Como adicionar paredes escuras em casa?!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

As cores mais comuns de serem usadas nas paredes das casas em países tropicais, como o Brasil, são os leves tons de cores claras e branco. No entanto, adicionar uma cor escura em uma das paredes pode ser uma estratégia para alcançar uma decoração que confere elegância e um clima único de conforto. As paredes escuras podem funcionar muito bem no quarto ou na sala. Estes artifícios são capazes de oferecer uma dose extra de ousadia e personalidade que a sua casa pode estar precisando. 

Um dos pontos positivos ao introduzir matizes escuros a um cômodo é a sensação de um ambiente íntimo e agradável que eles podem proporcionar. Um tom de azul profundo ou um cinza queimado quando cobre as paredes e completa os elementos de um mobiliário escuro pode ser o toque de charme que fará toda a diferença em uma residência. 

Reserve um dia do seu final de semana para a preparação. É super importante se dedicar à esta tarefa e jamais começá-la, se estiver com tempo contado. As paredes escuras pintadas às pressas são fáceis de serem notadas. Para obter um resultado de sucesso e qualidade, é mais do que necessário se certificar de todos os detalhes que envolvem a pintura de uma parede. Bem como, todos os materiais e instrumentos necessários para executar esta tarefa.

Alguns passos podem ser seguidos para ter uma parede escura de dar gosto. Isso pode tornar o processo todo mais organizado e mais fácil de ser desenvolvido. Selecionamos algumas dicas e informações sobre este assunto para te encorajar a fazer mudanças. Inspire-se!

Cômodos

Em qualquer cômodo ou qualquer modelo de ambiente, o uso das cores tem a capacidade de definir as relações das pessoas com o espaço em que elas habitam. Cada uma das cores carrega em si um significado, que pode ser empregado através de todos os elementos da decoração de um local. De acordo com a maneira que se pintar uma parede ou todas as paredes de um cômodo, o espaço pode ganhar um estilo moderno, clássico ou industrial. Para variar e dar uma repaginada nos quartos, muitos têm aderido aos modelos de decoração onde uma das paredes é pintada em um matiz escuro ou mais fechado. Essa mesma tática pode funcionar muito bem nas salas de estar arejadas, salas de TV amplas e nas salas de jantar integradas. Elas podem atuar melhor em um local onde o espaço não é tão reduzido. Quanto aos estilos de quartos adequados para esta ideia, as paredes escuras caem bem tanto para os quartos de casais quanto para os quartos dos solteiros.

Efeitos

Uma paleta que gira em torno de cores escuras e preto pode ser responsável por transmitir um toque de classe, estilo e personalidade. Uma parede pintada de preto ou cinza pode fazer muito por uma sala de estar ou por um escritório. Uma cor escura traz ao ambiente um aspecto cosmopolita, especialmente em conjunto com cores vivas ou claras nos elementos ao redor. Utilize recursos de decorações chamativas que envolvam quadros, estatuetas e móveis criativos. É muito interessante ter um ambiente onde se possa encontrar contraste de tons e intensidades. Quando há excesso de cores escuras o efeito pode ser um pouco carregado, deixando o ambiente com uma aparência menor. No entanto, acrescentar alguns acessórios de cores fortes e impactantes em seu interior vai equilibrar o peso do local. Neste quarto projetado pelo escritório Ateliê 7 Arquitetura e Design, encontramos uma parede em cinza escuro que é neutralizada pelos elementos em branco, como a porta, o quadro e o detalhe da mesa.

Preparando

Para começar a pintura, prepare o equipamento a ser utilizado. Vale se certificar de que as lonas estejam cobrindo todo o piso e os móveis do cômodo a ser pintado. Comece derramando uma pequena quantidade de tinta na bandeja e use roupas que você não queira mais, caso se sujem de tinta. Pinte uma primeira camada da parede. Mergulhe e gire a espuma do rolo, cobrindo o mesmo por completo. Comece pintando a parede com um movimento em zigue-zague pelo topo e continue até embaixo. Pinte em quadrantes para que você não se canse demais executando a tarefa. Quando terminar a parede inteira, deixe a tinta secar durante a noite. Remova as espumas do rolo imediatamente e deixe secando. Se achar que a cor não ficou escura o suficiente ou que precisa de mais uma demão, repita todo o processo.

Instrumentos necessários

Pintar uma parede pede planejamento, mas quando feito da maneira correta, traz ao ambiente uma nova aparência. Para pintar uma parede de maneira correta e obter o aspecto ideal, deve-se atentar a preparação antes de começar a pintar a parede desejada. Com um pouco de planejamento e disciplina, pintar suas paredes pode ser um processo simples e prático. Os instrumentos a serem utilizados são: luvas de borracha, tinta (adequada à superfície e ao ambiente), lixas, panos de limpeza, massa para cobrir eventuais falhas e imperfeições da parede, espátula de aço para passar a massa, rolo de pintura, bandeja para despejar a tinta e lona plástica ou qualquer cobertura para proteger os móveis e o seu piso. 

Técnicas corretas

Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Sala de estar  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa de Campo Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Antes de começar, lixar pode ser muito importante porque cria pequenos poros onde a tinta penetrará, permitindo uma camada mais homogênea na parede. Quanto ao modelo de lixa, escolha uma que seja grossa. Use uma máscara para se proteger do pó que sairá da parede. Mova o lixador de um lado para outro, começando de cima e descendo. Uma parede limpa será muito mais fácil de ser pintada, além de oferecer um resultado final melhor. Com água morna e um pouco de detergente, lave as paredes levemente usando uma esponja. Pinte a parede com o rolo fazendo um movimento de W ou M. Depois de colocar a tinta no rolo, use movimentos contínuos para cobrir a parede com tinta escura. Continue com estes movimentos até que a parede esteja toda coberta com a tinta. Passe uma segunda camada de tinta, se necessário. Repita o processo original utilizado para aplicar a tinta, para melhores resultados.

Composição

Poltronas Swan: Sala de estar  por Lo. interiores
Lo. interiores

Poltronas Swan

Lo. interiores

Ambientes escuros ou monocromáticos pedem toques de cores fortes e claras. Uma pitada de contraste com matizes brilhantes ou opostos certamente vai deixar sua decoração mais interessante e possivelmente vai trazer mais atenção para a parede escura. Poltronas com estampas chamativas e móveis em laca em cores marcantes e sólidas podem trazer um clima charmoso e uma estética moderna para o ambiente que você está decorando. Caso queira mais dicas sobre a decoração com elementos em cores escuras, confira Decoração em preto.

Você adicionaria uma parede escura na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!