6 maneiras para decorar um quarto no estilo rústico!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

quarto é nossa fortaleza, e não há nada melhor do que um ambiente acolhedor que nos ofereça os melhores momentos de descanso e relaxamento. Com um toque da natureza, então, é melhor ainda! Por que não dar um ar mais sereno e charmoso ao quarto, através de uma decoração rústica?!

Móveis em madeira maciça, materiais desgastados, cores que remetem à natureza, acabamentos simples e muita luz e um clima gostoso para o ambiente. A decoração rústica tem como estrela principal esses elementos, que podem receber tratamentos especiais ou ter aspecto bruto e natural. 

Atente-se também na escolha do revestimento, principalmente, no caso das paredes. É fundamental que ao entrar no quarto, a sensação seja de bem-estar, como uma casa de fazenda. Logo, a sugestão é apostar em tons bem suaves, como branco, gelo ou bege, ou em cores mais fortes, como o marrom e verde. Pintar a parede, ou então, aplicar um revestimento em pedra ou tijolos aparentes, certamente vai fazer este espaço ser mais aconchegante e despojado. 

Veja neste artigo, ótimas ideias para deixar esse ambiente com uma cara rústica e leve

A cama

Quando falamos em móveis para quartos no estilo rústico, a cama de madeira é uma peça que não pode faltar na decoração com este estilo. Madeira natural e madeira de demolição são algumas das possibilidades em termos de materiais. Além deste tipo de matéria-prima, o vime, a pedra e o ferro forjado podem ser explorados como elementos no quarto rústico.

O acabamento dos móveis do quarto rústico, faz toda a diferença em termos de ambientação. Dê preferência aos móveis que expressem naturalidade. Quando falamos em móveis rústicos, os detalhes nestas peças dessas peças merecem toda exposição.

Os Móveis

Quartos  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Chantilly White 3 over 4 Drawer Chest

The Cotswold Company

Geralmente os móveis que combinam com esse tipo de decoração, são antigos, do estilo retrô ou peças de artesanato, mas nada impede que se coloque uma peça mais sofisticada para criar uma boa mistura de estilos, criando um efeito interessante. Na hora de escolher a mobília, a dica é investir na madeira ou em fibra natural, já que esses materiais transmitem o frescor da natureza. Por isso, abuse deles! Seu quarto rústico ganhará um ar pitoresco e acolhedor.

Guarda – roupa

O guarda-roupa é uma peça-chave e é o responsável pela maior parte da decoração de um quarto. Se a intenção é manter o clima rústico do ambiente, use a criatividade e invista em móveis repaginados, que trarão para o ambiente um toque mais natural. Neste ambiente, o guarda-roupa antigo recebeu  uma técnica de envelhecimento  para ocupar a parede lateral do quarto, compondo a decoração rústica do cômodo com maestria e muito estilo. 

A luz

detalhe mobiliário quarto da filha : Quarto  por Arquitetura Juliana Fabrizzi
Arquitetura Juliana Fabrizzi

detalhe mobiliário quarto da filha

Arquitetura Juliana Fabrizzi

Quando o assunto é iluminação de quartos rústicos, a luz indireta ganha destaque. Um boa sugestão é explorar opções como luminárias com cúpula em palha ou linho, lustres e lâmpadas aplicadas no teto ou nas paredes. As velas, também são bem-vindas, e deixam um ar ainda mais aconchegante.  Também é uma ótima pedida, manter a iluminação natural, utilizando janelas grandes para que a luz do sol entre no ambiente e mantenha o espaço arejado. A iluminação suave é fundamental para estabelecer o clima quente e acolhedor típico desse estilo. Neste quarto desenvolvido pela arquiteta paulista, Juliana Fabrizzi, a luminária de pé, ganha destaque na decoração rústica.

Decoração

Quarto  por Cenquizqui
Cenquizqui

Entrada de Dormitorio Principal

Cenquizqui

Os ambientes rústicos são acolhedores e convidativos, além de bastante charmosos. O que define o estilo rustico são elementos naturais, tijolos aparentes, móveis descascados e cerâmica são alguns dos elementos chaves para criar uma decoração rústica. Os acessórios e utensílios também têm papel fundamental. Enfeites e objetos característicos de fazendas, ou peças de artesanato, como, cestas e produtos têxteis de tecidos naturais em tons de marrom e bege ajudam a compor esta atmosfera. Um exemplo, é este ambiente projetado por Cenquizqui Arquitetura de Interiores, mostra como os elementos juntos em harmonia, formam uma interessante decoração.  

Mas se engana que pensa que não é possível usar peças modernas com acabamentos rústicos, ou misturar elementos bem contemporâneos e trazer mais identidade e personalidade aos ambientes.

A suite

Se você quer aplicar esse tipo de decoração também em seu banheiro, é possível utilizar elementos mais característicos da decoração rústicas, ou apenas usar alguns elementos naturais, que lembrem o estilo e deem uma cara suave e sofisticada. A natureza estará sempre presente, madeira e pedras são componentes quase que obrigatórios nesse tipo de decoração. Nesta suite, desenvolvida pelo arquiteto italiano, Andrea Rossini Architetto. A madeira de demolição e pedras em tons de cinza, tem presença forte na decoração e exibem personalidade e estilo único para o ambiente.  

Você se identifica com o estilo rústico? Comente aqui.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!