Halls cheios de espaço e criatividade

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

A primeira coisa que vem à cabeça quando se fala em corredores é: lugar de deixar chave e bolsa, lugar de passagem. Mas essas áreas não são meros espaços de passagem. Eles conectam ambientes importantes e criam uma unidade para a casa. Deixam energias e pessoas fluírem e merecem ser valorizados.

Seja um pequeno hall de entrada da casa ou um corredor que une quartos e sala, podemos sempre criar um ambiente agradável e útil. 

Corredores são a última parte em que pensamos na hora de decorar o apartamento. Muitas vezes acabam sendo esquecidos e até deixados de lado, sem nada ou, no máximo com uma lâmpada ou um quadro qualquer. No entanto, hoje em dia os corredores também têm seu lugar na casa. 

Piso, parede, iluminação, objetos de decoração, móveis: tudo o que pensamos para os outros cômodos da casa também são importantes na hora de pensar no corredor. Aqui vão nossas dicas de como aproveitar esse espaço de forma criativa e com bom gosto, criando ambientes convidativos e cheios de vida. Com todos os detalhes que sua casa merece. 

Clássico revisitado

Cores e quadros podem aumentar a profundidade e dar um ar receptivo. Aparadores e quadros são itens básicos da decoração de corredores. Para criar um ar clássico e ao mesmo tempo moderno e inspirado, uma boa pedida é adicionar cores descoladas à parede do aparador ou dos quadros, como nessa foto. O aparador de madeira escura e pesada ganha vida com a parede de um azul mais aberto e o quadro de borboletas coloridas. Os detalhes dos castiçais contribuem para criar um estilo clássico renovado com cores vibrantes.  

Corredor multiuso

Corredores e halls de entrada  por Anna & Eugeni Bach
Anna & Eugeni Bach

Pasillo – Biblioteca Reforma Consell de Cent

Anna & Eugeni Bach

Decorar é valorizar os espaços. Não apenas de pendurar chaves ou bolsas vive um corredor. Com paredes longas ou curtas, aproveitar o espaço para guardar livros, além de ser diferente, exala estilo e personalidade. Se a área permitir, vale ainda construir um banco ao longo da estante. O banco pode, inclusive, ser com baús para guardar alguma outra coisa, como lençóis ou toalhas.  

Para pessoas urbanas e descoladas

Sala de estar  por Sonntagsstaat
Sonntagsstaat

Bike Valet

Sonntagsstaat

Com design especialmente desenvolvido pela marca alemã Sonntagsstaat, essa estante de bicicleta é perfeita para corredores e é a cara de pessoas modernas e urbanas. Mostra ousadia e praticidade e dá uma cara personalizada, do tamanho do corredor.  Além do espaço para a bicicleta, cabe ainda as chaves, óculos de sol e coisinhas do dia-a-dia. Suspensa, não suja o chão e também facilita a limpeza.

Chão estiloso e funcional

Corredores e halls de entrada  por Studio Malina
Studio Malina

between big cities

Studio Malina

Outra dica que traz uma boa energia logo de cara é usar um chão com um padrão estampado. Nesse caso, o ladrilho hidráulico, com padrão descontraído na entrada já recebe os convidados com alegria e bom humor. Além disso, quanto mais detalhes a estampa tiver, menos a sujeira, riscos e imperfeições do chão aparecem. Ou seja, nada melhor para o hall de entrada do que um chão que não evidencia sujeiras da rua: o foco fica na estampa do chão.

Móveis práticos e claros

Corredor, vestíbulo e escadas  por Raum B

Materiais e texturas naturais, como a madeira, criam um ambiente caloroso e descolado. Cores claras ajudam a aumentar o espaço. Colocar um pequeno banco no corredor dá um tom casual e serve para acertar os pequenos detalhes: sentar-se para colocar o sapato ou deixar a bolsa do dia-a-dia ao voltar para casa. 

Minimalista

Para pessoas que gostam de uma casa clean e moderna, acessórios básicos, de cor branca e com o mínimo possível. Um pequeno lugar para os sapatos e um cabide. Quanto menos, mais elegância. Mais amplitude. E, claro, tudo seguindo o mesmo estilo, padrão e materiais. Abusando de cores claras, contrastes e linhas bem-definidas. O importante aqui é o próprio espaço e a arquitetura. O chão de madeira se contrasta da parede branca e une os ambientes com o mesmo conceito minimalista de design. 

Paredes estampadas

Corredores e halls de entrada  por homify

As paredes também podem ser bem aproveitadas. Pintar paredes com padronagens diferentes, usar adesivos ou texturas feitas de cimento, pedras ou outros materiais está em alta. Uma tendência que pode ser usada para todos os estilos. Nesse projeto do escritório Amis Arquitetura & Design, as texturas ganham vida. Uma estampa com cores clássicas combina bem com o chão de pedra branca e a parede oposta com madeira . Para completar, objetos com um desenho limpo. Chique e elegante!

Aumentando o espaço

Espelho é a dica básica para aumentar a sensação de tamanho. Um espelho amplo de cima abaixo na parede colabora para um estilo clean e chique. Ter um espelho no corredor ainda serve para dar aquela última olhadinha no look antes de sair de casa. Segundo o feng-shui, os espelhos têm o papel importante de equilibrar e fazer as energias circularem. Então, espelho no corredor é uma boa solução para que as energias da casa fluam da melhor maneira. Seja na entrada, seja na saída, seja conectando espaços,  inspire-se e use toda a criatividade também na hora de decorar corredores.

Qual a ideia você achou mais criativa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!