15 Ideias Incríveis Para Iluminar Um Jardim Pequeno | homify 15 Ideias Incríveis Para Iluminar Um Jardim Pequeno

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

15 Ideias Incríveis Para Iluminar Um Jardim Pequeno

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Jardins modernos por acosta arquitecto Moderno
Loading admin actions …

Boas escolhas de iluminação vão além do esforço de evitar pontos de sombras em casa. Podem ser um ótimo complemento para compor a decoração de diferentes maneiras. 

Nos jardins, são diversos os formatos de luminárias que conferem um efeito bastante interessante. Luminárias de piso, suspensas, direta, indiretas, coloridas, LED, enfim, são muitas as opções que, na maioria das vezes, podem ser compradas por valores ínfimos. 

Nesta lista, mostraremos a você 15 boas opções para valorizar ainda mais o seu jardim pequeno. São dicas para diferentes estilos de paisagismo que utilizaram com maestria a iluminação disponível para chegar a ótimos resultados. Seguindo conosco, temos a certeza de que você encontrará o tipo de iluminação perfeita para deixar o seu quintal com plantas ainda mais maravilhoso. 

Por isto, aproveite o convite, anote as boas ideias e inspire-se!

Por que iluminar o jardim?

A iluminação do jardim tem relação direta com a valorização dos espaços externos e a qualidade de vida dos moradores. O acerto adequado da iluminação é importante para que o projeto de paisagismo fique o mais elegante possível, já que espaços pontuais ganham força nos contrastes coloridos de plantas, pedras de diferentes tipos e até mesmo para reforçar a sensação de segurança -- seja para afastar invasores ou evitar acidentes domésticos, principalmente à noite. 

Além disso, é importante pensar na iluminação como complemento em peças decorativas, como vasos, mobiliários ou criando ambientes agradáveis ao ar livre, onde as possibilidades de se sentir bem à beira de casa são ainda maiores. 

Quais os melhores tipos de iluminação para o jardim

Área de Lazer - Vilas do Atlântico Jardins rústicos por DUE Projetos e Design Rústico Pedra
DUE Projetos e Design

Área de Lazer – Vilas do Atlântico

DUE Projetos e Design

A iluminação de jardim deve ter diferentes opções conforme o tipo de espaço e necessidade. O piso pode receber a iluminação embutida que garante maior segurança para o caminhar. 

Para reforçar a beleza de algumas ilhas de plantas, é ideal o uso de refletores LED posicionados no piso, entre o gramado. As opções de cores de luz podem ir até da neutra às coloridas, sempre levando em consideração as cores das flores, quando houverem. 

O principal cuidado na escolha das luzes está quanto a intensidade de calor proporcionada ao redor, evitando queimar as plantas. 

Nas paredes, a iluminação com plafons ou arandelas ode compor belos efeitos de iluminação para valorizar os espaços.

1. Luz oculta no espelho d'água

Espelhos d'água são espaços com reservados e preenchidos com pouca água. Eles são perfeitos para dar um toque mais especial ao jardim. Uma boa ideia para valorizá-los ainda mais, é utilizar luminárias que ficam sob a água, o que pode ser feito com luzes de diferentes cores, criando efeitos visuais muito interessantes. O resultado é um toque de modernidade que faz toda a diferença para valorizar o ambiente externo. 

2. Com refletores

Jardins modernos por Arqca Moderno

Ótimos para inundar um determinado espaço com bastante luz, os refletores oferecem maior conforto para que o jardim fique tão agradável à noite quanto de dia. Além disto, podem tirar o foco de pequenos problemas estruturais nos muros ou piso.

3. Luz direcionada para o jardim vertical

Jardins verticais são boas opções não só para embelezar o quintal, mas, também, para oferecer conforto acústico e proteger a estrutura dos muros. Neste lindo projeto, a parede viva foi valorizada com a utilização de luminárias de piso sob o delicado desenho com pedras brancas.

4. Iluminação colorida

Neste lindo projeto, a área de lazer, com um pequeno jardim e piscina, foi decorada com lâmpadas suspensas em diferentes níveis que valorizam ainda mais a textura natural da parede. Já no interior da piscina, a iluminação azulada propõe um contraste lindo com o fundo e faz do projeto ainda mais encantador.

