Dicas práticas para a reforma da cozinha

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Por razões diversas nossas necessidades e prioridades estão sempre mudando. Consequentemente, os ambientes do nosso lar também demandam constantes mudanças e adaptações a estas novas necessidades. A cozinha é um espaço de convivência dinâmico que, portanto, exige constantes transformações. Além de torná-la mais funcional, modernizar a cozinha é uma forma de agregar valor ao imóvel

Neste artigo apresentamos exemplos de cozinhas que foram totalmente reformuladas e dicas valiosas para quem deseja remodelar a cozinha para auxiliar você a deixar sua cozinha mais prática, agradável e sofisticada.   

Cozinha prateada

Neste projeto de reforma de autoria de Carlos Otávio Arquitetura e Interiores, a cozinha ganhou novos revestimentos e armários. O revestimento em pastilhas cerâmicas na cor prata combinam com os utensílios em aço inox e criam um ambiente moderno e arrojado. E, os armários em laca branca e o piso em porcelanato branco dão ao ambiente uma aparência mais limpa e clássica.

Mudança espacial

Apartamento Itaim Bibi - 90m²: Cozinhas minimalistas por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Itaim Bibi – 90m²

Raphael Civille Arquitetura

Neste projeto de autoria de  Raphael Civille Rodrigues, a cozinha antes fechada e voltada à parede oposta (à direita), foi ampliada, com a anexação da área de serviço, e integrada aos espaços sociais, tornando-se mais moderna, ampla, melhor iluminada e agradável. O revestimento em ladrilhos de estilo colonial na cor azul, além de contrastar com as superfícies brancas e neutras, prioriza a praticidade na limpeza. A área de serviço, anexada a cozinha e que ocupa agora o lugar do antigo quarto e banheiro de serviços, tornou-se mais ampla e setorizada de maneira mais adequada.

Cozinha personalizada

Neste projeto de autoria de Gislene Lopes, a reforma do imóvel situado no edifício JK, projetado por Oscar Niemeyer, envolveu uma reformulação completa do apartamento. A reforma priorizou a integração de todos os ambientes e a liberação de todas as janelas, afim de aproveitar as vistas para o exterior e a iluminação natural. Esta transformação deixou a cozinha mais bem iluminada e espaçosa. Com isto, foi possível acrescentar uma bancada para as refeições e a criação de uma área de serviço. Para deixar a decoração mais personalizada, o projeto usou cores diferentes para cada ambiente. Na cozinha além do revestimento em ladrilho preto e branco, uma bancada vermelha e luminárias amarelas tornam o ambiente mais moderno e personalizado. 

Despojada e prática

PROJETO COZINHA APARTAMENTO MB – Tristeza/ Porto Alegre: Cozinhas ecléticas por Ambientta Arquitetura
Ambientta Arquitetura

PROJETO COZINHA APARTAMENTO MB – Tristeza/ Porto Alegre

Ambientta Arquitetura

Neste projeto desenvolvido pelo escritório Ambientta Arquitetura, a proposta para a cozinha era alterar o ambiente com baixo custo e sem muita obra. Como resultado, a parede divisória entre a cozinha e a lavanderia foi removida para tornar o ambiente mais amplo e bem iluminado. Uma manta de pvc de cor amarela foi aplicada sobre o revestimento cerâmico existente, no piso e na parede, deixando o ambiente mais despojado e colorido. Além do balcão inferior com portas com cava, duas prateleiras, que tornam os utensílios à mostra em objetos decorativos, e um armário, à direita, de pouca profundidade, deixaram a cozinha mais funcional e sofisticada.

Detalhe em madeira

Neste projeto de autoria de Lembi Arquitetura, além da integração com a área social, a cozinha ganhou novos armários, balcões inferiores e um armário superior, e novos revestimentos, como o detalhe do painel de madeira (à direita), tornando o ambiente mais moderno e aconchegante.

Cozinha com ilha

Uma forma de tornar a cozinha mais moderna e sofisticada é acrescentar uma ilha com cooktop e coifa. A bancada da ilha também pode servir de mesa para refeições mais informais e casuais. Neste projeto de autoria de Tony Santos, além da ilha, revestida de granito cinza, a integração com o living e com o espaço gourmet, na parte externa, permitiu maior fluidez espacial e melhor aproveitamento da iluminação natural.

Quadro negro

Além da praticidade  e da qualidade estética, portanto, da qualidade dos materiais de acabamento, a reforma da cozinha deve contemplar as necessidades individuais dos usuários. Neste projeto de  Raquel Junqueira Arquitetura, além de detalhes enriquecedores e atraentes, como o revestimento em ladrilho com múltiplas cores e os armários em madeira in natura, um quadro negro torna o ambiente mais prático e personalizado.

A presença da natureza

Outra forma simples de incrementar as qualidades ambientais e estéticas da cozinha é trazer a natureza para o ambiente. Neste projeto, além do revestimento em pastilhas cerâmicas de cor azul, prateleiras iluminadas com LED permitiram a colocação de vasos para o cultivo de plantas e ervas, tornando o ambiente mais sofisticado, agradável e descontraído. 

Mais informações e ideias de cozinhas, você encontra aqui.

Com base nestas ideias e dicas, quais mudanças vocês gostaria de implementar na sua cozinha? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!