6 dicas espertas para ter um jardim na varanda!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Brisa do vento, tarde sem pressa. Se tem algum lugar que seja melhor do que a varanda ou o jardim para aproveitar essas sensações, eles são raros. Jardins são espaços onde a natureza está mais perto do nosso lar e de nós. Ter um espaço para aproveitar o clima da natureza, por mais simples que seja, é fundamental para que o dia a dia seja prazeroso, relaxante e perfeito nos momentos de descanso. Além de todos os benefícios do clima natural, brisas que sopras, borboletas e passarinhos que nos visitam e um ritmo delicioso da natureza no nosso lar, cuidar de plantas de todas as espécies pode ser uma incrível terapia para a rotina. Ter todos os cuidados em regar as plantas, cuidas das folhas e vê-las crescerem fortes e lindas é algo que certamente acalanta o coração. Sejam espécies floridas ou hortaliças, a presença das plantas filtra o ar, traz um clima mais fresco para o ambiente e beneficia o lar com ambientes muito melhores com a presença delas. 

Para aproveitar todo esse clima perfeito no lar, nada melhor do que um espaço próximo ou mesmo em meio às plantas para deixar o lar ainda mais perfeito. Instalações simples com pequenos móveis ou mesmo mais requintadas com estruturas maiores podem ser planejadas cuidadosamente para dar um espaço diferenciado ao seu lar. Mesmo a instalação de uma simples cadeira poderá ser perfeita para que suas manhãs, tardes e noites sejam mais prazerosas. E é isto o que traremos ao longo deste artigo. Ideias para que você comece ou reforce um espaço que aproveita a calma das plantas. São dicas para que os móveis sejam aproveitados da melhor maneira o possível, auxiliam nas formas de utilizar a iluminação natural, sugerem a melhor utilização de espaços e assim por diante. 

Se você ama o seu jardim e adoraria ver incrementada uma varanda perto dele, venha conosco. Você terá muito a aproveitar neste Livro de Ideias desenvolvido especialmente para amar ainda mais as plantas do nosso lar. Inspire-se! 

Planeje!

Seja qual for a estrutura do seu lar, um bom planejamento é fundamental. Se você ainda irá começar a idealizar um espaço para o seu jardim, faça um planejamento cuidadoso de todos os elementos principais que irão dar forma ao espaço: mesas, cadeiras, plantas e espaço para a iluminação natural. Este último item é essencial, afinal é da luz natural que as plantas se alimentam para fazer fotossíntese. Existem diferenças de necessidade de espécies de plantas e o contato destas com o sol. Plantas coloridas e de flores mais claras dependem mais da luz solar, enquanto plantas de folhagens mais escuras têm menor necessidade do contato com o sol. Neste projeto, a pequena mesa centralizada ao redor das cadeiras em madeira aproveitam muito bem o espaço. Ao redor, utilizando diversos vasos, as plantas aparecem para compor perfeitamente o ambiente. 

Meça bem o espaço

Terraços  por Kopp
Kopp

Drewniane deski tarasowe

Kopp

Contemplar o jardim com um espaço para acomodar os móveis para o descanso em meio ao ambiente natural pode ser ainda mais incrível quando o espaço é grande o suficiente para um planejamento perfeito. Para espaços maiores a utilização de um deck suspenso pode ser perfeito para que os objetos fiquem melhor distribuídos e aproveitem a luz solar e o vento fresco. Para quintais esta é uma saída excelente que traz uma decoração em madeira que remete aos elementos naturais do espaço. Neste projeto, o deck de madeira aparece como uma ilha entre o gramado do jardim e serve como um ambiente que centraliza as acomodações  com poltronas e mesa. Uma ideia simples, mas aconchegante e perfeita para o prazeroso espaço. 

Varanda

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Já se você mora em apartamento, aproveitar o espaço da sua varanda pode trazer a sensação de estar em meio ao jardim. As instalações podem ser desde móveis fixos e centralizados no espaço – quando há uma maior disposição de espaço, à objetos suspensos que aproveitam os pequenos espaços geralmente dispostos para estes ambientes. Neste projeto da BC Arquitetos, do Rio de Janeiro (RJ), a utilização de um jardim vertical com vasos empilhados e separados por peças grossas de madeira, dando uma elegância perfeita ao ambiente. A varanda ganhou ainda a presença de uma poltrona suspensa que aproveita a brisa do vento e a calma da presença das plantas. Relaxar em um ambiente assim é uma sensação perfeita. 

Objetos de decoração

Cidade Jardim | Residenciais: Terraços  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Cidade Jardim | Residenciais

SESSO & DALANEZI

A utilização de objetos de decoração no jardim traz grandes possibilidades para que o espaço seja incrementado de muitas formas diferentes. Para a escolha destes objetos, deverá ser direcionada uma atenção especial para o tamanho da área disponível. Objetos maiores podem ser distribuídos de muitas formas diferentes. Enquanto objetos pequenos podem ser utilizados sobre móveis diversos, em meio às plantas e muros. Neste belo projeto de decoração do escritório Sesso & Dalanezi, de São Paulo (SP), da área externa, a utilização de uma bicicleta suspensa traz uma temática vintage e trabalha perfeitamente a composição de elementos naturais como a madeira e uma incrível luminária de bronze que compõem o ambiente. 

Estilo

A escolha por objetos de menor tamanho podem trazer uma composição incrível para pequenos espaços. No entanto, escolhas de peças mais estilosas que remetem a um estilo pré-definido podem melhorar ainda mais a decoração do espaço. Neste projeto, a utilização de elementos em madeira envelhecida e palha somam uma decoração absolutamente maravilhosa ao local. Com cores mais neutras a escolha destes móveis traz o destaque para o verde vivo das plantas que estão presentes no ambiente. Bebedouros para beija-flores e gaiolas vazias dão um charme ainda mais maravilhoso ao local. Estes elementos são peças que estão diretamente ligadas à decoração do jardim e você pode segui-las como dicas para que o seu espaço seja ainda mais lindo.

Iluminação

Terraços  por recdi8

Por fim, chegamos a uma abordagem sempre importante quando o assunto é jardim. Afinal, o que seria dos nossos jardins sem o sol que os traz vida? Saber trabalhar a iluminação natural e artificial poderá deixar o local ainda mais agradável.  Neste projeto, as grossas toras de madeira fazem a decoração do teto e podem ganhar uma composição vazada para que o local aproveite ainda melhor os raios de sol ao longo dos dias.

Qual destas varandas é a mais perfeita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!