Como organizar sua lavanderia de forma eficiente!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

A lavandeira é, sem dúvida, um cômodo esquecido na casa. Não é espaço de visita e, na maioria das vezes, evitamos ao máximo passar muito tempo por lá. Geralmente trata-se de um espaço pequeno, muitas vezes anexado a cozinha, principalmente em apartamentos novos. No entanto, é fundamental para a organização e limpeza da casa, portanto deve ser prática, funcional e organizada.

Ter uma lavanderia organizada e prática é fundamental para facilitar a maioria das suas tarefas domésticas diárias. Com alguns detalhes simples e criativos é possível manter a organização do ambiente e ainda economizar tempo, ág

ua, energia elétrica e produtos de limpeza.

Confira algumas dicas básicas que vão ajudar a manter a ordem na sua área de serviço, com praticidade e beleza. 

O espaço ideal

Considere na sua lavanderia, os itens de primeira necessidade: como, o tanque, máquina de lavar, varal, ferro de passar, tábua, etc. Planeje e avalie o espaço para cada item, e obtenha um ambiente otimizado e objetivo. Hoje em dia, os espaços destinados para lavanderia, acabam sendo mais reduzidos, por isso esse é um dos motivos para planejar a lavanderia com inteligente, pensando na funcionalidade. Umas das opções, é optar por móveis planejados. Assim, os aparelhos e acessórios, ganham seu devido lugar, além de ajudar na praticidade, o visual do espaço também ganha o destaque devido. Esta lavanderia assinada por Cláudia Albertini & Chris Silveira Arquitetos, mostram que a lavanderia pode ser um local valorizado na decoração. 

Organizando as roupas

Para ajudar na organização da lavanderia um excelente alternativa é usar sacos ou caixas que ajudam a separar as roupas, por cor ou tipo de tecido, evitando que as mesmas se mistures na hora da lavagem. Use  ideias simples e econômicas, como as técnicas de DIY, certamente isso vai ajudar e facilitar na organização do espaço. Nesta lavanderia, projetada por Ésse Arquitetura e Interiores, os sacos feitos em algodão com tags, que definem cada tipo de roupa, foram pendurados em uma barra de metal na parede frontal da lavanderia e deixando o ambiente com ar criativos e muito funcional. 

Pré-lavagem

Organize sua roupa antes de iniciar a lavagem. Para isso, você vai precisar ter um ambiente com espaço para deixar as roupas preparadas para ir para a máquina de lavar. Utilize caixas organizadores e e coloque -as em um armário com nichos ou prateleiras dispostas nas paredes, para facilitar na organização da lavanderia. 

Secar a roupa

Se você possui espaço para uma secador na sua lavanderia, ótimo! Mas se não quiser ou não puder utilizar desse recurso, tenha em mente que a sua lavanderia vai precisar de um espaço para secar a roupa que foi lavada. Dentre inúmeras opções do mercado, uma delas é a utilização de varal no teto, esta alternativa otimiza o espaço na área de serviço de forma organizada e eficiente. 

Armazenando os produtos de limpeza

Normalmente nós utilizamos o espaço da lavanderia, como um grande depósito de vários itens para manutenção da casa, com esse intuito, devemos sempre pensar em organizar o ambiente para que tudo esteja fácil e ao nosso alcance. Organize os produtos de limpeza, em prateleiras, armários ou estantes, separe por tipo de utilização: produtos para lavagem de roupas, produtos para limpeza da casa, desinfetantes e desengordurantes e etc. Se a sua lavanderia não é planejada e você não tem armários ou prateleiras suspensas para organizar os produtos de limpeza, considere instalar algumas ou use cestos, ou gaveteiros que podem ser fixados na parede, ou até colocados no chão. Existem também, opções para aproveitar os cantinhos da área de serviço, como carrinhos para armazenar esponjas, escovas, luvas, etc.

Finalizando o processo


Toda lavanderia que se prese, deve ter um espaço destinado para a organização das peças de roupa, antes delas irem pro armário. Por isso, vale investir em um espaço para passar e organizar a roupa. Além das clássicas tábuas passar, existem também móveis destinados para esta função,como móveis com gavetas e prateleiras, para ajudar na organização. 

Decoração

A área de serviço e a lavanderia não devem ser um espaço esquecido na decoração. Com criatividade dá para fazer deste ambiente um espaço muito charmoso e cheio de estilo. Aposte em uma decoração colorida, moderna ou vintage, para este cantinho tão útil da nossa casa. Esta lavanderia, desenvolvida por Rozânia Nicolau Arquitetura e Design de interiores ,para um projeto para a mostra Casa Cor, é um lindo exemplo que este espaço pode ser também um ambiente divertido. 

Como funciona a organização da sua lavanderia? Deixe seu comentário. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!