Quadro Vivo® :   por Quadro Vivo Urban Garden Roof & Vertical

6 ideias brilhantes para um cômodo sem janelas!

ana roman ana roman
Loading admin actions …

É evidente que todos humanos tem uma necessidade grande de sol, e tem essa consciência, racional ou organicamente. Porém, as circunstâncias nem sempre são as que imaginamos em nossa vida, então por falta de orçamento, ou simples desenho da casa, algumas vezes nos deparamos com quartos sem janelas. Algumas cidades europeias, por exemplo, estão cheias de habitações sem janela, tanto pela grande densidade de edifícios em uma pequena área, quanto pelo inverno (em frios extremos a ausência de janelas pode auxiliar a manter o cômodo aquecido), assim como pelo próprio desenho padrão de edifícios. 

A ausência de janelas altera em diversos modos as características do quarto. A mais óbvia é a iluminação. Sem uma fonte de luz natural é importante que se as fontes de luz artificial façam seu papel bem, de maneira apropriada. A iluminação precisa ser distribuída adequadamente para o conforto e conveniência. E, em um quarto sem janela, o cuidado deve ser redobrado. Use luz e cores vivas generosamente. As paredes, por exemplo, devem ser pintadas de branco ou com tons quentes, como amarelo, vermelho claro e laranja. Escolha tapetes ou pisos claros ou de cores brilhantes. Escolha alguns móveis escuros (mesinhas de canto, por exemplo) ou cabides de parede escuros para contrastar com as cores claras das superfícies. Use molduras escuras para paredes e tetos. Essas medidas destacam o brilho e as cores claras e dão uma sensação de sombra mais natural.

Outras características que também são alteradas é a capacidade do quarto te levar para outro universo, pois muitas vezes basta olhar a janela que nos damos conta de quanto o mundo é grande, e quanta vida há para além dos nossos assuntos. Quem nunca passou uma certa quantidade de tempo observando a rua, as pessoas, os movimentos, da sua janela? A falta de ventilação também é outro fator importante. Sem janelas o ar fica parado dentro do quarto, e em época de calor isso pode ser prejudicial. Além de pouco saudável.

Selecionamos algumas dicas para te auxiliar com um quarto sem janela!

Iluminação

Como a principal característica da ausência de janela é a falta de luz natural é muito importante dedicar tempo e atenção ao projeto de iluminação. Aqui temos duas opções. A primeira é criar um ambiente aconchegante e íntimo, mas que não tenha necessariamente a sensação de luz natural. Nesse caso seriam usadas luzes incandescentes, amarelas, quentes, que podem ser distribuídas em pontos específicos, como na foto. O uso de abajures e lustres também pode fornecer ao ambiente a sensação de aconchego necessária. Velas e incensos também podem ajudar. 

Outra opção é a escolha de luzes que se assemelham mais a luz natural. Lâmpadas leves de branco incandescente são uma ideia. Uma opção melhor ainda é usar lâmpadas de espectro total, que custam um pouco mais do que lâmpadas incandescentes comuns, mas que imitam a luz natural do sol.

Se o quarto não tem janelas, pode optar-se por colocar cortinas no lugar da porta para criar um efeito de janela quando o quarto estiver fechado, facilitando assim também, a iluminação do ambiente.

Ventilacão

Casa  por Casa Bruno American Home Decor
Casa Bruno American Home Decor

CASA BRUNO Ventilador Cancun, bronce antiguo

Casa Bruno American Home Decor

A ventilação é muito importante para a saúde e higiene do local pois, se não estiver adequada, pode resultar no acúmulo de poeira e de odores indesejáveis. Para evitar o problema, listamos soluções caseiras e dicas de obras abaixo: 1. Coloque um ventilador no teto ou no fundo do quarto para regenerar o ar. Ligue-o por pelo menos meia hora todos os dias. 2. Evite objetos que possam causar umidade, como madeira, papel e couro, pois esses objetos, dependendo da temperatura, criam bolores que provocam fungos e mofo. 3. A melhor opção para ventilar qualquer quarto é fazer uma reforma e colocar um exaustor. Podem ser feitos dois buracos pequenos se o quarto sem janela tiver um cômodo adjacente. Este trabalho requer certos conhecimentos, de modo que você precisará consultar profissionais. 4. Você pode deixar esse quarto para atividades esporádicas, como passar roupa, ou usá-lo como dispensa, assim não terá que se preocupar tanto com a ventilação local. 5. Nem sempre o fato de ter uma janela vai permitir um ambiente mais agradável. O grande problema, às vezes, está relacionado ao sol da tarde, que acaba esquentando muito a parede e o telhado e, com isso, transferindo o calor para os ambientes internos, especialmente a partir do final da tarde e à noite.

Quadros

Apartamento Vila Nova Conceição: Salas de estar modernas por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

A janela pode fazer as vezes de um quadro. Quadrada, onde se passam cores, movimentos e vida. Na falta de uma janela, um ou diversos quadros podem ajudar a te levar para outras atmosferas. Se o quarto for pequeno é necessário tomar cuidado para que não fica atulhado, e se pareça um quarto ainda menor. Mas se tiver um tamanho mediano, os quadros podem ser um ótimo auxílio. 

Aqui, temos como exemplo o excelente projeto de Marcella Loeb.

Plantas e parede viva

As plantas sempre são uma ótima maneira de equilibrar as energias de um cômodo. Dependendo da planta ela também pode auxiliar na depuração do ar, o que em um cômodo sem janelas pode ser essencial. A parede verde é genial, pois além de todas as qualidades positivas de uma planta ainda faz as vezes de quadro! No entanto, é necessário prestar atenção às necessidades e características da planta. Por exemplo, há alguns espécimes que perecem sem luz solar, e há outros que emitem muito CO2 pela noite. Então é importante investigar a fundo as características e demandas de cada planta para fazer uma boa escolha. 

DIY

Casa  por Natural Urbano
Natural Urbano

Serie Mecapal

Natural Urbano

Soluções divertidas podem alegrar um quarto sem janelas! O famoso ’do it yourself’ pode auxiliar na criação de objetos coloridos e criativos, que além de ter alguma função, como os guardadores de livros e objetos na foto, trazem um ar cativante para a habitação! 

Mais sugestões no artigo Dicas Diy para mudar a decoração do quarto!

Velas

As velas sempre ajudam a criar um clima íntimo e acolhedor. Num quarto sem janelas, e portanto, sem luz natural, as velas podem ser imprescindíveis. Há muitos tipos de velas no mercado que você pode escolher. As velas com odor além de cheirosas e bonitas ajudam a construção de uma sensação higiênica e aprazível. Um pouco mais difícil de conseguir num quarto sem janelas. 

E você, tem alguma sugestão?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!