Como Decorar A Casa Com A Memória, Os Sentidos e Os Afetos | homify

Como Decorar A Casa Com A Memória, Os Sentidos e Os Afetos

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Antic Shabby Chic Wooden Multi Photo Frame in Pastel Colours - Distressed Look Vintagist.com Parede e pavimentoPinturas e molduras
Loading admin actions …

decoração de uma casa não é apenas um processo técnico e artístico para harmonizar cores, materiais, texturas, objetos e móveis. Ela envolve também processos muito subjetivos e individuais que influenciam escolhas e determinam atmosferas.

Um desses processos é o dos sentidos. Olfato, visão, tato e audição (raramente paladar) são mobilizados por tudo que envolve a decoração de uma casa. Assim, plantas, flores e perfumes despertam nosso olfato e nosso tato, tecidos de cortinas, estofados e roupas de cama despertam nosso tato, instrumentos musicais ou equipamentos modernos despertam nossa audição, cores e outros detalhes despertam nossa visão.

Também a memória encontra abrigo em nossos planos de embelezar e significar a casa. Fotografias de antepassados, familiares próximos e amigos têm o dom de introduzir a nossa história no espaço em que vivemos. Do mesmo modo, citações e frases motivacionais podem ser emolduradas para nos lembrar do que acreditamos ou queremos acreditar.

E, não menos importante, os nossos afetos se fazem presentes na decisão sobre as coisas da casa. Não apenas nossos pais, avós, filhos, netos, amigos, mas também nossos pequenos amigos peludos, que dependem de nós para tudo e merecem ser incorporados à dinâmica da casa, com suas próprias necessidades.

Assim, na hora de decorar, os sentidos, a memória e os afetos também devem ser considerados. Com certeza, a casa vai ser um lugar muito melhor onde se viver!

1. Olfato e tato: flores e plantas naturais

Flores e plantas naturais são excelentes para estimular o olfato e o tato. O primeiro sentido, obviamente, se mobiliza com o cheiro das plantas, sejam elas flores perfumadas no quarto, ervas aromáticas na cozinha ou aquele belo bonsai de árvore frutífera em um lugar de honra na sua sala de estar. O segundo sentido vem a reboque porque não resistimos a tocar nas folhas delicadas e nas pétalas encantadoras. Assim, tenha flores e plantas e respire a vida!

2. Olfato e tato: perfumes e maquiagens

Elegant make up corner in master bedroom Matteo Bianchi Studio Quartos ecléticos
Matteo Bianchi Studio

Elegant make up corner in master bedroom

Matteo Bianchi Studio

Outro cantinho para os sentidos é uma bancada que reúna perfumes e maquiagens. Os perfumes são imbatíveis em estimular os sentidos e, principalmente, a memória. Quem não volta no tempo quando sente a fragrância do perfume que usava aos 15 anos, mesmo se agora prefira perfumes mais doces, mais cítricos ou mais amadeirados? Ou não se emociona com a fragrância tão familiar do perfume que usava durante o namoro com o amor da sua vida? Além disso, é todo um ritual que envolve tocar a pele em pontos estratégicos, atrás das orelhas, nos pulsos, na nuca… O mesmo ritual tátil acontece com a maquiagem, que – ela também – guarda perfumes estimulantes. Só não deixe seus perfumes e maquiagens sob o sol ou no banheiro, onde o calor pode interferir nas propriedades dos produtos. 

3. Audição: instrumentos e playlists

A Traditional English Home Rosangela Photography Salas de estar clássicas
Rosangela Photography

A Traditional English Home

Rosangela Photography

Na sua casa não pode falta um lugar onde a música reine. Ela faz bem à alma e ao estado de espírito e deveria ser recomendada diariamente em doses generosas. Se você tem um piano em casa e ainda por cima o toca, sinta-se privilegiado. Se toca outros instrumentos, qualquer que seja, faça espaço para eles na sala de estar, no quarto ou em qualquer lugar onde eles sejam bem-vindos. Mas não se preocupe se você não tiver essa veia musical: o bem-estar e a alegria podem vir até mesmo das playlists do seu celular ou computador. Ouça música e se alimente (e aos outros) de beleza e encantamento!

