6 dicas para organizar o quarto das crianças

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Um quarto de criança é um lugar de alegria, diversão, encantamento. É o local em que as crianças não apenas vão dormir, mas onde leem seus livros, brincam em suas viagens imaginárias, correm, pulam e tudo mais que têm direito. Até por isso, manter um quarto de criança arrumado e organizado não é tarefa das mais fáceis. E não pensem que isso melhora com o tempo! À medida que vão crescendo, as crianças que agora se tornaram adolescentes, em sua maioria, não ligam muito para o quesito organização, deixando as roupas, meias,  livros e cadernos espalhados pelo quarto. 

Faz parte do processo de crescimento e amadurecimento aprender a lidar com sua própria bagunça e perceber que é possível, sim, manter a sua personalidade e seu estilo, mesmo em um ambiente organizado. Neste nosso livro de ideias, vamos dar uma olhada em algumas soluções práticas e eficientes para manter organizado o quarto de crianças e adolescentes. No fundo, você vai perceber que é bem mais fácil do que imaginava!

Nichos

Para as crianças menores, uma bela dica para ajudar na organização de roupas, brinquedos e livros é trabalhar com nichos. Os nichos se estabelecem hoje em dia como uma opção das mais interessantes na decoração de quartos infantis, já que são elementos razoavelmente econômicos e que oferecem vasta possibilidade de uso dentro do ambiente. Os nichos podem ser trabalhados como peças de organização assim como elementos estéticos dos mais criativos e elegantes. Neste quarto infantil que transborda charme e sofisticação, projeto do estúdio Arquitetura e Interior, do Rio de Janeiro, temos nichos coloridos que ajudam na organização dos brinquedos e são parte fundamental do décor do quarto. Reparem nos nichos no canto esquerdo da foto, que trazem pequenas portas de correr vazadas, o que permite guardar peças que requeiram mais cuidado e atenção e ainda assim manter a harmonia com todo o estilo da decoração.

Armários

Quarto infantil  por Toca Fusta
Toca Fusta

Litera adaptada

Toca Fusta

À medida que as crianças vão crescendo, suas roupas vão crescendo também, seja em tamanho quanto em quantidade. Há livros escolares, coleções de revistas, brinquedos, todos aguardando um local especial para serem guardados. Nestas horas, nada melhor que ter um belo armário à sua disposição, com prateleiras, gavetas e cabideiros organizados de modo que todos as roupas, objetos e apetrechos possam ser guardados com segurança. Aqui, por exemplo, temos um quarto no qual duas irmãs dividem um beliche em harmonia. Os armários, nas cores rosa e branco, adaptam-se com elegância ao estilo leve da decoração, criando um ambiente clean e organizado, que conta ainda com um ótimo espaço de circulação e uma simpática mesa de estudos. Funcionalidade aliada à beleza.

Estantes

Quarto infantil  por MARIANGEL COGHLAN
MARIANGEL COGHLAN

Recámara infantil basada en Harry Potter

MARIANGEL COGHLAN

Se o seu filho ou filha já é um apaixonado(a) por literatura e pelos estudos, por que não instalar uma estante no quarto? A estante, além de um móvel elegante e prático, dá ao ambiente uma atmosfera cultural que é essencial nesta fase de estudos pela qual todo jovem passa. Com a estante, fica ainda mais fácil organizar não apenas os livros, mas os DVDS e Blu-rays, as revistas e os pequenos elementos de decoração como action figures ou lembranças de viagem. Aqui, por exemplo, encontramos um quarto que traz como marca principal o dinamismo e o movimento, marcados pela estrutura elevada da cama em relação ao ambiente. Aqui encontramos três ambientes distintos e complementares: a cama, o canto de estudos e a estante, que organiza o dia a dia do jovem de forma prática e eficiente. A sala de estudo é separada da estante por conta de escada que vai até a cama, que se privilegia do pé direito elevado deste quarto.

Balcões

Parte integrante do décor dos quartos de bebê, o balcão tem uma função das mais importantes no dia a dia dos novos pais: serve como trocador para a criança e ainda ajuda a organizar todas as peças de roupa, fraldas e brinquedos. Aqui, por exemplo, temos um belo e delicado quarto infantil que traz diversos elementos fascinantes em sua decoração, a começar pela bela combinação dos papéis de parede, que cria uma dinâmica toda especial no ambiente. Neste espaço criativo, os balcões se estabelecem como peças das mais importantes, já que, com suas diversas gavetas, garantem uma organização completa e funcional. Percebam que, como cada gaveta possui uma cor diferente, é possível estabelecer seu conteúdo a partir das cores. Por exemplo: as fraldas poderiam ir nas gavetas de cor branca. Itens de higiene poderia ir nas amarelas e as roupas do bebê nas de cor rosa. Uma associação de cores capaz de resolver todos os problemas!

Prateleiras

Práticas, simples e eficientes, as prateleiras, assim como os nichos, são soluções econômicas e criativas para quem precisa de mais espaço no quarto para armazenar e organizar suas coisas. Para fazer um bom uso das prateleiras, basta um pequeno espaço na parede. As prateleiras podem ser feitas com madeira, vidro, metal e sua estrutura vai variar de acordo com o estilo do ambiente. Aqui neste quarto, por exemplo, temos uma prateleira feita em madeira – pintada em amarelo – cuja estrutura traz uma curiosa brincadeira com suas linhas retas e seus ângulos, estabelecendo quase que pequenos nichos para livros e vasos. As prateleiras, quando bem trabalhadas, podem ser as opções mais práticas para se manter um quarto bem organizado e cada coisa em seu lugar.

Ao redor da cama

Trata-se de uma estrutura bem comum quando falamos de quartos para jovens e adolescentes. Muitas camas trazem, em sua estrutura, gavetas na parte interior, que auxiliam na organização do quarto. Estes espaços podem ser destinados a guardar sapatos, tênis ou chinelos, assim como lençóis, cobertores ou mantas. Tudo vai de acordo com a escolha do morador e com a funcionalidade desejada para este espaço. No exemplo que temos aqui, o projeto de design foi um pouco mais além, transformando a cama em um pequeno cubo que tem ao seu redor uma quase estante com livros, aparelhos eletrônicos e revistas. Além de prática e eficiente, esta estrutura dá um ganho de espaço substancial ao quarto, que se estabelece como uma área funcional e com grande mobilidade e circulação.

O que achou de nossas dicas para organizar o quarto das crianças?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!