Como escolher uma escrivaninha?!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

As escrivaninhas ou mesas de trabalho são ótimas aquisições para quem trabalha, estuda ou até mesmo para algumas tarefas de casa. Ela pode ser um dos elementos principais do escritório, sala de TV ou do quarto. Principalmente, para aqueles que passam boas horas do dia focados nos estudos, no trabalho, fazendo o orçamento da casa ou organizando documentos. 

A escrivaninha é o tipo ideal de mesa para praticar diversas atividades, pois é um móvel versátil que pode oferecer funcionalidade com design e charme. Este item do mobiliário pode seguir em vários formatos. Além disso, ela pode trazer consigo alguns acessórios e misturar diferentes estilos de decoração, como moderno, vintage, provençal, rústico, minimalista e colonial. Fica a seu critério a escolha do estilo que mais tem a ver com o ambiente onde ela vai ser adicionada.

Os modelos de escrivaninha podem variar muito. Seja de material, tamanho, funcionalidade e estilo. Essas peças podem aparecer trazendo gavetas, nichos, prateleiras, suporte para teclado e suporte para monitor. Elas também podem ser anexadas a outros móveis, como uma forma de deixar a área ainda mais adequada para quem está focado no trabalho.

Pelo fato de a escrivaninha ser um móvel que pode ser apresentada em diferentes formatos e materiais, selecionamos algumas dicas e informações sobre os modelos disponíveis. Assim, você pode fazer a escolha certa na hora de comprar a sua. Fique por dentro!

Modelo

Para ter um cômodo que siga uma harmonia no mobiliário, é interessante escolher uma escrivaninha que faça sentido com o restante dos móveis que já habitam o espaço em questão. As escrivaninhas confeccionadas em madeira maciça exigem uma manutenção mais frequente. No entanto, as escrivaninhas produzidas em outros tipos de madeira e em outros materiais podem ser um pouco mais simples de se limpar e se manter. Por ser uma peça com aparência bonita, discreta e moderna, as escrivaninhas que contam com tampo de vidro são muitas vezes as mais comuns a serem adicionadas nas casas. O tampo de vidro pode ser apoiado em um cavalete ou em pernas de metal ou madeira. Esta opção é uma alternativa acessível e interessante para o plástico ou acrílico. 

Cômodo

Escritório e loja  por Loaf
Loaf

Quill Bureau

Loaf

A escrivaninha pode ser adicionada no quarto, sala de TV e escritório. Por ser uma peça versátil, ela pode se adaptar bem em diversos cômodos. Principalmente, se estes tiverem uma decoração mais moderna e despojada. Quando a escrivaninha é o ponto de atenção em um quarto, a escolha deve ser por uma peça elegante e imponente para trazer charme ao ambiente. Decorações mais clássicas e campestres funcionam muito bem com escrivaninhas em madeira. As decorações mais modernas e industriais podem receber peças em metal ou aço. Para ambientes que sigam um estilo minimalista, as escrivaninhas que ofereçam tampão de vidro funciona perfeitamente.

Tamanho

Escritório e loja  por INTERIORISMORECICLADO
INTERIORISMORECICLADO

​escritorios individuales

INTERIORISMORECICLADO

O tamanho da mesa de trabalho ou escrivaninha deve seguir medidas adequadas para que a pessoa que ocupará o local vai ter espaço o suficiente para se movimentar, executar suas funções e apoiar os objetos que precisa. Quando se trabalha no sistema home office, é muito importante ter um ambiente que seja confortável e ideal para a concentração. As dimensões mínimas de espaço normalmente são de 120 x 80 centímetros, dispostas em modelos de escrivaninha. No quesito altura correta para a escrivaninha, a medida normalmente varia entre 74 e 76 polegadas. É mais do que importante que as cadeiras de escritório tenham uma altura ideal para ficarem abaixo da escrivaninha.

Funcionalidade

As escrivaninhas são móveis perfeitos para grandes escritórios, estúdios de design e agências, pois elas prezam a praticidade e a mobilidade na hora de trabalhar. Alguns modelos contam com compartimentos que permitem que as certos artefatos fiquem ao alcance, facilitando na hora de executar algumas tarefas. Nos escritórios e quartos pequenos, gaveteiros portáteis com rodas são perfeitos para serem colocados logo abaixo das mesas. São elementos muito cômodos e podem oferecer espaço suficiente para guardar todos os materiais de escritório, como canetas, blocos de anotações, pastas e papel para a impressão. As escrivaninhas com tampões de vidro também podem ser úteis para designers gráficos e artistas que precisam sempre cortar e refilar papéis, visto que o vidro não ricas com estilete.

Composição

Integração e renovação: Escritório e loja  por Lore Arquitetura
Lore Arquitetura

Integração e renovação

Lore Arquitetura

Na hora de ser profissional e trabalhar da melhor maneira possível, nada mais adequado do que poder trabalhar ou pesquisar em um local que seja confortável e que nos deixe à vontade. Quando se trabalha em casa, isso se aplica diretamente à mesa do computador ou a escrivaninha. Para decorar o seu cantinho, você pode adicionar um belo vaso com flores, fotos e souvenir de viagens. Pode também adequar a escrivaninha ao modelo do cômodo, usando elementos nas cores presentes na decoração do quarto e em versões pequenas dos objetos decorativos que embelezam o cômodo.  Neste escritório projetado pelo escritório  Lore Arquitetura, temos um ambiente com estilo campestre e rústico. A estante ao lado ajuda a deixar o ambiente mais organizado e permite que os documentos e materiais sejam guardados.

Material

Alguns materiais de alta qualidade, como a madeira maciça são bons exemplos para a escolha de sua escrivaninha. A madeira maciça é capaz de proporcionar um bom ambiente de trabalho. Os materiais mais acessíveis, como os metais e materiais plásticos de qualidade também são usados com frequência na fabricação das escrivaninhas. O uso da mistura de diferentes materiais também é uma boa opção, especialmente quando o intuito é obter um estilo mais moderno! O uso de um mobiliário em madeira clara pode ser uma escolha interessante para quem tem a intenção de ter um ambiente puxado para o estilo escandinavo. Caso se interesse em decorar com o estilo escandinavo, confira 7 passos para decorar com estilo escandinavo.

Você adicionaria uma escrivaninha no seu quarto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!