4. Visão: almofadas e objetos coloridos

Existem inúmeras maneiras de estimular a sua visão na decoração da sua casa. Mas uma das mais efetivas é utilizar cores, tendo sempre o cuidado de não exagerar na dose. Por exemplo, se você prefere ser mais discreto, cubra os sofás lisos e/ou escuros com almofadas coloridas, seja em versões lisas ou estampadas. Se gosta mais de arriscar, tenha um sofá colorido ou estampado, o qual, no entanto, deve ser acompanhado por outro sofá ou poltronas lisas e em tons neutros. Quanto aos tapetes, prefira ter um liso quando o sofá for colorido ou estampado. Também quadrinhos e objetos decorativos coloridos podem ser incorporados, desde que sejam poucos. 

5. Visão e tato: flores e cores no quarto

quarto também pode ganhar mais vida com cores mais alegres, especialmente se combinadas com muito branco para diluir o impacto. Assim, a roupa de cama e até o revestimento em tecido das paredes podem trazer flores ou listras, que tornam o ambiente mais romântico ou aconchegante. Também dê atenção aos tecidos: a roupa de cama pode ser feita em tecidos macios e agradáveis ao tato, enquanto o revestimento em tecido das paredes pode ser até mesmo chita, que fica sensacional em um espaço tropical ou colonial. 

6. Tato: Mantas e tecidos decorativos

VINTAGE soft linen bedding and accessories LOVELY HOME IDEA QuartoTêxteis
LOVELY HOME IDEA

VINTAGE soft linen bedding and accessories

LOVELY HOME IDEA

Falando em tato, este sentido pode ser bastante estimulado com o emprego de variados tecidos nas almofadas e nos estofados dos móveis. Pode-se dispor uma manta leve em linho no encosto do sofá ou, ainda, escolher tecidos encorpados e aveludados para algumas cortinas. A própria roupa de cama pode ser em linho, seda, cetim ou qualquer outro tecido que propicie prazer ao toque na hora de dormir ou descansar. Pesquise, procure saber os prós e os contras de cada tecido, quais os melhores usos para eles e se organize para remodelar a sua casa a partir do tato. 

7. Memória: citações e frases motivacionais

Inspirational Life is... art print Always Sparkle ArteImagens e pinturas
Always Sparkle

Inspirational Life is… art print

Always Sparkle

Um elemento bastante controverso hoje em dia são as citações e frases motivacionais na decoração. Mas, embora as frases motivacionais sejam até ridicularizadas como subproduto da literatura de auto-ajuda, a verdade que esse tipo de lembrete ou guia existe há milênios. Você pode usar uma frase de auto-ajuda, uma citação de Freud, um dito popular, uma frase de um filósofo grego, um trecho do seu romance favorito ou um versículo da Bíblia, o que importa é o que isso diz e significa para você. Com certeza, a sua memória é ativada a cada vez que a lê, fazendo-o se lembrar daquilo que deseja realizar, conquistar ou afirmar para si. Portanto, esqueça as chacotas e coloque sua frase preferida na mesinha de cabeceira, atrás da porta da cozinha ou no banheiro, onde vai vê-la toda vez que sair do banho. E continue otimista!

8. Memória: fotografias dos antepassados

Antic Shabby Chic Wooden Multi Photo Frame in Pastel Colours - Distressed Look Vintagist.com Parede e pavimentoPinturas e molduras
Vintagist.com

Antic Shabby Chic Wooden Multi Photo Frame in Pastel Colours – Distressed Look

Vintagist.com

Uma excelente maneira de se reconectar com quem é você é ter um espaço na sua casa para relembrar seus antepassados. É claro que pessoas que gostam de genealogia vão se divertir muito mais com esta tarefa, mas os demais podem descobrir que esse contato com o passado faz muito bem para quem quer viver o presente e planejar o futuro. Nesse lugar, que pode ser no vão de um escada, no hall de entrada ou em um canto de parede na sala de estar ou no escritório, reúna sua lembranças de infância e também os registros dos seus antepassados. Eles podem ser fotografias, mas também documentos e pequenos objetos. Você vai ver que será sempre reconfortante olhar para aquelas carinhas e pensar que a sua existência é muito mais antiga do que imaginava. Se não gostar de porta-retratos e molduras retrô como a da imagem acima, basta fazer uma bela seleção de molduras modernas e discretas.

