6 Cozinhas pequenas

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

O desafio de decorar cômodos menores é no mínimo triplicado quando o assunto é cozinha.  Afinal, um número alto de eletrodomésticos, como geladeira e fogão, são de instalação obrigatória nesse espaço.  E, normalmente, esses artigos não costumam ser pequenos. 

Mesmo que haja uma variedade de móveis e aparelhos de cozinha mais compactos disponíveis no mercado, o planejamento acaba por ser difícil. Principalmente porque além de bela e sofisticada, essa parte da casa deve ser funcional e de fácil acesso. Juntar todos esses itens indispensáveis para a formação de uma cozinha útil para seus moradores requer um jogo de cintura razoável quando se trata de um imóvel diminuto.

Assim, siga as dicas que a homify traz especialmente para você sobre como decorar esse ambiente que segue a tendência mercadológica e está cada vez mais concentrado e menor. Inspire-se com esses seis designs de cozinhas pequenas e com certeza você achará soluções incríveis para implementar no seu lar.

1. Com móveis embutidos

A solução mais prática e inteligente para salvar área livre em cômodos pequenos é embutir móveis e eletrodomésticos. Dessa forma, há mais espaço para você transitar no restante da cozinha. Dê prioridade para armários que ocupem toda a parede, reaproveitando todos os cantinhos disponíveis. Depois disso, o foco acaba por ser em preservar um lugar funcional para a hora de preparar os alimentos. 

2. Bancadas

Cozinha Preta e Laranja: Cozinhas modernas por INOVA Arquitetura
INOVA Arquitetura

Cozinha Preta e Laranja

INOVA Arquitetura

O primordial é decorar a cozinha apenas com o suficiente. Prefira um espaço mais clean e não muito entulhado de móveis. Substitua a mesa por um balcão e banquinhos ao invés de cadeiras. Prateleiras e gavetas também são itens essenciais para salvar lugar. Da mesma forma que os nichos são grandes aliados na organização. Embaixo da pia, por exemplo, é sempre bom ter um gabinete com gavetas para guardar produtos, panelas ou mantimentos. O charme desse pequeno espaço ficou por conta da meia parede pintada em amarelo gema. 

3. Boa iluminação

Para deixar esses ambientes com a impressão de serem maiores, abuse de uma iluminação bem executada. Repare nos spots com luzes pontuais instalados em cima da bancada colorida de maneira a frisar esse espaço.  O décor dessa cozinha gourmet foi concebido pela equipe da Designer de interiores e paisagista Iara Kílares e tem o elemento da cor viva em vermelho como destaque. A base da bancada foi revestida com pastilhas claras combinando com parte da parede em cima da pia, também revestida com o material.

4. Compartilhe

Para quem sofre com metragens pequenas, a solução é optar por um ambiente integrado com outros cômodos, como a sala de jantar ou estar. Nesse caso, a mesa de jantar acaba separando a sala da cozinha, sem fechá-los. Ademais, truques visuais, como instalar um espelho, são bem-vindos na hora de dar a impressão de um espaço maior. Para outras ideias de ambientes compartilhados, dê uma olhada no banco de dados que a homify tem à sua disposição. 

5. Móveis planejados

Otimizar espaços não é nenhuma ciência de exatas como matemática ou física. Basta ter um pouco de bom senso e apostar na ideia de menos é mais. Outra dica interessante é preferir móveis feitos sob medida para aquele espaço específico ou mesmo planejados. As prateleiras no pé alto do cômodo são um recurso eficaz para aproveitar lugares do local não muito utilizados para armazenar itens poucos usados. Pendurar panelas e ganchos para utensílios no geral também ajuda a organizar cozinhas com área pequena. 

6. Tudo no seu lugar

cozinha azul com churrasqueira e bancada gourmet: Cozinhas modernas por ABHP ARQUITETURA
ABHP ARQUITETURA

cozinha azul com churrasqueira e bancada gourmet

ABHP ARQUITETURA

A distribuição da mobília deve ser muito bem pensada para não desperdiçar nenhum espaço. E, deixar uma parede vazia, permite que a circulação seja mais fluída. Contudo, tons claros e em inox deixam o ambiente mais leve. Entretanto, investir em detalhes coloridos e alegres é uma maneira de deixar o décor mais personalizado. Nesse exemplo, a faixa de azulejos em amarelo e azul estampados deixam a cozinha monocromática com o quê de descontração. 

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!