Casa moderna com design reciclável

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Hoje você vai conhecer um projeto cheio de tradição e modernismo, combinado com estruturas inovadoras. A casa que o autor traz à tona suas raízes espanhola se um apego à terra. A casa da que falamos foi projetada pelo escritório de arquitetura Inaki Leite.

Repleto de características inusitadas, esse projeto mostra os detalhes de uma residência construída com materiais recicláveis – o uso do eucalipto foi uma técnica reproduzida pelo arquiteto para que a casa tivesse um efeito flutuante que lembrasse uma jangada , com cordas penduradas com mexilhões encrostados. 

Aliás esta é uma prática super tradicional na região… hoje você verá uma casa simplesmente inusitada e original! 

Proteger e exposição ao sol

A  luz ilumina perfeitamente as características do material principal. As persianas da parte privada da casa começam a se abrir em uma tentativa de coletar a entrada dos raios de sol. Este volume virado a sul captura o calor no inverno e  protege durante o verão, mantendo uma temperatura sempre agradável. No entanto, esse ângulo não é ideal para se apreciar o verdadeiro design e a beleza da casa. 

Madeira de segunda

A madeira usada foram bastões (de madeira)  que estão há mais  flutuam no mar tem há mais de 25 anos. A madeira de segunda linha jamais seria utilizada em construção alguma, porém nesse projeto ela é o grande destaque. 

Construída em dois volumes, sendo o piso térreo a base retangular, podemos ver que a divisão entre a área privada e pública se divide entre o piso superior e térreo. 

Energeticamente eficiente

Na área social da casa há uma enorme janela que dá uma vista panorâmica, esta ajuda a mescla o exterior e interior. Não  poderia ser de outra forma, este espaço possui uma para a vista para o estuário, e de uma forma convidativa, essa casa eficiente é uma verdadeira bomba geotérmica. A casa possui piso térmico e um sistema de ventilação e temperatura para os dias de frio e calor, assim o ambiente sempre está na temperatura ideal. 

Interior contemporâneo

Este é um outro ângulo do piso térreo da residência, sendo essa a área principal, vemos que a madeira reveste o piso e o teto. Como se pode perceber o uso do material não é em vão, o acabamento ganhou uma simetria perfeita entre o teto e piso. O design apesar de composto com materiais mistos é leve e contemporâneo. A sala é um ambiente perfeito para socializar, receber amigos e observar a paisagem. 

Cada detalhe da madeira

Quase todo o interior foi desenhado por Iñaki Leite, que queria compor os ambientes com a tradição da madeira. As cadeiras e mesas de jantar foram feitas a partir dos mesmos bastões de madeira do teto. Projetando assim um espaço único, transmitindo originalidade em casa detalhe. 

Sistema de ventilação muito eficaz

Ao contrário do piso inferior, este quarto principal é um verdadeiro contraste – construído de puro concreto. O sistema de ventilação mecânico fornece um ambiente sempre adequadamente arejado, graças à chaminé integrada. Evitando assim temperaturas em excesso, além disso a ventilação gerada neste cômodo é distribuída por toda a casa.

Artesanato e tecnologia local

Uma cozinha com linhas modernas e design contemporâneo foi construída através do trabalho de carpinteiros e oficinas de artesãos locais, integrando, assim, um ambiente contemporâneo para esta nova. O gabinete revestido com madeira castanha clara acrescenta um toque de atualidade para essa bela residência. 

O banheiro e luz ao ar livre

banheiro futurista desta casa é verdadeiramente espetacular. O design da banheira é bem inovador e futurista e as peças feitas em carvalho para o revestimento da pia e da banheira produzem um efeito mais polido. O azulejo foi substituído pelo betão e as paredes de vidro deram uma nova característica ao espaço, o efeito parece ser de uma câmera espacial.  

Escada rotativa

A escada de concreto liga os pisos e mostra a rotação das duas caixas de volumes, uma virada a norte e outra virada para o sul. Descendo as escadas há um acesso para a garagem, feita de vidro e concreto essa área da residência possui um efeito minimalista muito atual. 

Iluminada a noite

Ao cair da noite, as luzes da residência se acendem revelando um atraente design. Esta residência atualmente está disponível para aluguel nas estações altas do ano. noite cai de novo e dentro das luzes da casa para seus hóspedes. Para quem gosta de um design de classe, em uma região rica em gastronomia e cultura essa casa reciclável seria o destino ideal. 

O que você achou deste artigo?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!