Closets maravilhosos para guardar tudo!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Os closets são os ambientes preferidos daqueles que adoram ter em casa tudo muito organizado, ou que priorizam uma estética clean, tranquila, onde as áreas de grande armazenamento de objetos e roupas são ocultadas das vistas para não poluir a decoração dos demais ambientes.

Apesar desta característica, os closets podem também ser ambientes da casa muito preciosos, onde a dinâmica dos móveis e a escolha dos acabamentos pode trazer modernidade e criatividade à vida cotidiana. É para estes ambientes que trazemos todos aqueles itens de vestuário que compramos com toda a empolgação, blusas, saias, camisas, gravatas, jaquetas, casacos, sapatos… São muitas coisas! E ainda por cima, sempre que queremos estar mais aliados com as últimas tendências, ou mesmo quando começamos uma nova fase de vida, renovar os itens e adquirir novos é uma tarefa super presente e necessária. 

Mas a partir disso vem uma grande dúvida: como lidar com a organização de todas essas coisas? O que fazer com este interminável fluxo de coisas e qual a forma mais prática de dispô-las em casa?

A resposta é um verdadeiro curativo. Basta investir no closet! Este espaço separado da casa com este único objetivo pode ser a solução perfeita para seus problemas, onde pode-se adicionar prateleiras, gavetas, compartimentos e araras. E mesmo quando temos um pequeno apartamento e não possuímos uma ambiente com essa única finalidade, ficar atento à um bom mobiliário, com armários modulares com alta oferta de compartimentos, pode ser a solução ideal. E como há de diferentes tipos e gostos, que tal conhecer algumas opções?!

Tipos de armários modulares para closets

Armários modulares são, na verdade, uma espécie de estrutura que permite adição de elementos de fixação, prateleiras, gavetas, nichos, araras, etc. Todas as peças (módulos) são projetados sob medida ou de forma que flexibilizem o uso ao longo do tempo, podendo receber adições. Feitos nos mais diversos materiais, os armários modulares podem ser construídos em metal, plástico, madeira, compensado, entre outros. 

Existem quatro tipos principais de armários modulares, que levantaremos hoje e que são o caminho perfeito para alcançarmos o closet dos sonhos.

1. Armários clássicos

Closets ecléticos por LOFTING

Na aparência, os armários modulares clássicos se assemelham a um guarda-roupa convencional sem portas. Eles são equipados com muitas prateleiras, gavetas, hastes, etc. Neste caso, temos geralmente uma estrutura linear, posicionada ao longo de uma parede, ou até mesmo em forma de T ou U, abrigando todo o closet. Este modelo geralmente é equipado com seções e módulos mais estreitos, trazendo inúmeras vantagens. 

Em primeiro lugar, os painéis geralmente são feitos em MDF ou aglomerados de madeira. Os designers de móveis procuram ser bastante criativos quando projetam este estilo, arranjando diferentes maneiras de dispor e organizar as peças. Em segundo lugar, são geralmente bastante resistentes pois contam com uma série de reforços em sua estrutura. Em terceiro lugar, por serem mais comuns, são encontradas opções que partem de preços mais acessíveis. Por esta razão, os armários clássicos são os mais comuns. A única desvantagem é que, uma vez construídos, qualquer alteração posterior pode se diferenciar bastante do móvel como um todo.

2. Armários de canto sem portas

Closets clássicos por Рязанова Галина
Рязанова Галина

Гардеробная 2 этаж Вид 1

Рязанова Галина

Se o cômodo onde se decidiu implantar o closet é pequeno ou de forma irregular, a escolha de um armário de canto sob medida pode ser a melhor! Neste caso, a incrível marcenaria apostou também em prateleiras e módulos. Uma solução leve, compacta e versátil. Este tipo de armário pode ser posicionado e projetado da forma como você gosta, pensando-se no tipo de necessidade, nas características principais de suas roupas, para estipular o tamanho e tipo de nichos. Como se trata de um armário aberto e sem portas, é uma excelente opção para promover ventilação constante. Assim tudo fica visível, com o espaço bem aproveitado, onde cada coisa tem seu lugar prático. Com vários acessórios, um custo acessível e fácil de instalar e encontrar. A melhor escolha pra esse tipo de espaço, sem dúvida!

