Acabou de casar? Veja 6 dicas para decorar sua casa!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Recém-casados! Mais que uma nova fase da vida, o início de uma trajetória de parceria, amor e companheirismo que deve durar por muitos e muitos anos. E não estamos falando apenas do casamento de papel passado, o de celebração religiosa e festa para os amigos e a família. Estamos falando de casais que passam, a partir de determinado momento da vida, a dividir o mesmo espaço, a mesma rotina. Em muitos casos, tudo isso acontece em uma casa nova, recém comprada ou construída. Em outros, um se muda para a casa do outro. Não importa. A partir do momento em que um casal passa a conviver, as coisas mudam. Hábitos solitários precisam ser ajustados, horários precisam ser revistos e a vida social precisa ser reorganizada.

Na hora de decorar a casa, tudo isso conta. Afinal, como lidar com o estilo de pessoas – ainda que alinhadas em diversos pontos – completamente diferentes? Exige uma boa dose de paciência, atenção e de colaboração. Neste nosso livro de ideias, vamos mostrar como é possível equilibrar todos os sentimentos envolvidos em uma vida nova a dois na hora de decorar a sua residência. Venha com a gente!

Espaço pessoal

Quartos  por Taller Luis Esquinca
Taller Luis Esquinca

recamara principal

Taller Luis Esquinca

Como dissemos, generosidade é uma das características essenciais que devem ser trabalhadas em um relacionamento. Na hora de decorar a residência, mais ainda. Ainda que o equilíbrio deva sempre ser buscado, todos sabemos que é plenamente possível abrir mão deste ou daquele espaço apenas para satisfazer o parceiro. Por exemplo: se um elemento do casal é apaixonado por cinema, não custa deixar que o home theater tenha exatamente a sua cara. Por outro lado, se você adora cozinhar e não abre mão de montar os pratos do dia a dia, deixe a cozinha de acordo com a sua personalidade e seu estilo. É o tal do espaço pessoal, aquele cantinho, dentro de uma casa, que é só seu. Pode ser um escritório, ou até mesmo o quarto do casal, como nesta foto. Em resumo, a casa é dos dois, mas é possível ter o seu cantinho particular.

Equilíbrio

A decisão de um casal em morar junto é uma questão de equilíbrio, respeito e generosidade. Equilíbrio por conta de entender que cada um tem o seu gosto e o seu estilo específico, e nenhum deles deve se sobressair sobre o outro. Respeito para entender estas diferenças e generosidade para saber a hora de abrir mão desta ou daquela opinião em busca da resolução e do bem comum. O mesmo vale na hora de montar a decoração da casa. Antes de sequer iniciar qualquer projeto, vale a pena conversar para saber se a visão de cada um consegue corresponder ao que será planejado ou entregue. Se ele gosta de tons escuros e ela gosta de tons claros, é preciso trabalhar um equilíbrio entre estas duas visões, de modo que ambos se sintam confortáveis posteriormente no ambiente em que vivem. O diálogo aberto e sincero sempre é uma boa solução.

Funcionalidade

Na hora de pensar a decoração da sua casa, beleza é fundamental. Estilo também. Mas, tão importante quanto tudo isso, é pensar na funcionalidade. Afinal, o dia a dia do casal pode ser dos mais diferentes, de acordo com a rotina de cada um. Um deles pode sair de manhã, bem cedo. Outro pode sair apenas depois das 9 horas. Um pode almoçar em casa. Outro pode almoçar na rua. Um pode trabalhar em casa. Outro adora chamar os amigos para um vinho em meio a semana. Um gosta de dormir até tarde no fim de semana. Outro gosta de acordar cedo para correr. Por isso é tão crucial pensar na funcionalidade do ambiente. A decoração deve ser sempre pensada de acordo com o cotidiano do casal e com o seu estilo de vida. Aqui, por exemplo, temos uma sala de jantar moderna, espaçosa, clara e refrescante, que certamente reflete o estilo de vida daqueles que vivem nesta residência.

Vida Social

Uma residência nova, em uma nova fase da vida, sempre é motivo de celebração. Por isso, nada mais comum que a nova casa seja um prolongamento da vida social do casal. São reuniões após o trabalho, jantares no fim de semana, festas de aniversário, churrascos no fim de semana. Se o casal não abre mão de uma vida social ativa e privilegia mais do que tudo a presença dos amigos, a decoração da casa deve – novamente – refletir este posicionamento. Assim, o ideal é investir em salas de estar e de jantar amplas – como neste projeto do escritório Thaisa Camargo Arquitetura e Interiores – com um bom espaço de circulação e de movimentação. Vale a pena pensar em colocar um bar no canto da sala, assim como em maneiras de integrar a cozinha (como veremos no próximo tópico) a estas peças. No fundo, o que vale é a diversão!

Cozinhando

Cozinha integrada com a sala: Cozinhas modernas por Ruta arquitetura e urbanismo
Ruta arquitetura e urbanismo

Cozinha integrada com a sala

Ruta arquitetura e urbanismo

Se, como vimos, o casal não abre mão da vida social e adora receber os amigos em casa, é fundamental pensar em uma cozinha que se integre aos outros ambientes da residência. A cozinha americana é hoje uma tendência comum nas novas residências, e pode ser uma das melhores opções para quem gosta de preparar pratos deliciosos para os amigos. Aqui na foto, por exemplo, temos uma cozinha quase rústica que tem com destaque os nichos planejados especificamente para este espaço. Nestas horas, vale muito o gosto pessoal de cada um. Aqui, o casal optou por uma solução mais despojada e sutil, que casa perfeitamente com os amplos espaços do apartamento. 

O quarto do casal

O ser humano dorme em média 8 horas por dia. Na prática, isso significa que em 1/3 de sua vida as pessoas estão dormindo. Quem tem 45 anos, por exemplo, passou 15 anos de sua vida dormindo. Até por isso, o quarto de dormir é um dos locais a que mais se deve dar atenção na hora de decorar uma residência. Quando falamos do quarto do casal, então, a atenção é redobrada, já que se trata do canto mais íntimo e pessoal destas duas pessoas. Aqui, mais do que nunca, o equilíbrio e o respeito ao gosto pessoal devem ser trabalhados de forma completa. Vale a pena, mais uma vez, discutir para saber exatamente o que se deseja deste espaço: se uma cama espaçosa ou confortável, se um ambiente mais escuro e ou mais claro, se uma decoração chamativa ou sutil. Tudo isso, depois, pode se transformar em mais um belo exemplo de decoração – e um local que vocês vão amar por muitos e muitos anos.

O que achou de nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!