10 exemplos de decoração retrô chique

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A palavra retrô deriva do prefixo latino retro, que significa 'para trás' ou 'em tempos passados'. Já o estilo retrô, na verdade, é uma linguagem cultural desatualizada ou velha. Ou seja, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornou funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez. E pode ser usado em diferentes vertentes como a moda, as artes e, também, na decoração de interiores. Sendo que o o old fashioned ou velho, funciona como eterno ou clássico.

O apreço pelo ultrapassado com certeza tem transformado o mundo da decoração. Mesmo que o design esteja em constante evolução e muitas novas ideias adentram o mercado, a reinvenção dessas modalidades antigas acaba por ser um forte recurso na hora de compôr ambientes. 

Com notas de nostalgia e artigos ícones de uma época ou era, os novos tipos de composição das dependências de uma casa ganham um ar lúdico e cheio de emblemas. Recintos divertidos e originais fazem a vez nesse tipo de layout. E, como j era de se esperar, a homify registrou tudo para você e traz um especial retratando 10 exemplos incríveis de espaços elaborados e pensados com o retrô chique. Confira a nossa seleção e se inspire-se na hora de decorar o seu lar. 

1.No quarto

Marilyn Monroe foi uma atriz hollywoodiana muito expressiva mas o seu rosto consagrou-se como um dos ícones da cultura pop da arte retrô. Assim, nesse dormitório, representa bem o estilo vintage. Para outras ideias de quartos confira o banco de imagens que a homify traz especialmente para você. 

2.Colorido

Bangalô 3 irmãos - Praia de Tamandaré/PE: Corredores e halls de entrada  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Bangalô 3 irmãos – Praia de Tamandaré/PE

Celia Beatriz Arquitetura

Esse ambiente foi concebido pela equipe de decoradores Celia Beatriz Arquitetura e faz parte do projeto Bangalô 3 irmãos – Praia de Tamandaré/PE. So três residências localizadas em uma das mais belas praias de Pernambuco, com vista espetacular de um mar maravilhoso. Toda decorada estilo retrô moderno, com bastante cores, representa bem os jovens e alegres moradores dessa casa de praia. Os elementos vintages podem ser observados nas peças e artigos que compõe o visual dessa sala de estar. 

3.Duplex

Salas de jantar modernas por homify
homify

Duplex ME

homify

Esse duplex moderno engloba ícones do mobiliário das décadas de 60 e 70 trazendo uma concepção arrojada e lúdica a sala de estar conjugada com a sala de jantar. O espelho ao fundo acrescenta dimensão e amplitude. Alem disso, a iluminação com spots, abajures e lustres deixa o ambiente mais leve, mesmo com a paleta de cores escuras.

4.Eletrodomésticos

Triplex Alto de Pinheiros: Terraços  por studio scatena arquitetura
studio scatena arquitetura

Triplex Alto de Pinheiros

studio scatena arquitetura

A linha de eletrodomésticos antigos acaba por ser uma boa maneira de introduzir o estilo retrô chique nos cômodos da sua casa. Nessa área de serviço, o mini-bar e a vitrola fazem composição com a coleção de discos de vinil e os azulejos de cor azul e vermelho. 

5.Quadros

Esse estúdio composto com linhas de decoração industrial alguns elementos do retrô também agregam um charme inusitado no espaço. Decorar as paredes com quadros que remetem à historia de uma época é uma maneira criativa de trazer esses emblemas ao recinto. 

6.Objetos

Apartamento Mont Serrat 2 - Porto Alegre - RS: Salas de estar modernas por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Apartamento Mont Serrat 2 – Porto Alegre – RS

Mundstock Arquitetura

Essa sala de estar mistura e harmoniza estilos diferentes e faz vez com o retrô chique ao adicionar o abajur e a maquina fotográfica antiga aos objetos de decoração.  

7.Com arte

Além de conter objetos de decoração antigo, como o aparelho de telefone de discar, esse espaço se destaca pelo quadro artístico pendurado no espelho. A função do espelho acaba sendo de ampliar os espaços. E, a obra de arte, traz elementos lúdicos e alegres, associado aos ganchos da parede perpendicular e a mesa tipo aparador com design arrojado.

8.Hi-Tech

Transvestir os aparelhos high-tech como o home-theater com uma roupagem antiga também e uma maneira de reforçar esse estilo no ambiente. Alem dos artigos de decoração retrô, como a maquina de escrever antiga. 

9.Personalize

Traga para um dos cantinhos da sua casa um emblema que traga elementos vantagens ao ambiente. Esse bar de bebidas e cafe acrescenta um elemento de brincadeira à sala de estar da casa. O quadro em azul complementa a cor amarelo gema do aparador. 

10.Com tema

Essa casa super fashion e moderna tem a temática de uma casa inglesa (inspirada na cidade onde moram). Alguns elementos do retro chique já apresentados nesse livro de ideias se repetem nesse exemplo. Mas vale a pena rever os elementos para fixar como implantar o estilo, não é?

E, ai, qual você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!