SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

7 salas de estar para todos os estilos!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Parabéns! Você tem uma casa nova, pronta para ser decorada de acordo com o seu estilo e sua personalidade. Esta, porém, está longe de ser uma tarefa simples ou corriqueira. A decoração de sua nova residência é um processo dos mais complexos, já que exige uma boa dose de cuidados e um estudo bem apurado do que funciona melhor, tanto para o ambiente como para você. Antes de mais nada, o ideal é contar com a ajuda de um profissional, seja um designer de interiores, um decorador ou um arquiteto. Com a ajuda deste profissional, fica mais fácil identificar qual o seu estilo, ajustar o projeto ao seu orçamento e ter como resultado uma casa charmosa e elegante.

Neste nosso livro de ideias, vamos dar uma olhada nos principais estilos de decoração que encontramos nos dias de hoje, quais as suas características e suas particularidades. Entendendo como é e qual a proposta de cada estilo, garantimos que ficará ainda mais fácil escolher aquele que melhor se aplica à sua casa.

Rústico

O estilo rústico tem várias similaridades com o estilo country - talvez por conta do uso de elementos em madeira e pelo despojamento presente em seus espaços – mas sua natureza vai mais além, referenciando o período em que boa parte da população vivia no campo e retirava da terra sua subsistência e sua alegria de viver. Assim como o estilo clássico, o rústico trabalha com elementos que recriam peças ou estruturas do passado ou com determinada aparência – o mobiliário rústico se evidencia por peças que soam envelhecidas pelo tempo, além de um acabamento propositalmente desgastado, como podemos ver neste belo exemplo, no qual temos uma sala de inspiração rústica em sua essência, mas que insere aqui e ali elementos modernos como os sofás e o aparelho de televisão.

Iniciando os trabalhos

Saber qual estilo será aplicado em sua residência é fundamental para dar início a qualquer projeto de decoração. É a partir da definição do estilo que os profissionais responsáveis pelo projeto irão estabelecer suas diretrizes, seus custos e seus prazos. Por isso, antes de dar start em seu projeto de decoração, é importante conversar com o profissional responsável para repassar suas observações, seus desejos e suas preferências. Nesta conversa, fale sobre o seu estilo de vida, sobre o que você deseja para aquele ambiente, como será o seu dia a dia, quais as suas preferências em termos de lazer e descanso, quais suas cores preferidas, o quanto você pretende investir na decoração, quais materiais lhe são mais aprazíveis. Em resumo, fale tudo o que você imagina para este novo ambiente e esta nova fase da sua vida. Com isso, a possibilidade de ter um projeto que esteja de acordo com as suas intenções é cada vez maior.

Moderno

Vamos agora dar uma olhada em alguns do principais estilos presentes na decoração de residências, tanto no Brasil como no restante do mundo. O estilo moderno se caracteriza por ser um reflexo da época em que vivemos. Quem mora em um ambiente de estilo moderno se sente completamente alinhado e antenado com os movimentos sociais, culturais e estéticos de nosso século. Por isso, o estilo moderno investe em ambientes clean, em peças elegantes e que primam pelas linhas retas e pelo investimento em um viés tanto artístico quanto estético; seus ambientes contam com tetos e paredes em tons claros, evitando ainda o uso excessivo de estampas.

Estas características podem ser percebidas nesta linda sala de linhas modernas, um projeto do estúdio Vismaracorsi Arquitectos, aqui de nossa vizinha Argentina, com espaços amplos e uma sensação de leveza geral no ambiente. Reparem no design das poltronas, peças belas e charmosas que se integram de forma eficiente a todo o estilo da decoração.

Clássico

Salas de estar  por Etons of Bath
Etons of Bath

Georgian Country House

Etons of Bath

Por outro lado, o estilo clássico traz, em sua essência, o espírito de épocas anteriores, trazendo para dentro de casa a elegância, a grandiosidade e o drama presente nas residências do século 19 ou 18. É o estilo perfeito para os românticos de plantão e para aquelas pessoas mais tradicionais, que buscam o conforto e a estabilidade mas não abrem mão de um ambiente requintado. Até por isso, a alma deste estilo é a mobília em cerejeira, sempre harmonizada com um mobiliário antigo – original ou reproduzido – produzido a partir de um design rico e ornamentado, predominantemente de tons escuros e intensos. Ao contrário do estilo moderno, o estilo clássico investe em estampas e tecidos – e seus tetos e paredes fogem com energia do branco e dos tons leve, como podemos ver nesta residência do interior da Inglaterra, clássica até a alma!

Eclético

Salas de estar  por Honeybee Interiors
Honeybee Interiors

Queens Park House

Honeybee Interiors

Como o próprio nome diz, o estilo eclético mistura um pouco de tudo para obter um resultado único e de grande personalidade. O estilo eclético pode contar com elementos do moderno, do clássico, do rústico e do minimalista, sem que isso soe desalinhado ou inorgânico. Ao contrário: ao brincar com a mescla de todos os estilos, o eclético torna-se o mais contemporâneo de todos, um exemplo de como é possível conviver com todas as diferenças e ainda tirar dessa relação um resultado mais do que positivo. 

Nesta foto que representa o estilo eclético, podemos reparar como funciona essa harmonia de diferenças. A arquitetura da sala trabalha com uma toada clássica, mas isso é quebrado pelos móveis (sofás, poltronas e pufes) de cores e design moderno. Há ainda um toque minimalista na distribuição das fotos na parede e na estrutura da estante embutida. Peças grandes e antigas ainda trazem uma vibe rústica ao ambiente. Enfim, um ecletismo dos mais brilhantes!

Minimalista

O dicionário traduz minimalismo como o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos. Há ainda a definição artística, que o identifica como uma escola de pintura abstrata que vê seus elementos como se estes fossem compostos de formas geométricas elementares executadas em estilo impessoal, reduzindo ao mínimo seus elementos. Em decoração, o estilo minimalista se diferencia do moderno justamente por esta certa impessoalidade e pelo uso econômico de recursos. Investindo quase sempre em espaços amplos e peças de tons neutros, o estilo minimalista pode ser apreciado como um espaço que privilegia a movimentação e a circulação: a funcionalidade acima da estética. 

Aqui nesta foto, por exemplo, percebemos como a economia de elementos deixa esta sala com um aspecto quase frio, mas que é quebrado com inteligência pela luz que entra tanto pelas portas de vidro como pelo teto de vidro – que se abre como uma grande estrutura geométrica que domina o espaço!

Mediterrâneo

Salas de estar  por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – THE MAIN HOUSE

Bloomint design

Como o próprio nome diz, este estilo de decoração deve suas características às construções presentes em regiões costeiras mediterrâneas de países como Espanha, Grécia, Itália, Turquia e norte da África. O que estes países compartilham em termo de designs países tem em  são a luminosidade, a cor e o frescor. A luminosidade é garantida por janelas amplas que potencializam ao máximo a entrada de luz nos ambientes. Esta leveza do estilo mediterrâneo é ampliada com um caprichado cuidado nas cores das paredes, normalmente brancas ou em azul claro, o que garante a luminosidade e garante o frescor no ambiente. As cores mais comuns trabalhadas no estilo mediterrâneo são o azul, o verde azeitona e o ocre. Outra característica do estilo mediterrâneo é a elegância do uso dos elementos, nada em exagero, buscando sempre uma toada clean para o ambiente. E não esqueça do teto de madeira, fundamental para dar aquele clima de Europa Mediterrânea que todos nós merecemos!

Ficou mais claro entender como funciona cada estilo? Agora aplique isso em seu projeto e nos conte depois o resultado!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!