8 ambientes decorados com madeira à palhinha

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

O estilo de trama conhecida como madeira à palhinha ou ’palha de Viena’ – por ter se popularizado na capital austríaca - ficou muito popular no Brasil e foi um tipo recorrente de mobiliário dos séculos 18 e 19.  Atualmente, ganha ares de modernidade em releituras pra lá de criativas. A transparência e leveza dessa tela é adequada ao clima dos trópicos e ideal para dar um toque de requinte vintage à sua casa.

A matéria-prima já foi item de inspiração para Oscar Niemeyer, que desenhou a cadeira Chaise Rio com sua filha, usando o material como acabamento. Além do mais, esse modelo de tela serve para confeccionar diversos tipos de mobília. Entretanto, fica ideal na sala de jantar. Moveis de design simples e funcionais ganham um ar contemporâneo com o uso desse material em sua confecção. 

Ainda é possível reformar uma cadeira ou poltrona antiga, de madeira maciça, que seja feita desse tipo de tecelagem. De qualquer abordagem que escolher, confira os oito ambientes decorados com madeira à palhinha que separamos especialmente com você. Essa ideias irão fazer toda a diferença na hora de optar pelo melhor tipo de móveis para a decoração do seu lar. 

1. Mesa de jantar

Esse material bonito e com ar delicado, normalmente ganha vez para decorar o encosto e assento de cadeiras. Essa estonteante mesa para 10 lugares é um exemplo clássico revisitado. O estilo tradicional com nova roupagem deixou a sala de estar integrada com a sala de jantar super moderna. O restante da mobília aliado ao lustre faz desse ambiente contemporâneo um luxo. Entretanto, o ponto alto fica por conta das portas de correr que conjugam com um quintal externo cheio de natureza verde.

Cadeiras combinadas

Essa mesa com 8 cadeiras, na verdade, faz uso da madeira à palhinha em somente 4 exemplares, combinando com 4 cadeiras de um conjunto estofado. Além do mais, a tonalidade da madeira pintada em dourado eleva a peça para um patamar mais sofisticado. O conceito do cômodo foi trabalhado numa paleta de cores neutra, dos tons acamurçados, seguindo uma linguagem única, mas quente. Pontuando o espaço, entra o dourado, trazendo brilho e requinte. 

Em branco

Apartamento Bela Vista 02: Salas de estar modernas por Francisco Humberto Franck
Francisco Humberto Franck

Apartamento Bela Vista 02

Francisco Humberto Franck

Esse ambiente super moderno e requintado foi elaborado pela equipe de Francisco Humberto Franck e realça madeira à palhinha pintada em branco. A tendência de misturar estilos de cadeiras na mesa de jantar se repete nesse look. O amplo espaço aberto e conjugado tem móveis bem distribuídos valorizando a concepção de iluminação da sala de estar e jantar. 

Peça exclusiva

Residência Vieira Souto: Salas de estar modernas por Bezamat Arquitetura
Bezamat Arquitetura

Residência Vieira Souto

Bezamat Arquitetura

Essa namoradeira de madeira escura e assento com madeira à palhinha fica super exclusiva e chique nesse canto da sala de estar, perto da obra de arte e da vista maravilhosa do mar. Minimalista. Mas precisa mais que isso?

Aconchegante

Apartamento Cidade Jardim : Cozinhas modernas por Triplex Arquitetura
Triplex Arquitetura

Apartamento Cidade Jardim

Triplex Arquitetura

Em pequenos ambientes, a mistura do clássico com o moderno da um tom hipster nessa cozinha compacta e otimizada. A mesa com quatro cadeiras com encosto e assento com madeira à palhinha dão o requinte na medida certa. Para outros modelos de cozinhas contemporâneas e sofisticadas, confira o banco de imagens que a homify separou especialmente para você. 

No escritório

Novamente a unicidade acaba por ser a palavra-chave desse décor. A cadeira com design exclusivo deixa desse espaço que mistura o rústico com o moderno um ambiente charmoso para a hora do trabalho. Confortável, iluminado e personalizado: um verdadeiro home office

Mistura de materiais

A mesa de laca com as cadeiras com encosto de madeira à palhinha aliado ao assento estofado trazem o estilo tradicional para a linha moderna novamente. Essa sala de jantar com elementos misturados ganha o toque final com a parede texturizada e o vaso de flores no canto do móvel aparador antigo. 

Detalhes

O banco ou cadeira namoradeira de um lugar tem como principal caracterstica os braços tipo encosto com madeira à palhinha. Graciosa, faz de espaços no hall de entrada, sala de espera de escritórios ou mesmo um canto da sala de casa, ter individualidade e estilo. Uma dica é colocar um móvel desse tipo perto do telefone residencial, para quem ainda tem um em casa. Ideal para anotar recados ou sentar-se ao fazer ou receber chamadas. 

Qual ambiente você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!