7 dicas de como reduzir os ruídos em casa!

Rafaela Maia Rafaela Maia
RS HOUSE , STUDIO GUILHERME TORRES STUDIO GUILHERME TORRES Casas modernas
Loading admin actions …

Quando se trata de não deixar o barulho da rua entrar em casa, muitas pessoas logo se veem gastando fortunas com revestimentos acústicos. Mas nem sempre esta é a única alternativa possível. Os ruídos internos da sua casa te deixam sem sono? Isto normalmente acontece pela presença de materiais duros. Estes materiais considerados duros, são os tijolos da parede, o taco ou porcelanato do piso, laje ou forro de gesso no teto. E há ainda o ruído feito dentro de portas, em nossa casa ou na dos vizinhos, sobretudo com o uso de eletrodomésticos ou até uma porta que precisa ser lubrificada. Tudo isso, incomoda muito. Por isso, alguns truques em matéria de revestimento e decoração podem fazer a diferença e ajudar a minimizar o problema.

Veja neste artigo, ideias práticas e soluções bem simples para exterminar de vez esse probleminha que incomoda o seu conforto e bem-estar na sua casa!

Tapetes e carpetes

Casas com pé direito mais alto, sofrem bastante com reverberação do som. A primeira atitude é usar materiais maleáveis que amorteçam o som. Utilizar carpetes na casa ou tapetes com materiais macios, além de gerarem conforto no ambiente, ajudam muito a evitar o som dos passos quando se caminha na casa.  Escolha um tapete grosso e fofinho!!! No mercado existem várias opções. Esta é a solução ideal. Um tapete grande na sala ajuda a reduzir o eco. Este ambiente é desenvolvido pelo arquitetos do Studio Guilherme Torres, em São Paulo.

Vedação das janelas

Uma escolha adequada da janela pode reduzir bastante o ruído externo (a tal obra da construtora ao lado). Verifique se as folhas das janelas estão bem vedadas e, se as borrachinhas não estão desgastadas. Com o tempo, o material sofre desgaste e dificulta a vedação.

Verifique os aparelhos

Umas das fontes de ruído no interior das residências são os eletrodomésticos, como ventiladores, máquina de lavar, etc.., eles podem atingir níveis de ruído elevado para o usuário ou para as pessoas que estejam nas proximidades, como nos cômodos vizinhos ou moradias ao lado. Para reduzir ruídos dentro de casa, é necessário checar os eletrodomésticos, fazer uma manutenção, para garantir que eles estejam funcionando adequadamente, evitando os ruídos que são incômodos para quem habita a casa ou para quem reside ao lado. Esta linda sala de jantar, possui o mobiliário desenvolvido pela Casa Bruno American Home Decor, no México. 

Fixar o piso

Vizinho reclama do barulho do seu sapato? Materiais duros do piso (taco  ou tábuas, cerâmica etc) e a laje (material duro) intensifica o som da pisada do sapato, pois o ruído de impacto é transmitido pelos materiais duros com muita facilidade. Assoalhos em madeira são propensos a fazerem mais ruídos quando estão mais desgastados ou velhos, nestes casos, a solução é reformar o piso, fixando-o melhor no chão para evitar que façam barulhos indesejáveis quando caminhamos de um lado para o outro na casa.

Lubrificar as portas

Lubrificar as portas da sala e quartos é uma maneira de cuidar para que ruídos indesejáveis ao abrir ou manusear a porta da casa. Utilize óleo lubrificante, ele penetra nas dobradiças, evitando que elas rangem. 

Cortinas ou persianas

As Cortinas pesadas ou persianas, são uma excelente opção para reduzir os ruídos externos.

Instale as duas opções juntas. A cortina de tecido mais pesado, juntamente com a persiana e janela vão ajudar a evitar o som do lado de fora. A cortina grossa, quando fechada, não vai isolar de vez o som do lado de fora. Mas ajudará a diminuir esse ruído de fundo, pois absorverá os ruídos que entrarem e os ruídos internos do próprio ambiente. Uma cortina como blackout é uma boa solução.

Apoio para os móveis

Mesas de Centro Boulle Casas rústicas Artigos para a casa

Até os móveis quando não são projetados com bases de superfícies macias, podem gerar ruídos muito indesejáveis. Uma boa alternativa é utilizar bases em feltro para apoiar os móveis. As rodas de silicone para móveis também são excelentes alternativas, por terem um material macio e maleável, evitando que eles façam muito barulho ao serem movidos para um local diferente da casa. Como exemplo, na foto, esta mesa e centro madeira, projetada pelos profissionais da Boulle em Curitiba,  possui rodinhas de silicone, e podem se mover silenciosamente na sala.

Este artigo te ajudou a diminuir os ruídos indesejáveis na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista