SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

As pétalas de uma linda casa!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Imagine um arquiteto se apaixonando por uma régua de curva francesa, aquelas réguas cheias de voltas e volúpias que sempre vemos nos kits escolares e até profissionais. A paixão se desenvolve até o ponto em que não se pode saber onde começa um e termina o outro.

Este parece ser o resumo do relacionamento que Nícolas Kílaris desenvolveu com tal instrumento. As residências por ele projetadas são sempre dotadas de uma enorme profusão de curvas e formas circulares ou semi-circulares. Essa é uma característica muito própria de sua arquitetura, muita particular do trabalho que desenvolve desde fins dos anos oitenta. Oscar Niemeyer é clara influência para seu trabalho, mas Nícolas leva essa influência além e exacerba ainda mais os movimentos sinuosos que o mestre da arquitetura moderna brasileira empregava em suas magnífica obras! Na casa que mostraremos a seguir, é possível ver que essas curvas, essa sinuosidade anteriormente citada não fica só no discurso e toma conta tanto da fachada como dos ambientes internos, incluindo o mobiliário e sancas de gesso, as quais também conduzem a luz numa disposição capaz de criar um dado movimento que luminárias comuns não podem criar.

Esta é a espetacular e inovadora arquitetura de Nícolas Kílaris e mostraremos a seguir  a Casa Flora, mais um belo exemplo do que este arquitetura formado na PUCCamp é capaz de fazer quando em posse de curvas e mais curvas!

Pétalas na fachada

A fachada simétrica desta casa se abre para a rua como uma flor em primavera. As duas grandes colunas centralizadas na porção central  fazem o contraste vertical às fortes linhas horizontais representadas pelos parapeitos das sacadas e pelas sutis linhas brancas gravadas nas paredes, as quais esticam ainda mais a já linear fachada, fazendo com que cada uma dessas pétalas possa abraçar o visitante assim que este chega em sua porta de entrada.

Sob os ramos da flor

Ao chegar à entrada, a pessoa que esta ali para visitar os residentes da casa não é apenas abraçada pelas pétalas horizontais das fachadas à esquerda e à direita da porção central. Esta pessoa também experimentará a sensação de estar sob as pétala, pois, como é possível observar na imagem acima, elas se desabrocham sobre que ali se coloca, convidando para que os visitantes adentrem a residência e não se sintam como invasores, mas como verdadeiros convidados.

A escada que envolve

Nícolas parece querer continuar a metáfora da natureza vegetal, que já apresenta na fachada, no interior da casa. Além da bela sala de estar que se estabelece sobre um felpudo tapete, uma escada semi-circular a envolve e depois se desenvolve por sobre ela, quase como uma árvore e sua copa envolvem os arbustos que crescem sob sua sobra. A natureza, tanto o interior como no nome e no interior da Casa Flora, é a mestra dos conceitos, das formas e da beleza da residência.

Para onde quer que se olha: curvas!

Ao subirmos a escada nos encontramos em algo que se assemelha a uma passarela. Dali podemos olhar para a sala de estar da casa e para a porta de entrada. Entretanto, o que realmente chama atenção neste semi-ambiente são as sancas em curva no teto. Elas não apenas conduzem o olhar para o alto mas também o levam a contemplar o brilho das luzes brancas que serpenteiam o também branco teto, resultando num efeito de luzes e sombras, tonalidades e ofuscamentos, dignos de uma pintura.

O banheiro em curva

Nem mesmo o banheiro escapa das belas curvas Kílaris! Podemos ver na image acima como a bancada dialoga com a sanca de gesso logo acima que esconde uma fonte de luz indireta. Uma pequeno jardim nasce logo abaixo da bancada branca e, através de um recorte feito na mesma, deixa uma pequena arvoreta crescer, quebrando um ponto das curvas sinuosas do ambiente e lhe conferindo o exemplo máximo da natureza que tanto inspira a residência do começo ao fim.

Móveis em curva

Não é apenas nas formas dos ambientes que podemos encontrar as formas curvas de Kílaris. Neste móvel do quarto casal, um espaço bem sóbrio e com poucos elementos, o painel da cama sobre pela parede e se curva ao encontrar o teto, usando o mesmo artifício de outros espaços da casa: a sanca iluminada por onde a luz é conduzida. As cores também merecem destaque por sua simplicidade e variação de tons de cinza, uma escolha de pura elegância.

Veja mais sobre uma casa luxuosa clicando aqui!

Curtiu este artigo? Partilhe conosco a sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!