Como decorar jardins pequenos

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Cultivar um jardim nos dias de hoje, independente de morar em casa ou apartamento, é um projeto super viável. Mesmo que você não tenha a sua disponibilidade um espaço muito grande, para montar um reduto à natureza basta força de vontade e dedicação.

Alguns truques facilitam a montagem do cantinho das plantas e flores na sua casa. Vasinhos com mudas, trepadeiras, lamparinas e muita imaginação, garantem que um tributo ao verde possa ser cultuado no seu lar. É possível desenvolver o projeto por etapas. Além disso, não precisa ter um orçamento muito abundante para ter uma área natural na sua residência. Há no mercado uma grande quantidade de peças decorativas voltadas especialmente para o jardim. Ademais, floreiras em vasos pequenos cabem em qualquer cantinho e com certeza deixam o ambiente mais alegre.

Para os mais ousados e zelosos, até mesmo uma mini-horta pode ser considerada mesmo que você tenha um local pequeno para implementar a ideia. No fim, o importante é dar o primeiro passo e ter iniciativa. Assim, não perca tempo! Confira as dicas que a homify separou especialmente para você montar um pequeno jardim. Pode ser na varanda ou no quintal ou inclusive na beirada da sua janela. 

Mini-oasis

Implemente o seu pequeno jardim em cima de um ck compacto de madeira. Invista em pequenas mudas de plantas e árvores de pequeno ou médio porte. Aproveite as paredes desse espaço e pendure vasos, cachepós e floreiras. As trepadeiras também são um charme e decoram a parede desse ambiente com grande estilo. Confira outros exemplos e ideias de jardins  acessando o nosso banco de dados repleto de fotos e espaços verdes. 

Em apês

APP | Varanda: Terraços  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

APP | Varanda

Kali Arquitetura

Aproveite o espaço da varanda do seu apartamento para incorporar um jardim feito de pedrinhas e detalhes orientais. No canto, invista em plantar mudas verdes no canteiro. As texturas são grandes aliadas na hora de criar um visual com estrutura do paisagismo em lugares menores. Invista em pedras, madeiras e fibras artesanais para decorar o seu jardim. Se preferir, coloque alguns vasos com flores coloridas para trazer mais alegria ao local. 

Em sacadas

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.: Jardins rústicos por Bambu Rei Eco-Design
Bambu Rei Eco-Design

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.

Bambu Rei Eco-Design

A varanda dos apartamentos podem ficar um charme com uma decoração toda feita de bambu. Espalhe alguns vasos de plantas e termine o look do ambiente com um banco de madeira para passar momentos de lazer com família ou amigos. O conceito desse ambiente foi desenvolvido pela equipe do Bambu Rei Eco-Design e se baseia todo no bambu como matéria prima do visual. Idealizada pelo Bambuzeiro e Bio-Construtor Eduardo Trindade Filho, a Bambu Rei é especializada em design, manuseio e montagem com bambu. Além de embelezar os espaços, esse tipo de decoração acaba por ser ecologicamente correta, já que o bambu é altamente renovável e sua colheita pode ser feita em sete anos, sem prejuízo ao meio ambiente.

Vertical

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.: Terraços  por Bambu Rei Eco-Design
Bambu Rei Eco-Design

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.

Bambu Rei Eco-Design

A sensação do momento são os jardins verticais, no qual vasos são pendurados na parede. Essa acaba por ser uma solução inteligente para a ausência de área útil. Para deixar mais aconchegante, coloque poltronas, cadeiras ou espreguiçadeiras. A escolha de uma boa mobília para a área externa da casa depende da durabilidade e do conforto. Assim, cercado por natureza, pode ser muito gostoso passar tardes a fio lendo ou jogando conversa fora com parentes, vizinhos ou amigos. Você pode completar o décor com fontes de água de pequeno porte ou mesmo duendes e anões de jardim. 

Hall de entrada

Para a área de entrada da sua casa ou mesmo do edifício, investir em uma pequena parte para decorar com plantas e flores dá um ótimo aspecto ao espaço. Árvores de pequeno porte podem ser plantadas com terra e a finalização do canteiro ser feita com pedras decorativas. Tenha certeza de que essa vegetação seja de sombra ou meia-sombra para sobreviver sem muita luz solar. Finalize o projeto ao decorar a parede do hall com estilo e requinte. 

Gostou da nossa proposta para decoração de jardins pequenos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!