Décor: instale uma parede verde em casa

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O contato direto com a natureza sempre fez parte da vida humana e acompanha a nossa evolução. Uma das últimas inovações em termos de convivência com a natureza é o jardim vertical ou a parede verde. Esta técnica dribla a falta de espaço para o cultivo de plantas, principalmente em apartamentos e residências compactas, e permite ainda o uso de uma enorme variedade de vegetação, realçando sempre a qualidade estética dos ambientes e a sensação de conforto e aconchego.

Confira este artigo especial no qual apresentamos exemplos magníficos do uso desta técnica simples de cultivo de plantas em paredes, que resulta sempre em ambientes agradáveis, bonitos e elegantes.

Parede de samambaias

Os jardins verticais permitem o emprego de uma vasta possibilidade de tipos de vegetação. Neste projeto, o jardim vertical, situado no exterior da casa junto à varanda, é composto de samambaias e suas folhas volumosas e exuberantes, combinadas com as superfícies e móveis de madeira, resultam em um ambiente mais natural e aconchegante, incrementando a qualidade estética e ambiental do espaço.

Parede verde conceitual

Artefacto Jardim Anália Franco 02: Lojas e imóveis comerciais  por GreenWall Ceramic
GreenWall Ceramic

Artefacto Jardim Anália Franco 02

GreenWall Ceramic

A parede verde é uma maneira simples e eficiente de trazer a natureza para dentro do ambiente, permitindo o convívio prazeroso e revigorante com plantas dos mais variados tipos. Neste projeto conceitual, de predomínio de superfícies brancas e cores neutras, a parede verde, composta basicamente de vasos lineares dispostos verticalmente, traz cor, textura e vida ao living room, evidenciando o charme e a elegância da natureza.

Parede verde como tela

Neste exemplo, a parede verde está situada em um nicho especial e ornamenta o ambiente tal como uma obra de arte. A iluminação artificial realça o protagonismo da parede verde de copos de leite, que ainda conta com um detalhe diferencial, uma base forrada de pedrinhas.

Parede verde frondosa

Obviamente, as plantas necessitam de luz natural para se desenvolverem. Portanto, é essencial que o jardim vertical esteja situado em um lugar com luz natural abundante, como neste projeto, no qual a parede verde está situada num espaço banhado de luz natural e traz cores e frescor ao ambiente.

Jardim vertical no terraço

Cobertura Nova Lima - MG: Jardins modernos por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Cobertura Nova Lima – MG

CP Paisagismo

A escassez de espaço para o cultivo de plantas e jardins é um dos fatores que contribuem para o largo uso de jardins verticais, além, claro, do seu aspecto exuberante. Neste projeto, o jardim vertical ornamenta o espaço do terraço e deixa o ambiente visualmente e ambientalmente mais agradável, já que a vegetação reduz a absorção de calor e melhora as condições de umidade do microclima.

Jardim vertical integrado à piscina

Neste projeto assinado por Jóia Bergamo, o jardim vertical integrado à piscina possui um pergolado em madeira, que torna o espaço do deck mais cômodo e agradável. Além disto, o jardim vertical ainda serve de ornamentação para a varanda integrada ao espaço exterior.

Parede verde no escritório

Espaço de Convivência - Núcleo de Operações Centrais: Espaços comerciais  por LoebCapote Arquitetura e Urbanismo
LoebCapote Arquitetura e Urbanismo

Espaço de Convivência – Núcleo de Operações Centrais

LoebCapote Arquitetura e Urbanismo

Neste projeto comercial, a parede verde, além de melhorar as condições climáticas do microclima, fornece vistas agradáveis para os escritórios, tornando o ambiente de trabalho mais aprazível e confortável.

Decoração de espaço comercial

A parede verde também é um recurso para a ornamentação de espaços comerciais. Neste projeto a parede verde, combinada com matérias naturais como a parede revestida em pedra ferrugem e a mesa de madeira in natura, resulta em um ambiente contemporâneo sofisticado e elegante.

Fachada verde

Fachada Norte: Casas modernas por Tacoa
Tacoa

Fachada Norte

Tacoa

O desenvolvimento de novas técnicas tornaram os jardins verticais uma solução prática para o problema da escassez de áreas livres para o cultivo de plantas. Portanto, o jardim vertical não é uma tendência ou moda, pois a convivência com a natureza sempre fez parte da saga humana e nos rende incontáveis e incontestáveis benefícios. Neste projeto, a parede verde aparece como plano da fachada principal do edifício, resultando em uma estética mais dinâmica e natural e em melhores condições climáticas para o microclima.

Em qual ambiente da casa você instalaria uma parede verde ou jardim vertical? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!