6 dicas para montar o seu canto de estudo!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

O vestibular é certamente um dos momentos mais importantes na vida dos jovens. Por meio do vestibular, os estudantes escolhem não apenas a profissão sobre a qual irão se dedicar e aprender, mas também a instituição de ensino na qual passarão os próximos quatro ou cinco anos de suas vidas. Como todos sabem, a competição é acirrada – em muitos cursos, como Odontologia ou Medicina, a disputa é de 300 candidatos para uma vaga -, e somente os mais bem preparados passam para as fases seguintes ou são aprovados. Por isso, estudar, e estudar bastante, é essencial para o sucesso nesta empreitada. Prestar atenção nas aulas, revisar as matérias e os assuntos mais difíceis são partes integrantes do dia a dia do vestibulando. Nestas horas, ter uma rotina diária de estudos em casa pode fazer toda a diferença. Ter um canto particular de estudos, então, é a prioridade número um de quem busca um bom resultado no vestibular.

Neste artigo do homify, vamos ver algumas dicas sobre como montar um canto de estudos em sua residência, e como fazer com que estes momentos de estudo e reflexão sejam tão proveitosos quanto produtivos para o estudante.

Praticidade e funcionalidade

É importante que o canto de estudos seja um espaço praticamente integrado ao dia a dia do estudante. É lá que ele vai passar pelo menos de 3 a 4 horas por dia nos próximos meses. Dessa forma, a transição entre o quarto e o canto do estudante deve ser a mais fluída e suave possível. Há outros pontos a se destacar: o canto de estudos deve ser um local prático, no qual o estudante se sinta confortável e independente para realizar suas ações. Deve ser um ponto funcional, no qual ele possa acessar todos os livros que deseja, buscar informações na Internet quando necessário, imprimir alguma tabela quando quiser. Enfim, um pequeno home office para um jovem que busca começar da melhor maneira uma nova e importante fase da sua vida.

A importância do canto de estudos

No período que antecede as provas do vestibular, o aluno fica frente a frente com um literal turbilhão de emoções. Além de ter que lidar com uma escolha que, muitas vezes, é feita no impulso e menos na objetividade, é preciso saber equilibrar os horários de aula, o conteúdo diário de informações e conceitos que são repassados pelos professores, sem contar as cobranças da vida pessoal (amigos, passeios, baladas) e dos pais, que, por mais compreensivos que sejam, estão sempre na expectativa de um bom resultado. Assim, criar um canto ou um local de estudos apropriado é uma oportunidade para que o estudante fique por sua conta, sozinho em suas decisões. É ali no canto de estudos que ele determina o ritmo do aprendizado, os conteúdos que serão repassados e as prioridades que devem ser definidas. E ter isso bem estabelecido por ser a diferença entre passar no vestibular ou deixar para o próximo ano.

Onde montar

Apartamento - Bairro de Higienópolis: Escritório e loja  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento – Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

De preferência, o canto de estudos deve ser montado no quarto do estudante, quando houver espaço. A ideia é aproveitar a mesa ou a escrivaninha que foi usada ao longo do Ensino Fundamental e parte do Ensino Médio e transformá-la em um bunker estudantil: um local próprio e exclusivo para o estudo, sem interrupções ou desvios de atenção. Aqui, neste quarto projetado pelo escritório Carmello Arquitetura, temos um espaço de estudo de viés moderno e quase minimalista, com um mínimo de recursos, mas com o máximo de funcionalidade. Sem elementos para distrair o estudante, é um espaço perfeito para quem precisa se concentrar e focar nos estudos. Bem iluminado, o quarto tem uma atmosfera agradável, que permite que o estudante fique por um bom par de horas se dedicando a sua tarefa principal sem se cansar.

Que móveis escolher?

Escritório e loja  por Loaf
Loaf

Quill Bureau

Loaf

Ao contrário do home office, no qual o profissional precisa de um espaço no qual possa desenvolver uma série de trabalhos, projetos e tarefas, o canto de estudos pede apenas um local tranquilo e silencioso, no qual o estudante possa se dedicar a ler livros e mais livros e mais apostilas sobre as disciplinas que irão cair nas provas. Por isso, não é preciso se preocupar tanto com o estilo dos móveis – ainda que o conforto seja fundamental. Assim, até mesmo a antiga escrivaninha, ou a mesa da sala de jantar, podem servir como base para o seu canto de estudos. Ainda assim, não se pode abrir mão de certas especificidades fundamentais para um bom resultado: uma boa iluminação, uma cadeira confortável e acesso fácil e rápido aos materiais de apoio.

Organizando os livros

Quarto Carolina - Barra da Tijuca RJ: Quartos  por Konverto Interiores + Arquitetura
Konverto Interiores + Arquitetura

Quarto Carolina – Barra da Tijuca RJ

Konverto Interiores + Arquitetura

Todo vestibulando sabe: no ano em que se prepara para o vestibular, o que não falta é material de consulta. Seja no próprio colégio ou no cursinho pré-vestibular, serão pilhas e mais pilhas de livros a serem consultados, tabelas a serem estudadas e mapas a serem analisados. Por isso, manter estes conteúdos organizados na mesa de estudos é de grande importância para um bom aproveitamento dos conteúdos. Neste quarto, por exemplo, temos mais um canto de estudos estruturado de forma integral ao ambiente. A cadeira, ergonômica, garante o conforto pelas várias horas de concentração a que o aluno irá se dedicar. As prateleiras montadas acima da mesa, por sua vez, permitem que os conteúdos e materiais sejam organizados com eficiência, facilitando o acesso do estudante aos mesmos.

Iluminação natural

Por outro lado, se há algo que tanto o canto de estudos como o home office devem ter em comum é o acesso a uma boa iluminação natural. Para quem vai ficar horas e horas deitado sobre os livros, a iluminação deve ser das mais eficientes, garantindo a leitura e a compreensão dos textos e fórmulas sem dificuldade. Caso não seja possível trabalhar com a iluminação natural, é fundamental ter por perto uma luminária ou um spot individual, que possa jogar a luz com objetividade sobre o estudante e seus livros. Aqui, neste exemplo, temos uma mesa de estudo estruturada em um quarto cuja janela se abre para a belíssima vista da paisagem do Rio de Janeiro. A iluminação natural está garantida, mas perceba o pequeno abajur ali no canto pronto para qualquer necessidade!

Curtiu estas dicas para montar o canto de estudos para o vestibulando? Mande sua opinião ou sua sugestão de tema para a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!