Como fazer um jardim holístico?

ana roman ana roman
Loading admin actions …

O ser humano, quer admita ou não, é um animal, e como animal faz parte da natureza. Em toda a história humana de milhares de anos, ele esteve sempre em relação próxima e intensa com a natureza. Para se ter uma ideia, o homo sapiens tem ao menos 35.000 anos, enquanto a agricultura, por exemplo, tem apenas 6.000 anos. A natureza, além de sempre ter feito parte do íntimo universo humano, tem a capacidade de equilibrar o ser humano, seja sua alma, seja seu corpo.

O jardim holístico parte desse pressuposto, e de que se escolhermos corretamente as formas de distribuir e os elementos, o jardim pode ser um lugar de produção intensa de sanidade e saúde. Os princípios do jardim holístico provém principalmente do feng shui, mas também de outras vertentes de estudos esotéricos. 

Ao ler a palavra esotérico muitas pessoas se assustam, mas não é para tanto. Conhecimentos esotéricos são simplesmente um tipo de conhecimento mais interior, e que teoricamente não é acessível a todos. No entanto, não é por isso que são desinteressantes, ou bobagens. Por exemplo, é quase senso comum que colocar os pés na terra pode auxiliar no alívio do estresse e no aterramento, ou seja, sair do mundo das ideias e voltar para o corpo. Quem nunca se sentiu livre e feliz ao sentir o vento bater no rosto? O jardim holístico lida com funções naturais dessa forma, nas vantagens que podem fazer ao homem.

O feng shui trabalha com criatividade, intuição e equilíbrio, e através das cores, olores e energias naturais tenta transformar a atmosfera de locais, e por conseguinte, pessoas.

As plantas podem fazer bem desde o plano mais estritamente físico, como a capacidade que muitas tem de depurar o ar e a água, até um plano mais sutis, onde cada planta transforma a energia ao seu redor. Os remédios florais são baseados nesse princípio energético das flores, e tratam enfermidades físicas e psicológicas há mais de um século.

O feng shui, usado no jardim holístico, é como uma acupuntura, tocando em pontos cruciais de energia para aliviar tensões e gerar equilíbrio.

Bambu

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.: Casas rústicas por Bambu Rei Eco-Design
Bambu Rei Eco-Design

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.

Bambu Rei Eco-Design

O bambu é um dos elementos básicos do feng shui para jardim holístico, pois é um elemento natural que prontamente nos ensina algo sobre nossa própria natureza.O bambu é usado e disseminado há muito tempo na cultura oriental, exatamente por sua sabedoria inata. Há as famosas lições do bambu, que se relacionam com o fato do bambu ensinar sobre resiliência e força ao homem. Aqui há algumas lições disseminadas no universo oriental: 

1) O bambu mesmo não sendo frondoso e nem alcançando alturas memoráveis como outras árvores que existem por aí, se mostra forte em relação às condições climatéricas extremas, nos provando que sua fragilidade é somente aparente. É surpreendente notar como ele suporta bravamente invernos e verões extremos e como ainda conseguem se manter em pé, mesmo após um tufão devastador.

2)Os bambus estão sempre unidos uns aos outros e essa lição pode ser aplicada em nossa vida: Ninguém pode ser feliz sozinho e as pessoas precisam uma das outras para se sentirem completas. É preciso aprendermos a cultivar o espírito de grupo e ajudarmos uns aos outros, pois quando as forças se unem, fica bem mais fácil atravessar os obstáculos e adversidades que a vida nos impõe.

3)Durante o inverno rigoroso, os bambus chegar a de curvar de tanta neve sobre eles, porém mesmo ficando por tanto tempo envergado, assim que a neve cai ou derrete, o bambu volta ao seu lugar como se nada tivesse acontecido. Como algo que é oco por dentro e aparentemente tão leve, consegue aguentar um fardo tão pesado e ao se livrar dele, voltar majestosamente à sua posição vertical, sem sequelas?

4) O interior oco do bambu nos lembra que muitas vezes, enchemos nossos pensamentos com nossas próprias conclusões preconcebidas e com isso não deixamos espaço para mais nada. Não se pode encher um copo se ele já está cheio. Para receber conhecimento, temos que estar abertos à tudo que é novo e diferente.

Orquídea

Jardins tropicais por homify
homify

Arranjo com orquideas

homify

A orquídea é uma planta de religação, com si mesmo e com uma energia maior. Ela é conhecida por sua carga espiritual, e ao contemplá-la pode-se entrar em estado meditativo, e assim ter algum insight religioso, se você tiver alguma religião, ou simplesmente espiritual. 

Hortelã

APARTAMENTO 400m2 - AV BOA VIAGEM - RECIFE/PE: Cozinhas modernas por ROMERO DUARTE & ARQUITETOS
ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

APARTAMENTO 400m2 – AV BOA VIAGEM – RECIFE/PE

ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

O hortelã atua diretamente no campo energético, liberando tensões acumulados e fazendo tudo se transformar. O hortelã é uma planta com bastante força energética, pode ser usado em chás também. Talvez por sua capacidade de mudança energética o hortelã tenha raízes tão fortes e necessite de uma grande quantidade de rega. Por essa razão, muitas vezes ele não se dá bem com outras plantas por perto, uma vez que suas raízes são mais fortes e podem sufocar a outra planta. O hortelã, ou a menta, são bons para tratar de uma série de moléstias, mas principalmente podem ser usados para aqueles que necessitam de uma energia a mais, que fazem tudo com lentidão, que possuem exaustão mental e física. Também pode ser usado como óleo essencial para vivacidade e despertar. No caso do óleo é necessário cuidado pois pode causar insônia.

Bromélia

A bromélia trabalha na área do feng shui relacionado com criatividade e filhos. É uma planta bonita, harmoniosa, que melhora a intuição e a percepção. O seu complexo sistema de absorção de água a torna forte, resistente e sem necessidade de muitos cuidados. Além de ser uma planta linda, também é muito presente nos nichos ecológicos atlântico e amazônico.

Girassol

O girassol é uma planta que nos ensina a todos com generosidade e didática. Por sua cor quente e relação com o sol, nos ensina a ter um grau energético alto, vivo, de fortes vibrações. Mas a lição mais importante do girassol é nos lembrar sempre de olhar para o céu, olhar para cima. De vez em quando ficamos ensimesmados em nossas vidas insignificantes. Nessa hora o girassol é de suma importância, para nos darmos contas de que existe algo além, e que o panorama das coisas é mais amplo, complexo e generoso do que nos parece a primeira vista. 

Outras plantas

Algumas outras plantas para seu jardim holístico:

- Primavera (saúde/família): nos desperta o poder da iniciativa;

- Cavalinha (prosperidade/abundância): trabalha com nossos condicionamentos, conceitos e dogmas;

- Yuca (sucesso/fama): ameniza o mau humor das pessoas;

- Brinco de Princesa (relacionamentos/casamento): integra e expande a sexualidade e a sensualidade para todo o corpo;

- Alecrim (relacionamentos/casamento): elimina sentimentos que se transformariam em depressão;

- Hortênsia (amigos/viagens): expande a mente.

Que plantas seriam boas para o seu jardim holístico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!