SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

11 cômodos que ressaltam o charme do botonê

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

O botonê é uma técnica de estofaria simples no qual botões afixados no tecido ou couro de acabamento da peça são pressionados para causar textura no resultado final. Usado desde o século XIX, o desenho dos botões pode recobrir todo o móvel ou pequenos pontos do artigo. Na atualidade, esse estilo que se popularizou no revestimento de mobília nas décadas de 1950 e 1960 ganha uma versão contemporânea e ressurge como ícone da decoração de interiores.  

Há também outros tipos de tecelagem que causam densidade na mobília com diferenças no tipo de desfecho no monograma. No caso, o capitonê deixa o tecido ou outros materiais com formas geométricas através de quadrados retilíneos confeccionados. Já o matelassê, os motivos em alto-relevo são causados pela costura do revestimento em uma espuma (responsável pelo desenho 3D).

Assim, não confunda-se com os tipos de confecções disponíveis no mercado. Esse look tradicional dos móveis confere um ar clássico, charmoso e elegante aos ambientes. Seja em sofás, cadeiras, cabeceiras, divãs e pufes, essa técnica transforma o visual do décor da sua casa. Então, acompanhe a seleção com 11 cômodos que dispõe de acessórios com acabamento em botonê que a homify separou especialmente para você e se inspire na hora de repaginar o seu lar.

1. No quarto

Um móvel na beira da cama faz toda a diferença na composição do seu quarto. Você pode usá-lo como compartimento para guardar pertences e ainda por cima serve como banco na hora de calçar os sapatos, por exemplo. 

2. Na cabeceira

Ainda no quarto, essa técnica fica um deslumbre na cabeceira da cama. Elegante e sofisticada, se realça ainda mais com almofadas e travesseiros. O tom cinza dessa cama acrescenta ainda mais beleza à peça. Repare que a colcha que cobre a cama é confeccionada com matelassê.

3. Na sala

Apartamento Cidade Jardim : Salas de estar  por Triplex Arquitetura
Triplex Arquitetura

Apartamento Cidade Jardim

Triplex Arquitetura

Esse exemplar de sofá branco deixa a sala de estar super bonita, alem de ser a estrela do cômodo. Esse ambiente foi concebido pela equipe da Triplex Arquitetura e traz uma abordagem moderna ao espaço. 

4. No quarto infantil

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca: Quarto infantil  por Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica
Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca

Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

Um sofá lúdico e colorido é tudo o que a criançada precisa para poder assistir TV confortavelmente. Seja para um filme com sessão pipoca ou para conferir os desenhos pela manha, esse móvel amarelo e branco com finalização em botonê é um arraso. 

5. No bercário

Todo quarto de bebê indiscutivelmente precisa de uma cadeira confortável para amamentação ou para a mamãe ninar o nenê na hora da soneca. Esse modelo com botonê no encosto fica um charme com o restante do décor.  

6. Poltrona

A poltrona toda trabalhada no botonê com um tecido suave e cor marcante deixa a sala de estar super refinada. Confira outros ambientes para a sala de estar no banco de imagens que a homify disponibiliza especialmente para você. 

7. Pufe

O pufe amarelo gema super marcado com os botões traz o elemento de descontração para essa sala de estar, contrastando com o sofá cinza monocromtico e sem textura. 

8. No closet

Dormitório Masculino | Petrópolis: Quartos  por Monte Arquitetura
Monte Arquitetura

Dormitório Masculino | Petrópolis

Monte Arquitetura

Uma poltrona, namoradeira ou conjunto de sofá são móveis muito funcionais para instalar no closet. Ideal para quem deseja de auxilio na hora de se vestir. Essa poltrona com o azul forte combina bem com o estilo surfista do morador desse apê. 

9. Para a área externa

Sala estar/jantar dos anjos: Terraços  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Sala estar/jantar dos anjos

Celia Beatriz Arquitetura

A mobília do quintal, jardim ou varanda ganha um charme todo especial quando concebida por tramas e uma tapeçaria que remete ao campestre ou rústico de maneira contemporânea. Assim, os botões na almofada das cadeiras combinam com o restante dos móveis desse espaço. 

10. Couro

Sala estar/jantar dos anjos: Salas de estar  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Sala estar/jantar dos anjos

Celia Beatriz Arquitetura

A técnica fica super chique e bem demarcada no couro. Assim, os móveis revestidos com esse monograma acabam por deixar o cômodo bem valorizado e cheio de atitude. É o caso dessa dupla de poltronas nessa sala de estar moderna e classuda. 

11. Na cozinha

Os banquinhos que complementam a bancada da cozinha ficam uma tetéia com o botonê. Repare que o tipo de tecido faz toda a diferença do resultado final desse tipo de acabamento. O vermelho vivo contrasta de forma alegre e elegante com os eletrodomésticos em inox dessa cozinha super moderna. 

Qual móvel com essa textura é mais bonito?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!