TV na sala: qual o melhor lugar

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

A pergunta que não quer calar: onde colocar a TV na sala de estar? Ainda mais hoje em dia, com as televisões cada dia maiores. Vamos ás dicas. Tem vários fatores a considerar para encontrar o melhor lugar para sua TV. Iluminação é um dos principais. Afinal, TV com reflexo não dá para assistir. Depois, pense se a TV é o ponto principal da sua sala. Ou se o mais importante é criar um ambiente agradável para receber amigos sem a distração da televisão. Respondidas essas perguntas, vamos aos detalhes. Selecionamos algumas possibilidades para te inspirar. 

Moderno e funcional

Um fundo neutro é o mais indicado para a parede onde está a televisão. Branco, de preferência. Assim, o olho concentra-se mais na programação. Menos informação, cansa menos. Esse projeto é genial, pois brincou bastante com a geometria, formas e contornos dos objetos. É quase um projeto estilo Mondrian. As linhas da TV combinam exatamente com o tamanho do compartimento para outros aparelhos eletrônicos. E a bagunça de fios, dvd etc, fica bem escondida. A parede de fundo possui um leve relevo, mas como é branca, não distrai a visão. Uma escolha muito bem equilibrada, inclusive com as cores modernas. 

Paredes escuras

Se o ambiente tem muita luz, janelas grandes, a luminosidade pode atrapalhar. Paredes escuras ajudam nessa hora. Colocar a TV dentro de algum armário, como nessa foto, também cria uma proteção contra os raios de luz. E ainda protegem para não danificar o aparelho. Cores mais fechadas são mais indicadas. Já o vermelho, por exemplo, pode ser usado, mas é muito cansativo. 

TV na divisória

MS apartment: Salas de estar clássicas por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

Uma boa opção, se você quer uma sala de estar com mais funcionalidade é colocar a TV na parede divisória. Pode ser sobre algum móvel também, que serve como divisor de ambientes. Nesse projeto lindo do Estúdio Ro+Ca, a televisão foi pendurada em uma parede texturizada. Mas como o tom da parede é neutro, não cansa a vista. Tudo bem homogêneo. E ainda emoldura bem o aparelho. 

TV giratória

Apartamento Vila Nova Conceição: Salas de estar modernas por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Esse suporte para TV é incrível. Com tubo industrial, serve ainda para dividir ambientes e dispensa racks ou outros móveis. Perfeito para pessoas super ativas, que fazem mil coisas ao mesmo tempo. E querem estar sempre ligadas. Urbanos, modernos e solteiros. Seja da cozinha, do escritório ou da sala, todos os ambientes podem usar a mesma televisão.

Na altura dos olhos

Um fator importante: a altura da televisão. Você não quer ter um torcicolo por ficar olhando muito pra cima ou para o lado, certo? A altura recomendada é a mesma altura do sofá. E, claro, em frente a ele. Se quiser seguir o clássico, acrescente ainda um rack retangular ou outro móvel com linhas bem simples e gavetas para guardar outros aparelhos eletrônicos abaixo da TV. Nessa foto, optou-se ainda por fazer uma moldura na parede. Tudo da mesma cor do móvel. Básico e cheio de requinte.   

TV quadro

Salas de estar modernas por The Lady Builder
The Lady Builder

Living Room

The Lady Builder

Se a função principal da sala não é assistir televisão, ouse na criatividade. A TV pode virar mais um objeto a decoração para equilibrar o ambiente. Nesse projeto, sobre a lareira, a função é mais visual. Até porque, é muito alto para estar aí todos os dias assistindo. 

Ousado

Fugir da regra exige muita maestria. Esse exemplo mostra que as televisões podem sim estar em uma parede em meio a outros elementos. Não é o mais indicado, pois desvia o olhar. Mas, se você não estiver o dia todo a assistir TV ou se equilibrar bem todos os elementos, funciona muito bem. Aqui é um quarto, mas poderia ser uma sala de estar combinada com a cozinha, estilo loft, onde outros elementos complementam o ambiente. ou em uma sala conectada ao escritório, onde a TV não é o ponto alto. Teste, use e abuse das dicas e aperta o play!

Qual posição da TV você gosta mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!