7 maneiras de iluminar a sua sala!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Seja para o encontro com familiares, seja com amigos, a sala de estar é sempre utilizada em situações especiais. Assim, qualquer que seja o uso, o ambiente deve ser confortável e aconchegante o tempo todo. Pelo fato de ser um dos ambientes mais frequentados em uma casa, a sala de estar deve proporcionar uma iluminação flexível de acordo com cada situação.

Para escolher e posicionar as luminárias deve -se levar em conta, qual ambiente que deseja iluminar. Um posicionamento desfavorável pode levar a um ofuscamento direto (visualização direta da lâmpada) ou um ofuscamento refletido (através de superfícies refletoras ou brilhantes), prejudicando a visão. Como área de convívio, a sala pede uma iluminação um pouco mais clara, já para assistir o filme, é necessária uma luz mais indireta, como a iluminação para sala de TV. Para criar diferentes efeitos, basta usar dispositivos variados, como abajures para luz indireta e luminárias de teto para uma luz mais direta, sendo assim, só é preciso acender a luminária específica para cada ocasião.

A iluminação correta pode transformar qualquer ambiente. Ela é responsável pela nossa primeira impressão e é ela também que nos traz a sensação de conforto visual. Para definir um projeto de iluminação, o primeiro passo é escolher qual será a proposta para o ambiente. Apenas com luzes diferentes, a mesma sala pode ganhar ar romântico, intimista, alegre ou aconchegante.

Confira neste artigo, algumas ideias para fazer uma bela decoração na sua sala!

Qual a função?

Um bom projeto de decoração está, invariavelmente, ligado a um bom plano de iluminação. E, para pensá-lo adequadamente, é essencial ter o layout de cada ambiente e determinar claramente o objetivo do espaço. Com esses pontos definidos é possível saber o que e como iluminar de forma funcional e bonita.

Tipos de iluminação

Luminária cobre: Sala de estar  por Casa 2 Arquitetos
Casa 2 Arquitetos

Luminária cobre

Casa 2 Arquitetos

A escolha da iluminação mais adequada para cada ambiente, influencia diretamente no conforto visual. Quatro tipos de lâmpadas são os mais usados em áreas residenciais: incandescentes comuns e halógenas, fluorescentes e de LED.

Abajur

Casa CR: Sala de estar  por Neoarch
Neoarch

Casa CR

Neoarch

O abajur para sala de estar ajuda a criar um ambiente tranquilo e aconchegante. A palavra abajur vem do francês abat-jour, que significa algo como diminuir a luz. A primeira regra para escolher o melhor abajur é combiná-lo com o estilo da sua casa. Se o ambiente for rústico ou retrô, uma opção também é usar abajur para sala de estar com um toque sofisticado.Você pode usar em uma mesinha de canto ou ao lado de algum móvel como rack, estante ou sofá. Use a cúpula do abajur com texturas e tecidos variados, como linho, sedas, materiais reciclados, tecidos florais ou coloridos. Acrescente este acessório na sala de estar e transforme o ambiente da sua casa. Na foto, o ambiente desenvolvido pela Neoarch, é um ótimo exemplo de como o abajur funciona na decoração.

Lustres

Sala de estar  por DELIFE
DELIFE

Kronleuchter Karat

DELIFE

Um lustre central baixo e com luz quente, deixa sua sala de estar ou jantar super sofisticada e com ar clássico e chic. Elas se tornam o centro de atenção da decoração da sala de jantar ou estar, além de criar uma atmosfera gostosa e convidativa para uma ocasião especial. Crie uma decoração com pendentes incríveis para a sua sala.

Iluminação no teto

​Um projeto diferente, repleto de personalidade! Estilo retrô-moderno-underground: Sala de estar  por Oleari Arquitetura e Interiores
Oleari Arquitetura e Interiores

​Um projeto diferente, repleto de personalidade! Estilo retrô-moderno-underground

Oleari Arquitetura e Interiores

No teto, a luz é essencial para iluminar o ambiente como um todo. Elas podem estar dentro das sancas, fornecendo a luz clara que ilumina de forma geral o ambiente. Uma ótima opção, para emitir uma luz sutil e funcional que se espalha pelo ambiente, dispensando outros complementos é o uso de spots ou sancas com a luz voltada para locais estratégicos, como nos quadros aplicados nesta sala de estar projetada por Oleari Arquitetura e Interiores. As luzes fluorescentes embutidas ou de LED em  recortes no gesso do teto, também são ótimas alternativas e criam um efeito pontual para destacar a decoração da sala.

Luminárias de pé

Sala de estar  por ik Design
ik Design

3-poot London

ik Design

Se quiser apostar na criatividade, o abajur de pé para sala pode ser inserido de forma criativa, se tornando um foco de atenção na decoração e definindo espaços para determinadas funções da sala. Faça com que esse faça harmonia com a decoração da casa, este é um objeto de  bastante destaque, utilizando materiais diferenciados como couro, sedas, é possível personalizar de diversas formas diferentes, para que seu abajur seja uma peça única de decoração. Ponha luminárias de chão ao lado do sofá, que ajudam a iluminar e criam uma atmosfera confortável e deliciosa para ler.  

Novos designs

Sala de estar  por homify

Novos formatos de luminárias e pendentes e arandelas, estão cada vez mais fortes no mercado. Eles criam efeitos de luz e compõem a decoração de forma arrojada e irreverente, e são perfeitos para compor uma decoração em uma sala de estar de estilo moderno. Este modelo desenvolvido pelos profissionais do Estúdio Ninho, gera o efeito de luz e reflexo, isto é possível devido a utilização do vidro refletivo, combinado com a luz em seu interior. Com sua fiação exposta, este item também funciona como uma luminária que pode ligada ou desligada a qualquer momento. 

Design arrojado

Utilize a iluminação das formas mais criativas e inusitadas para a sua sala de estar. Este modelo com trio de círculos em neon, presos por fios de aço quase invisíveis, criam um efeito futurista na decoração, garantindo charme e ousadia na decoração do ambiente. 

Como você prefere iluminar a sua sala de estar? Comente aqui. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!