6 soluções para quartos de meninas sem gastar muito!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Os tempos estão mudando. Antes princesinhas do lar, as meninas hoje assumem um posicionamento mais ativo, estão deixando de lado aquela personalidade frágil e tomando controle de seu destino. Princesas sim, mas guerreiras, donas de seu próprio nariz e de suas decisões na vida. Essa mais do que bem-vinda mudança de paradigma encontra resposta, obviamente, na decoração do quarto, já que esta nada mais é do que um reflexo da personalidade das garotas. Assim, já não são predominantes os tons leves de rosa e carmim. O quarto das meninas agora é um espaço criativo, divertido, no qual ela ainda pode brincar de casinha, se assim o desejar, mas pode também brincar de super-herói – e super-heroína – a hora que quiser.

Neste nosso livro de ideias, vamos dar uma olhada em algumas ideias que podem auxiliar, de forma econômica, a dar um up na decoração do quarto da menina. São soluções práticas, criativas e que não demandam nem grandes esforços ou orçamentos: basta saber o que se deseja e metade do caminho já está andado.

Prateleiras

Quarto infantil  por MoRo

Assim como os nichos, as prateleiras são outra opção barata e prática para quem deseja mudar a decoração do quarto da menina. Elementos multifuncionais dentro do décor, as prateleiras podem ser anexadas a armários, dispostas de forma independente na parede, alinhadas de forma a criar movimentos. Podem ser feitas de madeira, MDF, vidro ou metal. Podem ir na cozinha, na sala ou no quarto. O que vale mesmo é a sua beleza, sua harmonia em relação ao projeto e sua funcionalidade. Aqui, por exemplo, temos um conjunto de prateleiras que é parte integrante do armário principal. Posicionada logo ao lado da cama da menina, o conjunto de prateleiras é um convite ao lazer e à leitura, além de servir como espaço para se colocar brinquedos, bonecos e outras lembranças. Assim como os nichos, as prateleiras garantem um ganho bem interessante de espaço dentro do quarto – e até por conta disso são tão populares.

Acessórios na parede

Apartamento Alto da Lapa II: Arte  por Andréa Gonzaga
Andréa Gonzaga

Apartamento Alto da Lapa II

Andréa Gonzaga

Seja para meninos como para meninas, a chegada da adolescência é um período de grandes mudanças: físicas, psicológicas ou mesmo de atitude. Os jovens passam a impor mais suas vontades e seus gostos, o que se reflete na decoração do quarto. Assim, por que não trabalhar com o hobby da adolescente como temática para a decoração? Aqui, por exemplo, temos um quarto de menina que ainda guarda resquicios de uma decoração mais leve e de tons de rosa, mas que investe também nas cores mais fortes e nos contrastes. 

O gosto pela música se manifesta no violão e na guitarra dispostos no painel da parede que, junto às almofadas floridas e elementos em neon estabelecem uma atmosfera quase psicodélica. Se pensarmos bem, o violão e a guitarra podem ser substituídos por qualquer objeto que traduza o gosto da jovem: pôsteres de bandas ou filmes, cartazes de peças de teatro, raquetes de tênis, tacos de golfe, etc. A  parede é a tela na qual a jovem cria a sua arte!

Quadros

Quarto infantil  por Whitaker Studio
Whitaker Studio

West London Home by Sybarite Architects

Whitaker Studio

Todos sabemos que quadros são ótimas opções para dar uma nova vida a paredes vazias. As opções são tantas que fica até difícil escolher qual vai ser a mais interessante. Que tal, então, unir a beleza dos quadros na parede com a seriedade de um canto de estudos? Aqui, por exemplo, encontramos um espaço que foge novamente das cores leves e dos tons de rosa para investir em um ambiente criativo e colorido. Reparem como os tons de amarelo são evidentes no décor do quarto, que ainda se beneficia pelos painéis em madeira que trazem uma atmosfera rústica ao espaço. Os quadros referenciam elementos da pop art dos anos 60, com suas reproduções de detalhes de histórias em quadrinhos. Este belo quadro se completa ainda pelo mapa, que parece trazer elementos da costa inglesa. Um charme só para uma garota repleta de futuro!

