7 maneiras de ter uma casa moderna

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Muitos filósofos e pensadores contemporâneos já consideram a nossa época como sendo pós-moderna, já que rompemos com diversos padrões estruturais criados durante a modernidade. A pós-modernidade caracteriza-se por uma quebra de utopias, padrões e ideias fixadas durante os tempos passados e que, ao contrário do que aconteceu, prometiam levar a humanidade para momentos de paz e evolução avançados. Como, na verdade, fomos parar no centro de uma era caótica, caem todas as teorias que antes eram tidas como verdade absoluta. Sendo assim, nossa sociedade pós-moderna, ou líquida, exala relações que estão longe de ser sólidas, bem como efemeridade e hedonismo. No universo da decoração e da arquitetura, ainda não temos um rótulo específico para o estilo pós-moderno, mas podemos dizer que o estilo moderno de decoração cumpre sua função dentro do sistema, por adequar em suas composições a mobilidade, a descartabilidade, a mistura contraditória de elementos opostos, o contraste entre cores antes não utilizadas, etc. Para o Livro de Ideias de hoje, resolvemos selecionar alguns exemplos de composições modernas, todas criadas por arquitetos e designers brasileiros, justamente para te inspirar a trazer mais desses toques inteligentes para dentro de sua casa. Confira à seguir e deixe a inovação tomar conta de sua casa!

1. Mistura de estilos

Apartamento Bairro de Higienópolis: Sala de estar  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Um belo exemplo para abrir esse artigo! O cômodo da foto mistura tantos elementos incríveis, que fica até difícil de listá-los aqui. Um dos pilares centrais do cômodo é, sem dúvida, a belíssima janela étnica instalada, que quebra diretamente os jogos de cores vibrantes dos elementos instalados no espaço. O quadro na parede é super contemporâneo, bem como a luminária redonda instalada sobre a poltrona. Quem assina esse belo projeto é o time da Carmello Arquitetura.

2. Composições artísticas

Apartamento Sabará: Sala de estar  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Sabará

Zemel+ ARQUITETOS

Uma das maneiras de deixar a sua casa ainda mais moderna, é através de elementos artísticos e divertidos. A parede de quadros utiliza molduras e cores bem diferentes umas das outras, o que gera um efeito super legal no espaço. A luminária e as pequenas estatuetas também dão um toque divertido ao projeto de Zemel + Arquitetos.

3. Selvagem

Welcome to the jungle! Essa sala de estar contempla uma mistura de diversos elementos de toques selvagens, e isso garante um espaço ultra moderno e original! As plantas, cores, estofados e peças decorativas escolhidos para o ambiente foram um grande acerto da equipe da Sgabello Interiores.

4. Eclético

Apartamento Maria Antônia: Salas de estar modernas por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Maria Antônia

Zemel+ ARQUITETOS

Um exemplo simples e impactante, esse espaço de leitura também foi desenvolvido por Zemel + Arquitetos, de São Paulo, e o resultado foi uma sala que exala criatividade, originalidade e bom gosto. Aqui, podemos notar toques industriais e minimalistas e que, quando combinados, deixam o ambiente ultra moderno e rico em detalhes.

5. Sala de jogos

Se você não dispensa a existência de uma sala de jogos em sua casa, que tal deixá-la com uma cara bem moderna? O grande destaque desse cômodo é, obviamente, a mesa de bilhar escolhida, por carregar cores originais para esse tipo de móvel. Os tons escuros garantem elegância e bom gosto nesse projeto desenvolvido por Raquel Junqueira Arquitetura.

6. Sala de jantar

E que tal uma sala de jantar moderna como essa? Misturando uma grande variedade de cores opostas, mas que, na composição, funcionam super bem juntas, Marcos Contrera Arquitetura e Interiores deu vida à um espaço inteligente e super original. 

7. Quarto adolescente

Projetar o quarto dos filhos nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo assim, o Studio Scatena Arquitetura fez um bom trabalho no projeto desse quarto da foto! Ao adequar combinações de cores modernas, elementos vibrantes e, claro, referências que são importantes para os usuários do espaço, os arquitetos responsáveis conseguiram deixar todos os envolvidos satisfeitos com o resultado final. 

Clique aqui e veja ainda mais referências de espaços modernos criados por profissionais brasileiros!

O que você mais gosta sobre a época pós-moderna em que estamos vivendo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!