automático

Alguns aparelhos apresentam a função de desligamento automático, como: computadores, aquecedores, ar- condicionados, tv, sistemas de iluminação e etc. Normalmente estes aparelhos, possuem em sua configuração para que você programe o tempo de uso e que o próprio desligue automaticamente, assim você pode ficar tranquilo e ter a certeza que não está desperdiçando energia.

O que você acha das dicas para economizar energia em casa? Comente aqui.  
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!