Uma casa linda e a mata como sua vizinha!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Quais são os melhores materiais para se construir uma casa? Cada arquiteto e arquiteta, design de interiores, construtor ou pessoa do ramo terá uma opinião diferente, assim como os próprios moradores das diferentes casas feitas com os mais variados tipos de material. Os arquitetos da Infinity Space não revelaram qual o seu material preferido, no entanto, eles escolheram a madeira como material de destaque no projeto que mostraremos logo mais. Afinal, se estamos num país onde as terras são abundantes e possuímos uma vasta gama de diferentes tipo de madeira (muitas delas de alta qualidade e só encontradas de maneira original aqui no Brasil) porque não podemos nos aproveitar desse potencial. É claro, e enfatizamos isto para que não restem dúvidas, que a madeira deve ser sempre cortada de forma legal e ter o comprovante que mostre a procedência, garantindo que ela não tenha sido extraída por madeireiros ilegais, os quais acabam com nossa floresta e acabam tornando a arquitetura uma grande vila do meio ambiente ao utilizar esse tipo de produto.

Aqui neste projeto, com madeira legalizada e de qualidade, os arquitetos também não ignoraram o passado colonial do país, se utilizando de diversos elementos datados do início do século passado e até mesmo do fim do século XIX. Mas é claro que eles não se ativeram apenas a isto e trouxeram diversos elementos novos e modernos, os quais, quando incorporados sabiamente ao projeto, ganham vida e destaque, fazendo com que tradição e modernidade possam se unir para formar algo maior do que tudo isto: uma casa confortável onde seus habitantes possam viver de maneira tranquila e satisfeita. É sobre uma casa com esse perfil que agora iremos escrever!

Entre a churrasqueira, a varanda e a mata

Iporanga - Guarujá: Terraços  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Iporanga – Guarujá

Infinity Spaces

A interação entre os espaços internos e externos de uma casa (como entre uma cozinha e um jardim, entre um quarto e uma varanda, por exemplo) é algo muito explorado por diversos escritórios de arquitetura em todo o mundo. Todavia, neste projeto isto é elevado a outro nível, pois, a integração do ambiente interno não é apenas com a varanda, mas sim com a mata que envolve toda a casa, dando um novo sentindo a expressão integração de ambientes.

Os beirais clássicos na fachada

Iporanga - Guarujá: Terraços  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Iporanga – Guarujá

Infinity Spaces

A madeira que tanto enfatizamos na introdução é o material protagonista nesta bela casa na cidade de Iporanga. Recusando-se a influências exacerbadas da arquitetura moderna (seu contato com grande área verde de fato faz com que essa escolha seja muito sábia) ela aposta nas formas clássicas da arquitetura colonial brasileira. É claro que tudo isso com sabedoria, fazendo com que os beirais se destaquem, formando uma massa continua que confere segurança estrutural e visual aos habitantes.

Para reunir amigos e amigas

Iporanga - Guarujá: Terraços  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Iporanga – Guarujá

Infinity Spaces

Com o verde da densa mata à direta, essa área coberta contígua à varanda possui uma churrasqueira refratária preparada para os mais longos churrascos com a maior eficiência possível. A mesa redonda com banco já acoplado possui esta forma para que aproveite melhor o seu espaço de ação, fazendo com que as pessoas sentem ao seu redor de maneira que possam conversar tranquilamente, provando ser assim um grande e belo convite à reuniões e encontros neste interessante espaço.

Escada ao lado e texturas

Iporanga - Guarujá: Terraços  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Iporanga – Guarujá

Infinity Spaces

Observamos à direita na imagem acima uma pequena escada. Ela leva para o piso térreo. A partir dele pode-se explorar o jardim do entrono da casa ou visitar a mata, um pouco mais densa e selvagem, que fica em todo o terreno contíguo. Mas, antes da saída da casa, é possível observar os belos padrões de texturas que existem nas pastilhas cerâmicas da churrasqueira e no forro de madeira com suas belas e marcantes linhas e veios.

Hidromassagem ao lado da mata

Iporanga - Guarujá: Terraços  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Iporanga – Guarujá

Infinity Spaces

Se uma banheira de hidromassagem num belo deck de madeira já é bom, imagine tudo isso ouvindo o canto dos pássaros e o barulho das folhas mexendo com o vento proporcionados por uma verdejante mata que é, literalmente, vizinha de sua casa. É essa experiência que o habitantes desta casas possuem diariamente. A banheira de hidromassagem é um convite ao relaxamento e à descarga do estresse da cidade grande.

Natureza e conforto

Iporanga - Guarujá: Terraços  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Iporanga – Guarujá

Infinity Spaces

O que dizer mais desta casa que não seja um destaque da sua integração quase perfeita com a natureza? la é baseada nisso, nasceu disso, foi criado sob a proteção dessa ideia e assim se desenvolveu. As cadeiras ao redor da pequena mesa de vidro não seriam as mesmas sem o fundo verde que as resguarda, purifica o ar e confere um ambiente totalmente diferente dos espaços fechados e opressores aos quais estamos acostumados. Uma casa para amantes da natureza e amantes do relaxamento.

Conheça também mais uma casa em meio a natureza neste belo artigo.

Curtiu esta bela casa? Deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!