Chilling area: um espaço para relaxar

ana roman ana roman
Loading admin actions …

Todo mundo quer e precisa relaxar. A vida moderna é baseada em elementos que só ajudam a estressar: carros, trabalho, trânsito, filas. Quando chegamos em casa é imprescindível ter uma área que possa auxiliar no processo de relaxamento, ou seja, que faça as vezes de um spa. Que possa nos tirar da cabeça as ordens do patrão, as dificuldades, as filas, as horas no transito, a poluição.

O ser humano sempre viveu em relação próxima e intensa com a natureza, portanto, é muito penoso a vida urbana, por si só. Nesse sentido, é importante acercar essa relação homem- natureza, da maneira que for possível. 

Na Chilling Area é importante fazer essas duas coisas, prover a possibilidade de relaxar, ao mesmo tempo que acerca o homem do seu habitat natural, a natureza. Portanto, o importante nesse caso é criar os meios de relaxamento levando em conta como é a natureza original. Por exemplo, um dos meios mais efetivos de trazer a sensação de relaxamento é através da água. Seja um escalda-pés, uma jacuzzi, uma piscina, ou somente o som da água, produz um efeito relaxante imediato.

Plantas também são ótimos agentes energéticos, ou seja, transformam rapidamente a energia do ambiente, depurando tóxinas do ar, água e campo energético, e devolvendo ar limpo. Existem muitas opções de plantas, inclusive há algumas que sequer necessitam de muita rega e cuidado, o que pode ser bom para alguém que simplesmente não quer um estresse a mais.

A iluminação também é essencial. Ninguém consegue relaxar com luz forte, ou luz branca, assim como é muito difícil entrar num modo de funcionamento mais lento meio dia caminhando na rua. A luz nos imprime uma velocidade e uma atmosfera, e nesse sentido, é importante aprender a lidar bem com ela. No caso da Chilling Area o ideal é uma iluminação amena, de cor amarelada, como o pôr do sol, e não azul ou branca como o sol a pino. 

Os cheiros também são importantes. Escolher bem um incenso ou oléo natural pode catalizar todo o processo efetivamente. No entanto, é importante saber escolher os oléos certos, pois há alguns usados para trazer ânimo, o que pode ser contraprodutivo. 

Entre todas opções selecionamos algumas dicas para fazer sua chilling area!

Móveis relaxantes

A escolha dos móveis e o canto da casa no qual você irá reformar são muito importantes. Não basta, apenas,  procurar pela poltrona mais confortável. É importante que você pense bem nos espaços que tem, onde mais gosta de ficar, qual lugar tem uma energia boa, uma luz agravável, onde bata um vento. Nada de lugares muito fechados ou abarrotados. O lugar para relaxar deve ser minimamente organizado.

Um item que pode ajudar neste aspecto são as caixas. O ambiente fica mais relaxante se as coisas estão mais ordenadas, por isso pode ser interessante que você organize suas coisas e mantenha o ambiente visualmente limpo. Tirar da vista as bagunças ajuda a limpar também nossa cabeça!

Elementos curvos também são interessantes. As linhas retas, cortes exatos e ângulos retos trazem uma certa rigidez. Móveis com mais curvas podem passar uma impressão mais suave para o lugar. Além disso, usar tecidos confortáveis como feltros, algodão e camurça deixam qualquer móvel mais agradável. Não esqueça de investir em almofadas, pois o conforto é de primeira importância. Por fim, nada de muitas frescuras, você só irá relaxar se conseguir usar sua sala com liberdade!

Plantas

É essencial que ao criar e planejar sua Chilling area você pense um pouco em como incorporar o verde no lugar. A ideia de que o homem se sente bem em lugares que permitem o contato com a natureza é perceptível em todos nós. 

As cores e cheiros transformam nossa estada. Para incorporar isto no seu ambiente tente pensar qual organização faz mais sentido para seu estilo de vida. Se você é daquelas pessoas que gosta de cultivar vai gostar de ter um vaso e acompanhar o crescimento de sua planta, aos poucos você pode ir entrando em contato com este outro tempo da natureza, compreendendo melhor seus ciclos e transformações.

Ao mesmo tempo, caso você não seja uma pessoa com disponibilidade de tempo para este compromisso, tudo bem! Um vaso bonito e bem localizado pode receber algumas flores, e assim sua sala se enche de vida e cores. Os cuidados são mínimos, basta colocar água no vaso – não muita – e de vez em quando trocá-la para renovar e continuar oxigenando seu espaço. Por fim, nada de preguiça! Caso as flores fiquem velhas e suas pétalas comecem a secar repense sua decoração!

O Atelie Flavia Soares pode te auxiliar a encontrar o vaso perfeito!

Água

O elemento água é também essencial para uma área de relaxamento. O contato com os principais elementos nos retorna a nossa natureza e isso gera conforto. Se sua área de relaxamento for externa você pode investir em um espelho de água, lago ou mesmo fonte. Já no espaço interno você pode procurar por pequenas fontes de mesma, que geram o barulho relaxante da água ao fundo, ou mesmo aquários! 

Incensos, oleos naturais e velas

Um toque final, e essencial, para sua chilling area são os incensos, óleos naturais e velas. Esses detalhes vão transformar totalmente seu clima. O próprio ritual de acender uma vela ou incenso já nos coloca mais em contato com nosso interior, a respiração muda para um tempo mais calmo e paciente. 

As velas concentram o fogo, elemento natural e tão importante para nossa vida. Muitas vezes parece distante ou amedrontador, por isso, a tentativa de trazê-lo mais para perto, de uma forma controlada e intencional reflete em nosso estado de espírito. Existem diferentes tipos de velas, cores e tamanhos. Para começar escolha uma mais simples, aos poucos você instintivamente ira buscar alguma que agrade e faça bem.

Procure aromas que lhe agradem, esta é uma escolha pessoal e vai depender de cada um. Pode ser legal ir guardando os diferentes aromas e tentando perceber com o que eles estão mexendo dentro de nós. O mesmo para os óleos naturais, que também servem para dar um frescor para a casa e fazem o retorno ao que nos é natural. Camomila, eucalipto, laranja, alecrim, são todas essências naturais e especiais. Cada uma irá tocar um sentimento e uma sensação, que tal começar a descobrir qual!?

Para mais opções leia o artigo 10 jardins estilo espaço lounge: para relaxar

Ritual do Chá

Rituais sempre ajudam a relaxar. Por que não aderir a esse antigo ritual e fazer chás naturais em seu momento de relaxar? Há algumas ervas como o hibisco, o hipérico, a camomila e o jasmim que podem ajudar muito na sensação de acolhimento e relaxamento!

Luz amena

A luz é essencial para criar o clima geral do seu espaço. Nada de luzes brancas, nem mesmo piscantes. O ideal é investir em uma iluminação indireta, que respeite nossos olhos sem agredi-los. Caso vá usar seu espaço para ler, procure um abajur que vá favorecer esta atividade. Um dispositivo muito interessante que pode ser usado é o dimmer – que controla a intensidade da luz. Desta forma a regra não é fixa. Você poderá alternar a intensidade para melhor agradar seus olhos no momento.

O que mais te relaxa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!