3. Armários verticalizados embutidos

Para apartamentos em estilo moderno ou de alta tecnologia, armários modulares verticalizados configuram uma solução perfeita! Sua característica distintiva é que eles são estruturados entre pilares, que vão do teto ao chão, de forma embutida até mesmo na alvenaria e estrutura do quarto. As vezes, podem também ser encontrados entre falsas colunas ou pilares de gesso ou paredes de drywall. Neste caso, para se apropriar da estética, contamos com gavetas, prateleiras e hastes que acompanham o desenho verticalizado dos pilares. E chegamos num desenho em módulos que são ideais, delicados, charmosos e possuem a cara das necessidades do proprietário.

Estas prateleiras são normalmente realizadas em madeira ou MDF. Visualmente também temos uma harmonia muito bonita quando combinamos madeira e metal, trazendo segurança, versatilidade e conforto. Estes guarda-roupas ou armários modulares são muito fáceis de instalar e precisamente necessitam um projeto prévio. Encaixam-se em qualquer paleta de cores e podem ficar ainda mais perfeitos com a adição de espelhos e detalhes coloridos.

Projeto: HO Arquitectura de Interiores

4. Armários horizontais espaçosos

Chegamos em mais uma ideia que cresce a cada dia. Armários que nos lembram a marcenaria de uma loja, com grandes araras de roupas, muito espaço e uma ótima iluminação. Percebemos que, ao contrário do armário anterior, que era principalmente vertical, neste caso temos todas as principais linhas horizontais e paralelas ao chão, onde quase não há divisórias. O look é na verdade bastante clean, elegante e se encaixa muito bem em interiores modernos.

Além do branco, esta ideia funciona muito bem com cores variadas, e inclusive as barras podem receber  materiais interessantes como acrílico colorido, metais, madeira, etc. Neste caso também, vale a pena observar que não encontramos gavetas, deixando a área de sapatos livre e arejada. Para quem gosta de versatilidade, é a peça ideal! Que tal apostar nesta ideia simples, contagiante e super leve?!

As vantagens da utilização de guarda-roupa modular

Closets modernos por Meissl Architects ZT GmbH
Meissl Architects ZT GmbH

Renovierung einer Villa am Stadtrand von Salzburg zu einem luxuriösen Wohn-Loft (Foto: Florian Stürzenbaum)

Meissl Architects ZT GmbH

Depois de analisar todos os itens acima, chegamos à conclusão de que os armários e guarda-roupas volumosos e desconfortáveis precisam imediatamente ser substituídos por armários modulares bem distribuídos, espaçosos e fáceis de usar. 

Se temos disponível um closet em nossa casa, a ideia é a de ocuparmos completamente este espaço, aproveitando as superfícies com inúmeros nichos, prateleiras, araras e gavetas para organizarmos o máximo possível nossos itens pessoais. Como vimos, não é necessário pesar o visual, pois armários bem projetados podem ser muito leves e extremamente funcionais.

Não podemos nos esquecer de que esta funcionalidade está diretamente relacionada com as nossas necessidades individuais, então quanto mais o armário ou guarda-roupa for exclusivamente personalizado, melhor! E também aprendemos que ter os sapatos, roupas e acessórios à vista é uma solução totalmente prática para o dia-a-dia. Dispô-los em boas prateleiras pode poupar a necessidade de acrescentar caixas ou outros recipientes, o que deixa o visual ainda mais clean.

Um closet perfeito!

Descobrimos hoje que os armários modulares são a solução perfeita para os closets mais maravilhosos. Pense, decida com calma e escolha aquele que tem mais a ver com você, sua personalidade, humor, estilo e rotina diária ao vestir-se. E então os preciosos momentos da minha vida serão gastos com as outras tantas coisas mais deliciosas do que perdendo tempo na procura incessante por roupas e objetos que só atrasam nossos compromissos. Procure os profissionais da área e transforme este sonho e realidade!

O que você achou desses armários e closets maravilhosos? Conte pra gente sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!