5. Marcando o caminho

Para somar segurança e beleza, uma dica interessante é utilizar pequenos spots nos pisos para marcar os corredores. Isto será especialmente importante no período noturno. Neste projeto, podemos notar esta escolha na varanda e junto à escada.

6. Discreta e indireta na parede

Jardins rústicos por homify Rústico

Neste jardim, uma pequena luminária na parede marca a extremidade do muro para localização noturna. No piso as luminárias complementam o charme do local. O resultado é um reflexo com sombras pontualmente reproduzidas com elegância no jardim. O resultado é belíssimo. 

7. Iluminação no piso

Neste jardim frontal, a iluminação no piso junto à parede faz ainda mais bela a textura de pedras no muro. O portão contemporâneo de madeira e vidro, traz um toque elegante e que é simplesmente perfeito para deixar a casa perfeita. 

8. Com pisca-pisca

Os famosos piscas-piscas de Natal podem ser utilizados ao longo do ano para criar um visual romântico no jardim. Essa opção é bem barata, tem excelente durabilidade e pode ser encontrado facilmente. Neste projeto, a árvore envolta com LEDs transformou totalmente o cenário.

9. Com uma pequena fogueira

Já pensou em ter uma fogueira sempre pronta para iluminar o seu quintal? Esta lareira elétrica charmosa embutida no piso traz uma fogueira para aquecer as noites e reunir boas histórias dos moradores.

10. Marcando um jardim zen

Espaços para parar, respirar e reencontrar a paz interior são ótimos, principalmente quando a rotina traz um casaço fortíssimo nas grandes cidades. Neste jardim zen, o vaso de barro faz o papel de fogueira para harmonizar os quatro elementos naturais no local.

11. Escondidas entre as plantas

Residência Copacabana Jardins tropicais por Arquitetura Ao Cubo LTDA Tropical
Arquitetura Ao Cubo LTDA

Residência Copacabana

Arquitetura Ao Cubo LTDA

Discretas entre as plantas, as luminárias deste corredor mantêm a segurança ao longo do caminho e faz do espaço ainda mais charmoso.

12. Luminárias esféricas de piso

Neste jardim maravilhoso, os efeitos da iluminação sobre as flores coloridas é puro encanto. Complementando a magia do cenário, foram adicionadas pequenas luminárias esféricas no piso elevado. Um sonho!

13. Entre os furos dos blocos

Jardins ecléticos por homify Eclético

Aqui, a área de lazer em dois níveis foi divisada com blocos preenchidos com spots. O efeito visual alcançado foi simplesmente perfeito. Ao fundo, as luminárias suspensas conferem romantismo ao quintal.

14. Marcando um espaço para leitura

Com boas escolhas, não são necessários muitos elementos para chegar ao efeito desejado. Neste jardim, por exemplo, bastou uma luminária vertical média para que o pequeno recanto de leitura ficasse ainda mais confortável.

15. Natural

Por fim, lembramos que é sempre importante utilizar muito bem a iluminação natural para que o jardim cresça e floresça com beleza única. Revestimentos de cores claras e cobertura com pedras brancas são algumas das opções que funcionarão perfeitamente para refletir luz em cada canto. Quanto mais luz, melhor!

Qual a importância de contar com um profissional para iluminar o jardim

A opção por um bom profissional é essencial para que os bons resultados sejam alcançados. O olhar técnico é fundamental para que espaços pontuais sejam valorizados, como, por exemplo, a composição com diferentes tipos de pedras e vasos. 

É interessante pensar que o planejamento paisagístico contempla todo o conjunto de soluções que deixam todo o conjunto mais agradável, seja a decoração de pequenos espaços com jardins internos ou em amplos quintais. 

E nisso está o contexto de escolher os tipos de plantas que melhor se adequam ao clima local, ao estilo decorativo escolhido e todos os outros pontos que deixem o jardim perfeito, incluindo os tipos de iluminação utilizados, como iluminação direta, indireta e tantas outras soluções pontualmente decorativas que fazem do jardim um lugar ainda mais incrível.

Você pode, inclusive, conferir aqui mesmo no homify alguns profissionais que podem ser encontrados facilmente aí, pertinho de sua casa. Clique, confira e peça o seu orçamento!

De qual jardim você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!