6 dicas para ter uma sala de jantar pequena!

Eduardo Prado Eduardo Prado
Google+
Loading admin actions …

Pequenos prazeres do cotidiano. Sentar na pequena cadeira no canto entre a sala e a cozinha, esticar os pratos e talheres sobre a mesa, no centro uma jarra com suco de morango fresquinho e no ambiente, o aroma da comidinha fresca que você acabou de preparar no pequeno fogão que está planejado no conjunto com o balcão, a pia e a geladeira. Tudo utilizando o menor espaço possível. Um clima aconchegante e agradável no lar. Uma sala de jantar pequena, mas incrível nas sensações. Isto parece muito bom, não? Para apreciar grandes momentos no lar, podemos adaptar os cômodos de acordo com os espaços disponíveis e fazer da nossa casa, um lugar singular e sempre incrível para nossas rotinas. As escolhas sobre os móveis, as formas de dispor os objetos, as escolhas pelos estilos fazem muita diferença quando a ideia é encontrar soluções para ambientes pequenos. Confiar na experiência de grandes profissionais, como os que você encontra no homify, traz as soluções necessárias para que toda a sua experiência dentro do seu próprio lar seja a mais agradável o possível. No início deste artigo, procuramos fazer você imaginar e se sentir em uma pequena, mas muito confortável sala de jantar. A ideia foi mostrar o quanto é possível se sentir confortável mesmo em um pequeno espaço. Aproveitar as sensações é o principal motivo para que você veja sempre o seu lar como um lugar especial.

Para este artigo, trouxemos 6 dicas para que os espaços de sua sala de jantar possam ser trabalhados de uma maneira a aproveitar os móveis organizados de uma forma que valorize o cômodo e, até, fazer com que pequenos espaços sobrem no lar. A reorganização com as escolhas certas de móveis e objetos é o ponto de partida deste conjunto de imagens que busca direcionar as possíveis soluções que você busca. Como sabemos que organizar um pequeno espaço nem sempre é tarefa fácil – na verdade, é sempre um desafio, queremos facilitar o seu planejamento buscando inspirar projetos funcionais para a sua casa.

Portanto, se a sua ideia é encontrar formas de reorganizar o seu espaço com soluções práticas e rápidas, convidamos você para se juntar a nós e aproveitar estas dicas que expomos com a ajuda dos melhores profissionais do mundo, que você encontra sempre aqui, no homify. Venha conosco, inspire-se e aproveite!

Pequena confortável

Por fim, trouxemos a ideia da utilização de móveis alternativos para serem utilizados como conjunto de mesa e cadeiras. Neste projeto, o sofá em L foi projetado para se ficar entre o balcão da cozinha e a mesa para a pequena sala de jantar. A utilização de cadeiras coloridas no ambiente neutro, destaca a criatividade e a alegria no espaço, que mesmo sendo pequeno, torna-se muito aconchegante e prático.  

Utilizando cantos

Aproveitar todos os espaços disponíveis é o segredo para que a sala de jantar possa ganhar um espaço especial no seu lar. Optar por móveis projetados trará funcionalidade e deixará a utilização do espaço de forma mais inteligente. Neste projeto, a utilização de uma mesa em L acoplada à parede, traz uma combinação muito bonita de elementos em madeiras e coloca o balcão como uma mesa espaçosa e na medida perfeita para que a utilização do espaço seja a melhor possível. O conjunto de cadeiras brancas faz a combinação com os móveis da cozinha, trazendo uma unidade de cores utilizadas no espaço.

Cadeiras dobráveis

Objetos de fácil deslocamento dentro de cômodos pequenos são sempre excelentes opções para que a multifuncionalidade do espaço funcione bem. Aliás, multifunção é fundamental em cômodos de tamanhos pequenos. Ter a possibilidade de mudar o ambiente de forma fácil e dinâmica é importantíssimo, principalmente na sala de jantar, local que pode ser adaptável como sala de estar e outros espaços sociais. Neste espaço da Maxma Studio, de Porto Alegre (RS), a ideia de colocar mesas e cadeiras dobráveis em madeira, funciona perfeitamente com o banco longo na parede, que pode ser adaptável para locais de estudo ou ainda muitas outras possibilidades. Facilidade e boa decoração fazem o ambiente.

Criatividade

Soluções criativas nunca são demais. E quando falamos na adaptação de cômodos pequenos, a imaginação é uma grande aliada para nos ajudar a encontrar as melhores soluções para que o lar ganhe a dinâmica necessária para o dia a dia. Neste projeto, a utilização de cadeiras transparentes repassa a sensação de que o ambiente oferece mais espaço do que realmente dispõe. A mesa em madeira maciça pode ser como um balcão para objetos decorativos do lar ou mesa de jantar. Outras soluções tão criativas quanto esta podem ser encontradas na internet ou mesmo desenvolvidas por você mesmo. Sair da caia e das soluções comuns certamente será um exercício prazeroso para o conforto no lar.

Móveis pequenos

Uma solução um tanto comum, mas nem sempre atentada é a disposição do ambiente com pequenos móveis. Encontrar pequenos bancos e mesas que se adaptem e façam o papel da sala de jantar é mais fácil do que parece. A atenção e o cuidado deve ser direcionado principalmente para as cores e estilos dos conjuntos utilizados. Decorar o ambiente de forma uniforme sem grandes discrepâncias é fundamental para um lar bem decorado. Neste projeto, podemos ver como a disposição de um balcão fixo, utilizado como mesa, se adaptou perfeitamente ao ambiente. Isto porque as cores dos objetos é uniforme com a cor do piso laminado. O tom escuro trabalha perfeitamente em um contraste com as cores claras que decoram a cozinha e faz com que o ambiente ganhe um toque minimalista e moderno.

Mesas dobráveis

Assim como as cadeiras dobráveis, as mesas também podem ser escolhidas com esta facilidade. Possíveis de aumentarem de tamanho no ambiente para a acomodação de mais pessoas. Outras possibilidades, além de objetos centralizados, como este da imagem, são as mesas que se adaptam aos balcões e dobram-se para se acoplarem aos balcões. Neste projeto, podemos perceber que o estilo rústico da mesa maciça em conjunto com as cadeiras de madeira, fazem um ambiente muito bonito e aconchegante. A utilização de pequenas almofadas sobre as cadeiras aumentam o conforto, enquanto que a mesa pode ser facilmente adaptada ao cômodo. As cores neutras da decoração trazem a ideia de um ambiente mais sóbrio e elegante.

Qual destas ideias é a melhor para a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!