Janelas   por (주)바오미다

26 Exemplos De Portas Para Você Colocar Dentro Da Sua Casa

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Depois de muitas etapas vencidas na construção do seu projeto, chega o momento de escolher as portas para as divisões de cômodos. Se você tem um arquiteto dando suporte ao processo, certamente ele já determinou o estilo das portas internas e externas que serão utilizadas. Mas se não for o caso, é importante que você leve alguns fatores em consideração na hora de escolher as portas da casa.

Esses fatores são, essencialmente, o funcional e o estético. Isso quer dizer que a porta precisa encaixar no projeto para que não atrapalhe no ambiente. Um exemplo disso, especialmente se você tem espaços reduzidos, é a utilização de portas de correr. A economia de espaço que elas proporcionam vale muito à pena.

Depois, no fator estético, o estilo da porta precisa fazer sentido com o estilo do ambiente, se é mais tradicional, moderno, simples ou sofisticado. É aí que entram os diversos modelos de portas para sala, portas de quarto, cores de portas internas e todos os materiais que podem ser utilizados. Vidro, madeira, lisa, entalhada, desenhada e o que mais a sua criatividade permitir.

Então, tendo esses quesitos importantes em mente, nós selecionamos 26 tipos de portas da casa planejadas pelos profissionais arquitetos cadastrados aqui na homify. Assim você pode se inspirar, ter ideias e visualizar como é que cada modelo ficaria nos ambientes do seu projeto. Continue conosco e confira.

1. Porta de madeira clara com efeito mosaico

Janelas e portas  por Modern Doors Ltd
Modern Doors Ltd

Ravenna Oak Internal Door Prefinished

Modern Doors Ltd

O efeito mosaico é quando várias partes menores se encaixam umas nas outras, mesmo quando têm formatos diferentes. Nesse modelo de porta o efeito é parecido, mas feito de maneira discreta, apenas para que seja uma variação de uma porta simples para sair do comum. Mas tenha em conta que as linhas de divisão entre cada retângulo precisam de limpeza constante, pois acumulam mais sujeira.

2. Porta interna para cozinha

Portas interiores  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

MEDLEY 210 A – Extra breite Tür

FingerHaus GmbH

As portas brancas com vidro são uma excelente opção para utilizar no interior da residência, em especial quando as paredes também são brancas. Assim o ambiente fica parecendo mais espaçoso, pois a porta parece uma continuidade da parede, mais discreta. Nesse modelo, utilizado para a cozinha, foi exatamente esse o feito proporcionado. Outra vantagem é que a porta é dupla, então quando aberta permite uma boa circulação do ar.

3. Porta de vidro com esquadria em alumínio

É comum utilizar portas feitas totalmente de vidro temperado na entrada de prédios comerciais. Mas pelo que você pode notar, elas também estão ganhando os espaços internos de residências. Nesse caso, fica claro que a função da porta é mais estética, delimitando os espaços de cada cômodo em um estilo bem moderno. Mas ela também tem a funcionalidade de, por exemplo, impedir a passagem da fumaça da cozinha para a sala na hora do preparo de alimentos. O maior cuidado que precisa ter é com a limpeza que o vidro demanda para manter-se com bom aspecto.

4. Porta branca para sala combinando com mobiliário

Janelas e portas  por Adamson Doors
Adamson Doors

Adamson Doors

Adamson Doors

O que você acha da ideia de mandar fazer uma porta que combine com o aparador da sala? Nesse modelo você pode conferir como ficaria na sua casa. Observe que para evitar um visual carregado ao ambiente, o branco é a cor predominante. Nesse sentido também poderia ser usado o vidro ou apenas outras cores claras.

5. Porta de madeira com vidro para sala

Janelas e portas  por Modern Doors Ltd
Modern Doors Ltd

Portici Walnut Glazed Door

Modern Doors Ltd

O vidro sempre confere um ar mais sofisticado aos ambientes, mesmo quando é utilizado como um detalhe na porta de madeira. Além da estética, sua principal função é permitir a passagem da luz natural, em especial quando há muitas janelas por perto. Nesse modelo a tonalidade da madeira foi escolhida para harmonizar com as mesas do ambiente, o que promove uma sensação agradável de organização.

6. Porta madeira com vidro de correr

Janelas e portas  por Lignum Möbelmanufaktur GmbH
Lignum Möbelmanufaktur GmbH

Edle Schiebetüren aus Kirschbaumholz

Lignum Möbelmanufaktur GmbH

Como mencionado no início do nosso livro de ideias, as portas de correr são uma excelente solução espacial em ambientes pequenos, quando os móveis ocupam espaços perto das portas. Mas também são uma ideia moderna e prática para os ambientes grandes, é tudo uma questão de gosto. Nesse modelo a porta foi feita em madeira e vidro com linhas horizontais para conferir um efeito estético que harmonizasse com o estilo da arquitetura de interiores.

