Soluções e tendências para armários de cozinha polivalentes

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Soluções e tendências para armários de cozinha polivalentes

Beti Beckenkamp Beti Beckenkamp
APARTAMENTO APINAGÉS Cozinhas ecléticas por Zoom Urbanismo Arquitetura e Design Eclético
Loading admin actions …

De alguns anos para cá os eletrodomésticos viraram gadgets, as telenovelas foram substituídas por reality shows sobre comida e a execução de uma alta cozinha está agora ao alcance de alguém que nunca passou pela escola Le Cordon Bleu ou mesmo visitou Paris. A cozinha virou mais democrática, inclusiva e aceita adeptos com menos talento mas com criatividade de sobra.

Isso, entre outros motivos, deve-se ao fato de novos utensílios de cozinha que fazem mágicas ocupando menos espaço e até mesmo custando menos. Então, é possível dar inveja à Jamie Oliver com menos espaço hoje? Sim, some a isso a redução de espaço em grandes cidades e chegará a conclusão que as opções de armazenamento devem ser mais inteligentes e otimizadas. Armários de cozinha devem ganhar novos formatos, novos posicionamentos e, ainda assim, comportar tudo que uma cozinha moderna deve incluir.

Espaços deslizantes para solucionar falta de espaços.

A “febre dos compactos” foi uma invenção da indústria imobiliária para acomodar mais pessoas em grandes cidades dentro de apartamentos cada vez mais pequenos. Assim, casais recém juntados ou com um filho se viram no desafio de acomodar suas coisas em apartamentos de quarenta a sessenta metros quadrados. No caso de apartamentos pequenos o ideal é contar com uma estrutura de móveis com puxadores invisíveis, de tonalidade única e com poucas aberturas – já que qualquer coisa fora do lugar em um apartamento pequeno ganha a dimensão de um dinossauro. 

Quem sabe pensar em uma estante deslizante onde possa ser guardado potes e temperos. Esta pode ficar escondida na lateral da geladeira, entre a lava-louças e a máquina de lavar ou até mesmo embaixo da mesa de jantar no caso dela ser alta e dar espaço para as pernas também. Outra solução além dos deslizantes é aproveitar-se do espaço voador do ambiente. Se a casa não conta com pessoas mais altas que um metro e oitenta e cinco, instalar armários presos por cabos de aço, perto da zona de preparação de comida, dá um tom industrial ao ambiente e um estilo despretensioso. Neste caso, certifique-se que a estrutura do teto seja de cimento e não de gesso e que o armário escolhido não pese muito. Por isso, opte por materiais leves como o MDF ou o acrílico.

Aproveite espaços, tampas, nichos e aberturas.

Projeto de Arquitetura de Interiores - Apartamento Família Cozinhas ecléticas por Sarah & Dalira Eclético
Sarah & Dalira

Projeto de Arquitetura de Interiores – Apartamento Família

Sarah & Dalira

Toda superfície é uma oportunidade de armazenar algo e criar um novo nicho. Já pensou que a base do móvel voador que dá para o fogão é um ótimo lugar para pendurar um porta-facas ou ainda ganchos para suspender frigideiras e panelas pequenas? E a abertura onde fica a churrasqueira, da sagrada festa das carnes de quarta-feira e domingo, também deve ter serventia para os outros dias da semana: um bom arquiteto lhe espera para projetar um armário embutido provisório ou uma pequena estante que pode ser removida antes do churrasco começar.

É bom lembrar que a tampa da churrasqueira também é muitas vezes uma superfície desperdiçada. Ali é um bom lugar para pôr utensílios de cozinha metálicos, ou de cobre, que combinem com o estilo mais rústico do lugar. Ainda, projetar um pequeno jardim vertical ali pode ser uma grande sacada, bem como uma pequena horta que inclua manjericão e menta.

Emagreça a cozinha com dicas simples da tendência minimalista

Se a cozinha não está ajudando o dono a perder aqueles quilinhos extras, saiba que para a cozinha em si perder peso, e parecer mais esbelta, é muito mais fácil. Emagreça sua cozinha escolhendo peças de menor profundidade, bordas sem arestas e com elegância de cor no acabamento. Ao dedicar-se para projetar uma cozinha no estilo minimalista, onde as prateleiras e estantes parecem invisíveis por uma ilusão de ótica, inove na escolha do piso ou nos detalhes que ficarão expostos para que a cozinha não pareça muito fria. 

Luzes de LED dentro dos armários, ativadas com a abertura da porta, ou ainda na base apontando para a pia da cozinha são escolhas que ajudam a desenhar o traço simples do minimalismo. A aposta em materias como MDF, madeiras de tonalidade única e aço inox ajudam a criar o sentido de uniformidade e padronização.

Peças vintage para interagir com o moderno inevitável.

Falando novamente dos gadgets de cozinha: é preciso encontrar um lugar para tanta modernidade. Os armários e estantes vintage trazem para a cozinha boas lembranças da casa da vó, onde se comia muito bem e não havia outro tipo de comida além da, atualmente tão falada, comida confortável. O retrô pode ser representado por materiais com tons claros como o verde-água ou o laranja claro. Pode ainda estar em peças rústicas feitas com madeira de demolição e metais enferrujados aparentes. 

Quem sabe adicionar à superfície do móvel um painel para pendurar artefatos, estes cheios de furinhos que se vê nas ferragens, e ali colocar vasos antigos, canecas estilizadas de cerâmica e panos de prato de boa qualidade. Ao comprar peças retrô, que passaram por um processo de restauração, atente-se para a qualidade da madeira, o produto utilizado para envernizar e se não há nenhum sinal dos tão temidos cupins.

Otimize seu ambiente e mãos à obra!

Imagine que seu desafio de escolher o jogo de armários comece hoje: escolha um profissional que possa ajudar a desenhar o posicionamento de cada peça e que enxergue no ambiente o máximo de otimização possível. Incentive a criatividade de quem for ajudar com isso, quanto mais ideias soltas forem para o papel, mais a cozinha irá oferecer uma personalidade única e atrativa. Após instalar os armários, e ficar feliz com o resultado, comece para já a remover o que tem dentro e dar vida à grandes pratos culinários.

Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!