9. Memória: fotografia da família e dos amigos

Retro Farm Personalised Photo-frame Anne Taylor Designs Quarto de criançasAcessórios e Decoração
Anne Taylor Designs

Retro Farm Personalised Photo-frame

Anne Taylor Designs

Já as fotografias da família e dos amigos podem estar em um local de destaque na sua sala de estar. Escolha porta-retratos e molduras que façam uma composição harmônica entre si para que o conjunto seja equilibrado. Também é possível ter porta-retratos nos quartos do casal e dos filhos, mas, como na sala de estar, não exagere na quantidade. Procure fazer uma seleção bem rigorosa das fotos em exposição. Nos quartos, só tenha uma bem especial. Mas evite pendurar fotografias nas paredes da sala, a não ser que sejam imagens mais artísticas, de preferência em preto e branco. 

10. Memória e tato: bichinhos de pelúcia

Quarto de bebê - Vila Mariana Estúdio Plano Quarto infantil moderno
Estúdio Plano

Quarto de bebê – Vila Mariana

Estúdio Plano

Quem nunca teve bichinhos de pelúcia? Algumas pessoas até guardam os seus durante anos, sem saber o que fazer com eles. A memória emocional é uma coisa difícil de refrear e, por isso, essas pessoas continuam a carregar seus bichinhos de pelúcia com elas. Se você é uma delas e tem filhos pequenos, tirou a sorte grande: basta lavá-los e acrescentá-los ao acervo de brinquedos dos seus filhos, que certamente vão gostar de conhecer bichinhos diferentes de outras épocas, além de curtirem a textura dos tecidos com que são feitos. Se tiver uma brinquedoteca em casa, melhor ainda. Se não for esse o seu caso, resta-lhe separar um ou dois bichinhos para ter no quarto – de preferência, guardados no armário – e doar os demais a crianças carentes. Sua alegria e a delas será enorme!

11. Memória, tato e visão: bonecas da infância

Bonecas são outra coleção típica da infância que muitas pessoas carregam ao longo dos anos. Se forem bonecas comuns de plástico, industrializadas, o mais correto seria doá-las. Mas se as bonecas forem diferentes, por exemplo do tipo étnico, com roupas típicas e outros detalhes, desde que em boas condições, podem vir a decorar uma sala ou quarto. Mas nunca mais de uma ou duas, para não monopolizar a atenção nem descaracterizar a decoração do ambiente. Algumas bonecas muito especiais, no entanto, podem dar um toque diferente à decoração, estimulando a visão e o tato.

12. Afetos: a cama do cãozinho

Por fim, algo que nunca pode ser esquecido em uma casa são os afetos, especialmente os afetos entre humanos e animais. O seu bichinho tem que ter seu espaço na casa e esse espaço tem que ser pensado na decoração. No caso de um cãozinho, o lugar mais especial para ele é sua caminha. Portanto, identifique o local em que ele mais gosta de dormir e providencie uma cama confortável e espaçosa, de preferência em harmonia com o espaço, seja pela cor ou pelo material. Parece frescura, mas dessa maneira a cama não vai parecer um alienígena no meio da sala, o que pode incomodar bastante. E não tenha camas em cada ambiente da casa, pois, além de desnecessário, é um exagero que atrapalha a circulação. 

13. Afetos: os brinquedos dos gatinhos

Com os gatinhos não é diferente. Lembre-se de que eles precisam de brinquedos, plataformas e afiadores de unhas. Para que isso tudo não entre em choque com a sua decoração, não compre os primeiros produtos que encontrar, mas pesquise nas petshops aqueles que se harmonizariam melhor com a decoração da sala. Ou então, ouse totalmente e mande fazer móveis especialmente para eles e que também decorem a sua sala. Nunca será o ideal, mas é preciso pensar no bem-estar dos bichinhos quando se decide viver com eles.

Para dicas sobre móveis para gatos, leia este artigo.

Esta Casa Com Piscina É Muito Mais Do Que Um Sonho De Verão
Arrow navigation 3b3136b1
Você usa os sentidos, a memória e os afetos para decorar sua casa?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!