7. Porta francesa

Vemos agora uma porta tradicional de estilo francês em madeira e vidros retangulares, com abertura central. Em especial quando é pintada de branco ou feita em uma tonalidade de madeira bem clara, essa opção é ideal para um ambiente mais sóbrio, quando a intenção é criar uma atmosfera de tranquilidade e calmaria. Além do mais, o vidro permite uma excelente passagem de iluminação natural e quando a porta é aberta por completo, a circulação de ar também é maravilhosa.

8. Porta de vidro jateado

Os efeitos que pode-se fazer no vidro são diversos. Nesses modelos da imagem, mais do que decorar, a porta de vidro pode ser fosca para impedir que se veja com clareza o ocorre do outro lado, mas sem perder a passagem da iluminação natural. Combinam especialmente com banheiros e passagens entre a cozinha e uma área de festas, por exemplo.

9. Porta de correr em vidro fumê espelhado e impresso

Quarto  por Lamco Design LTD
Lamco Design LTD

Segmenta sliding door wardrobe – Pictured here in Bronze mirror and frosted bronze mirror.

Lamco Design LTD

Esse é outro modelo de porta de vidro com muitos detalhes, perfeito para um estilo de arquitetura mais sofisticado. Aqui foi feita uma porta de correr com lâminas bem largas, o vidro utilizado é espelhado, contribuindo com a ampliação do espaço. Ao mesmo tempo é um vidro fumê para ficar mais discreto e com faixas horizontais impressas no processo de temperagem. É uma opção resistente e elegante.

10. Porta de ardósia em estilo alternativo

Em um projeto arquitetônico com estilo alternativo, mais leve e descontraído, a criatividade corre solta. Repare no sistema dessa porta com uma folha de ardósia deslizante e caixilharia em madeira e vidro. Uma ideia muito criativa para a separação de ambientes.

11. Porta interna para cozinha em estilo vintage

Janelas e portas  por Anticuable.com
Anticuable.com

Antigua puerta recuperada

Anticuable.com

O estilo vintage pode ser uma ótima resposta quando procura criar um ambiente acolhedor em casa, especialmente na passagem para a cozinha, quando esse é um cômodo feito para o convívio social. Você pode escolher portas como essa da imagem com vitrais coloridos na madeira, recuperada de uma construção antiga, que aliás fez todo o sentido com o piso colorido em tons terrosos.

12. Porta de madeira com sistema de correr embutido

Janelas   por The Market Design & Build
The Market Design & Build

A different way to open up…

The Market Design & Build

Esta porta conta com um sistema pouco convencional, pois recolhe completamente para dentro da parede. É um estilo de porta de correr que não obriga aquela grande estrutura na parte externa. A porta fica invisível quando está totalmente aberta, também contribuindo para a limpeza visual do ambiente. 

13. Porta dupla de correr com vidro fosco

Portas de vidro  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

Frei geplantes Kundenhaus – Glastür

FingerHaus GmbH

O vidro fosco funciona perfeitamente para manter os ambientes bem iluminados, mas sem roubar a privacidade ou deixá-los pesados. Ao contrário do vidro tradicional, o vidro fosco permite regular melhor a passagem da luz solar, tudo vai depender da intensidade do efeito jateado ou impresso que escolher. É ideal para salas.

14. Portas de madeira com vidro para sala

Essa porta serve o interior de uma casa, mas ficaria igualmente bem como porta de exterior aberta para um jardim, por exemplo. É feita em um estilo mais tradicional quanto ao desenho da madeira, permite boa passagem de luz natural e também de ventilação quando aberta por completo.

15. Porta de corredor em estilo rústico

Essa construção recebeu um estilo rústico, o que inclui as portas em madeira escura com ornamentos em ferro forjado.  Harmonizam perfeitamente com o balcão e o lustre, conferindo um estilo robusto e impactante que remete à atmosfera do campo.

16. Porta em madeira de correr estilo industrial

Se o seu projeto de casa tem um estilo industrial moderno, com ambientes integrados, mas que gostaria de ter a opção de fechamento, então pode utilizar uma porta tipo celeiro. Esse modelo da imagem é de uma porta ampla e deslizante que se abre totalmente e com facilidade para quando quiser a integração entre cozinha e sala de jantar.

