12 ideias de móveis embutidos para sua casa

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Como novas ideias e dicas de como deixar nossos lares mais organizados, funcionais e bonitos são sempre bem vindas e desejadas, preparamos este artigo especial com ideias de móveis embutidos como estantes, armários, prateleiras e nichos, que certamente tornarão sua vida mais prática e seus ambientes mais ordenados e elegantes. 

Confira a seguir estas ideias de móveis embutidos e inspire-se para implementar uma mudança inteligente e otimizar espaços na sua casa.

1. No living room

Sala de estar 09:   por Lembi Arquitetura
Lembi Arquitetura

Sala de estar 09

Lembi Arquitetura

O living room é um ambiente de convivência social onde além de receber familiares e amigos gostamos de expor nossos objetos e itens decorativos. Portanto, uma estante built-in ou embutida é uma maneira prática de manter estes objetos à mostra com ordem e elegância. Neste projeto, a estante embutida em madeira, na cor branca, cria um jogo de sombras, por causa do efeito de cheio e vazio dos nichos e serve como painel decorativo, dando ao ambiente uma atmosfera elegante e sofisticada.  

2. Na sala íntima

Móvel planejado e embutido é uma solução muito eficiente e vantajosa já que nem sempre é possível encontrar o móvel adequado as nossas necessidades, ao qual nossos pertences se adaptem, e que corresponda exatamente a nossa afinidade estética. Neste projeto, um armário embutido em madeira, na cor preta, deixa os livros, bebidas e objetos decorativos à mostra e contribuem para criar um ambiente mais personalizado, intimista e agradável.

3. Na sala de estar

Embora seja mais comum a criação de móveis embutidos em madeira, também é possível empregar outros materiais. Neste projeto, prateleiras built-in de concreto aparente servem de suporte para os objetos decorativos à mostra que ornamentam o ambiente. Além das prateleiras, uma lareira à gás com pedras vulcânicas, que repousam sobre a base de concreto, deixa a sala de estar mais charmosa e aconchegante. 

Para saber quais itens são essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

4. Na sala de jantar

Neste projeto, um móvel planejado embutido na parede da sala de jantar serve de painel decorativo. Além de espaço para armazenamento de objetos, o armário possui um nicho com revestimento e textura contrastantes com suas superfícies brancas, que serve de suporte para a mesa de vidro e ainda permite a exposição de objetos decorativos.  

5. Sob a escada

Neste projeto, o espaço inutilizado debaixo da escada foi transformado em uma estante embutida com gavetas e nichos para o armazenamento e exposição de objetos decorativos. Uma das vantagens deste tipo de solução é a flexibilidade de adaptar os móveis em marcenaria aos diversos espaços e nichos existentes de modo a otimizar e aproveitar melhor o uso de espaços residuais.   

6. Na cozinha

EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS EM LUGANO:   por spbr arquitetos
spbr arquitetos

EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS EM LUGANO

spbr arquitetos

Neste projeto a cozinha empresta da madeira suas qualidades estéticas para criar um ambiente sofisticado e agradável. Além da bancada em ilha composta de madeira, armários embutidos de madeira armazenam e escondem os utensílios e eletrodomésticos e criam um painel homogêneo e contemporâneo.   

7. Na cozinha com elegância

Neste projeto, as prateleiras embutidas e sem fechamentos deixam os utensílios da cozinha à mostra e os transformam em objetos decorativos, contribuindo com a organização, praticidade e estética do ambiente.  

8. Na área de serviço

Descanso na cidade: Cozinhas modernas por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Descanso na cidade

ArchDesign STUDIO

Na área de serviço a funcionalidade é o requisito primordial. Neste projeto armários e balcões inferiores embutidos garantem a praticidade e ainda contribuem para a estética clean e sóbria do ambiente. 

9. No banho

Muitas pessoas gostam de expor objetos decorativos ou plantas no banheiro e necessitam de espaços e nichos adequados para isto. Neste projeto o painel de mármore, na cor preta, criou nichos com fundo espelhado, para expor objetos como vasos de plantas, tornando o ambiente mais prático e agradável.

10. No dormitório com estilo

Outra vantagem do uso de móveis planejados e embutidos é que você pode adaptá-los aos espaços disponíveis e personalizá-los com as funções, formas, texturas e cores que melhor correspondem a sua personalidade. Neste projeto, assinado pelo escritório Zoom Urbanismo Arquitetura e Design, o guarda-roupa conta com compartimentos, cores e desenho personalizados, tornando o ambiente mais funcional e despojado. 

11. No dormitório com otmização

Apartamento Bom Retiro - 100m²: Quartos  por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Bom Retiro – 100m²

Raphael Civille Arquitetura

Neste exemplo, para driblar a falta de espaço e deixar o ambiente mais prático e confortável, foram criados, além de armários embutidos (ao fundo), armários e uma prateleira superiores, situados sobre a cama, que permitem o armazenamento de objetos e liberam mais espaço para a circulação e colocação de um tv no ambiente, deixando mais funcional e cômodo.

12. No dormitório com estilo

Para concluir, este projeto criou um estante embutida no dormitório com nichos abertos para expor objetos decorativos, gavetas, nichos fechados e um painel para a tv, que servem também de apoio para a área de estudos.  

Para obter mais informações de projetos de dormitórios, acesse esta seção.

Em qual ambiente você gostaria de instalar um móvel planejado embutido? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!