Dicas para montar um closet em um quarto

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O espaço e o orçamento são as primeiras coisas que aparecem na cabeça quando se começa a pensar em montar um closet no quarto. Os orçamentos de marcenaria para closet podem ser um pouco salgados e os materiais utilizados também, mas em quase todos os casos tudo se compensa quando se vê o belo espaço montado. As casas e apartamentos alugados algumas vezes já contam com closets que podem ser adaptados, dependendo da intenção e do espaço disponível.

Montar um closet em um cômodo pequeno pode parecer uma tarefa trabalhosa e complicada, mas você vai ver que não impossível. A divisória que irá separar seu quarto do closet pode ser um armário ou uma estante vazada. Comece o planejamento do seu closet medindo todo o espaço que pode ser utilizado no seu cômodo. Aproveite para analisar suas roupas e entender o que você precisa em um closet. Se você não tem peças muito longas, não será necessário instalar cabideiros. Se você tem muitos sapatos, terá que separar um espaço a mais para eles.

Os closets no quarto organizam as roupas de forma que ficam mais acessíveis e oferecem uma quantidade maior de divisórias para disciplinar todos os itens que vão ficar dispostos. Se você tem pouco espaço no quarto e por isso já descartou a ideia de montar um closet, repense este plano. Levando em conta um bom planejamento e boas ideias, é possível montar um espaço pequeno para manter suas peças arrumadas.

Para provar que é possível improvisar um closet em um quarto pequenos, selecionamos algumas dicas sobre este assunto. Em muito dos casos, um pouco de criatividade é o suficiente para inovar nos espaços pequenos sem gastar tanto. Fique por dentro!

Organizando

Para separar os artigos e roupas a serem guardados no closet, é interessante fazer armários com gavetas largas para que tenha espaço para sub divisórias menores dentro da mesma. Além disso, os nichos e sapateiras têm a capacidade de conferir disciplina ao espaço, facilitando na arrumação do dia a dia. As roupas podem ficar separadas de acordo com os modelos ou cores das mesmas. Os nichos podem armazenar acessórios e peças como cachecol, luvas ou mantas. As bijuterias podem ficar dispostas dentro de alguma caixa que fique apoiada em uma das prateleiras, como na bacada deste closet projetado pela arquiteta Evelin Sayar.

O tamanho

Na hora de começar a montar o closet em um quarto pequeno, é muito importante levar em consideração o tamanho das peças a serem adicionadas no local. A profundidade de um armário sem portas deve ser por volta de 55 cm e com portas 60 cm. Para guardar as roupas, devemos considerar 75 cm de altura para suporte de calças e entre 90 e 110 cm de altura para suporte de camisas, ternos, blusas e jaquetas.  Quanto as gavetas, o ideal é que não ultrapassem 50 cm de largura para não ficarem muito pesadas. Caso o quarto seja muito pequeno e já conte com um armário, o closet dentro do armário pode ser a melhor opção. Ele pode ser composto por divisórias. As portas são substituídas por cortinas neste modelo. A vantagem é que fica tudo organizado em um lugar da casa e não invade nenhum outro cômodo.

Os materiais

Os materiais mais utilizados para montar um closet são madeira, MDF, MDP, compensado e aglomerado. Eles possuem vantagens e desvantagens entre si, que vão de preço até qualidade. Para aproveitar a área do quarto da melhor maneira, é interessante pensar em um closet que siga um formato de U. No entanto, é muito importante que se deixe reservado um espaço para os espelhos que ficarão no local, que pode até ser na porta de um dos armários. Outro material necessário são as lâmpadas frias, que serão responsáveis pela iluminação que reproduz de forma mais exata a real tonalidade das roupas. O ambiente também precisa de elementos em metal, como as araras, cabides e prateleiras. Procure deixar tudo da mesma cor, dá a sensação de amplitude no local. 

Iluminação

Para começar, antes de escolher qual é a luminária mais adequada para fazer parte da iluminação do seu closet, é preciso levar em consideração a iluminação natural, que se dá através da luz externa oferecida pelas janelas neste ambiente. A iluminação mais utilizada nos closet é aquela que gera uma luz difusa, que tem a capacidade de iluminar todo o ambiente e seu mobiliário. Para este modelo de iluminação de closet, as luminárias mais indicadas são os plafons, lustres e pendentes. A prioridade é para lâmpadas amarelas ou brancas, pois não interferem nas cores e se aproximam de uma iluminação natural.

Acessórios

O projeto de closet em quarto pequeno adequado é aquele que atende às todas suas necessidades. Antes de definir o mobiliário do ambiente é preciso saber o que exatamente o que se pretende guardar e como guardar. É importante também avaliar quantidades de peças. Muitas pessoas têm um número maior de peças com uma mesma característica como, por exemplo, camisetas ou paletós. As prateleiras e os nichos são muito práticos e fáceis de usar, podendo acomodar desde camisetas até roupas de lã, roupas de cama e de banho. Adicione acessórios em opções acessíveis, como araras ou prateleiras com varões para organizar as suas roupas, sempre tendo em mente que as peças devem ser penduradas a 1.90 cm do piso. Armazenar as roupas nos cabides tem suas vantagens, como serem mais fáceis de encontrar e estão prontas para se usar.

Caixas organizadoras

Caixas organizadoras podem guardar peças delicadas e roupa íntima e as prateleiras podem acomodar peças um pouco maiores dobradas. As caixas organizadora são uma opção muito prática de manter itens e peças separadas e bem acomodadas em closets nos quartos pequenos. Estes são elementos fundamentais na composição de um closet, que ajudam a disciplinar o ambiente e evitam que roupas, acessórios ou outros itens de vestuário fiquem aglomerados de forma desorganizada atraindo poeira. Disponíveis em várias cores e estilos, elas dão um charme extra à decoração deste cômodo. Apesar de facilitar na hora de organizar o espaço, as caixas organizadoras para closet devem ser bem arrumadas. Caso se interesse por mais dicas e ideias sobre closets, confira Ideais de closets funcionais e estilosos.

Você montaria um closet no seu quarto pequeno?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!