17. Porta madeira com vidro nas laterais

Janelas   por Sakurayama-Architect-Design
Sakurayama-Architect-Design

House with the bath of bird

Sakurayama-Architect-Design

Logo à primeira vista não é tão óbvio compreender essa porta de madeira. À distância em que a foto foi feita, pode-se perceber como a porta parece uma continuação do teto, conferindo um efeito de amplitude no corredor onde foi instalada. Ao lado da porta, ao invés de paredes fechadas, foram colocadas duas folhas de vidro que deixaram o ambiente super moderno.

18. Porta com efeito de aço escovado

Para um ambiente requintado, que conta com um belo lustre, papel de parede clássico e o boiserie, que são os filetes decorativos na parede, nada mais justo do que uma porta icônica. Embora seja brilhosa por causa do efeito da tinta utilizada, o visual não ficou carregado, pois todas as cores do ambiente harmonizam. A cor de portas é algo que sempre faz a diferenção então fica aqui uma sugestão para quem não tem medo de inovar. 

19. Porta interna para banheiro com efeito painel de madeira

Quando fechada, essa porta é quase imperceptível, pois mais parece um painel de madeira decorativo. Ao ser aberta, ela cobre parte da parede branca do lado e deixa à vista o banheiro, que pelo pouco que pode-se ver, também tem um lindo design e por isso não há mal em esquecer a porta aberta.

20. Porta de vidro para banheiro e closet

Banheiros  por Lilian H. Weinreich Architects
Lilian H. Weinreich Architects

Master Bathroom looking towards to Dressing Area

Lilian H. Weinreich Architects

Nessa suíte, a escolha de folhas de vidro para a divisória entre o quarto e o banheiro proporcionou uma integração agradável entre todos os ambientes. O que deixou o visual mais requintado, valorizando a porta de vidro, foram os acabamentos em mármore e a iluminação na bancada da pia.

Aqui vale uma ressalva para a instalação das portas em vidro totalmente transparentes, sem qualquer efeito. É preciso ter cuidado para evitar acidentes, esbarrando na porta fechada ao pensar que está aberta. Então a dica é sempre usar algum tipo de adesivo ou outro ponto de identificação sobre a posição real da folha de vidro.

21. Portas iguais

Salas de estar  por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Jogos de portas

Casa do Páteo

Para os amantes de uma arquitetura e decoração com total simetria nos detalhes, uma boa ideia é escolher um jogo de portas que combine ou que sejam feitas do mesmo material. Nesse caso as portas são feitas de madeira com vidro fosco, permitindo uma leve passagem da iluminação natural, mas bloqueando a visão para o outro lado. 

22. Portas sala de estar

Mesmo que esteja tão comum fazer a integração entre a cozinha e a sala de estar e jantar, nem sempre você quer tudo aberto, principalmente por causa dos vapores gerados durante o preparo dos alimentos. Como solução, instalar uma parede de vidro com uma porta de correr fica com um excelente resultando, mantendo toda a passagem da iluminação natural que deixa o ambiente mais agradável.

23. Portas de vidro adesivadas

Portas de vidro  por 4plus5
4plus5

Glastüren

4plus5

Mais um modelo de ambiente em que todas as portas são feitas de vidro. Nesse caso foram utilizadas diferentes técnicas para promover o efeito no vidro, como o impresso, para deixar fosco, e o adesivado, feito para adicionar os desenhos dourados. Pode usar esse modelo em espaços de relaxamento ou em portas de banheiro, por exemplo.

24. Porta interna para cozinha em vidro

Assim como no modelo anterior, aqui foi utilizada uma porta de correr com abertura dupla, deslizante, com efeito fosco e adesivada para a cozinha. Conferiu um efeito moderno e clean ao ambiente onde o branco é a cor predominante.

25. Portas para sala

Janelas e portas  por BAO

Você já viu alguns modelos de portas de correr, também com placas de vidro e em diferentes materiais, sendo a madeira um dos mais comuns. Mas esse modelo é mais uma prova de que a inovação nunca acaba, só depende da sua criatividade. Essa grande porta que abre para as duas laterais, quando está fechada cumpre o papel de uma linda parede decorativa cheia de personalidade.

26. Porta de madeira com vidro em estilo clássico

Para finalizar, o clássico retorna às opções para você escolher. Nota-se que a porta não é a única referência do estilo nessa residência, que harmoniza com o painel dourado da televisão e a poltrona em veludo dourado. Quando fechada, a porta destaca os detalhes em vidro colorido, permitindo a passagem da luz natural.

Qual dessas portas internas você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!