Papel de parede

O papel de parede é notoriamente uma das soluções mais inventivas, criativas, bonitas, práticas e econômicas na hora de se decorar um ambiente. Um papel de parede pode dar outra cara a qualquer espaço, deixando um ambiente, antes triste e frio, com energia e vida como nunca teve antes! Por isso, na hora de fazer uma mudança no quarto da menina, nada melhor que escolher um papel de parede que se adapte ao seu estilo e à sua personalidade. Neste projeto do arquiteto Breno Santiago, de São Paulo, temos um quarto de menina no melhor estilo clássico, que investe numa atmosfera leve e nos tons de rosa, bege e carmim. Percebam como toda a decoração do quarto é harmônica, como se fosse uma unidade visual integrada, seja na estampa do papel de parede, nos detalhes da cortina ou no acabamento dos móveis. Assim, com pequenos detalhes e um papel de parede escolhido a dedo, temos mais um quarto de menina de cair o queixo!

Adesivos

Quarto infantil  por Klebefieber.de - Apalis GmbH
Klebefieber.de – Apalis GmbH

Wandtattoo Elfe auf Zehenspitze

Klebefieber.de - Apalis GmbH

Por mais que a decoração seja um reflexo da personalidade da jovem, há sempre um detalhe a mais que pode deixar aquele cômodo com uma toada toda especial. Sim, estamos falando dos adesivos de parede, que cumprem essa função com eficiência e criatividade. Os adesivos trabalham com elemento gráficos dos mais diferenciados, trazendo para o décor uma atmosfera de descontração das mais interessantes. É como se fosse possível fazer uma pequena intervenção no projeto, mas sem jamais esquecer da harmonia do conjunto ou da proposta do design.

No caso do quarto das meninas, quanto mais criativo e elegante, melhor! Aqui, por exemplo, temos um quarto de menina que investe em tons esmaecidos de azul e amarelo, criando uma sensação de leveza e calma. O elemento-chave chega com o adesivo da fada que dança, um toque mágico e delicado que deixa todo o ambiente numa vibe mais etérea.

Nichos

ZAAV-Casa-Interiores-1233: Quarto infantil  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1233

ZAAV Arquitetura

Muitos pensam que os nichos são elementos que só funcionam em quartos de bebês. Puro engano. É possível trabalhar com nichos em qualquer tipo de ambiente e estilo de decoração. Como sabemos, os nichos e as prateleiras se estabelecem como uma solução das mais interessantes e criativas dentro do design moderno, já que permitem que se brinque com a decoração sem medo, adicionando aqui e ali toques de versatilidade sem ocupar espaço. No caso do quarto das meninas, os nichos garantem um toque extra de charme – e sem que seja preciso investir muito para isso. Aqui, na foto, temos um nicho que se posiciona acima da cama e que recebe brinquedos, bonecos e livros. Feito em madeira branca, o nicho cria um interessante contraste com o papel de parede em floral bege. O conjunto se completa pela imensa janela que se abre para uma bela vista do campo.

Espelhos

Apartamento Bairro de Higienópolis: Quarto de crianças  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Um espelho é sempre uma boa solução quando se deseja modificar um ambiente. O espelho é capaz de ampliar espaços, iluminar ambientes, promover uma sensação de liberdade e movimento. Ou seja, é perfeito para a menina que está crescendo e começando a conhecer seus limites e seu potencial. Aqui nesta foto temos espelhos que estão posicionados no canto do quarto, estabelecendo um efeito bem peculiar. Trata-se de uma solução simples e criativa para uma questão bem pertinente: o que fazer com um cantinho vazio? Para não deixar este espaço sem uso, optou-se por colocar espelhos neste local.

Posicionados de forma estratégica, os espelhos criam uma sensação – dependendo do ângulo de quem vê – que o quarto tem seu espaço multiplicado por 4. Ou seja, com apenas dois espelhos verticais colocados no canto do quarto, temos um efeito dos mais bacanas e impressionantes.

O que achou de nossas dicas para incrementar o quarto das meninas? Dê sua opinião ou mande uma pergunta para a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!