Como fazer uma parede em gesso cartonado

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Interior Relooking, piano a piano a Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

Fáceis de implementar e adaptáveis a qualquer contexto, as paredes de gesso cartonado são uma solução prática e eficaz para modelar a casa de acordo com as suas necessidades e gosto pessoal. Para além disso, quando construídas segundo parâmetros específicos, podem ser um excelente isolante térmico e acústico. Hoje em dia, podemos encontrar uma grande variedade de placas de gesso para atender a todas as exigências e criar diferentes tipos de estruturas. Se tiver jeito para trabalhos manuais, pode até instalá-las sem recorrer à ajuda de um construtor, ainda que seja sempre uma mais-valia fazê-lo. 

Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas para fazer uma parede destas sem dificuldade.

1. Que materiais são usados?

Se quiser construir paredes em gesso cartonado, deve, antes de mais, procurar os materiais de que necessita em lojas especializadas ou directamente nos fornecedores. 

São eles:

- Placas de gesso

- Auto-adesivo específico para o gesso cartonado 

- Âncoras e sistemas de fixação 

- Parafusos auto-perfurantes 

- Perfis de aço galvanizado 

- Estuque 

Que instrumentos procurar?

Para além dos materiais, precisa de alguns instrumentos: 

- Cortador 

- Chaves-de-fendas de diversos formatos e dimensões 

- Fita métrica

- Espátula 

- Nível de bolha 

- Esponja

- Escova para paredes 

Passos iniciais:

Agora que já sabemos quais são os materiais e os instrumentos, passemos à instalação:

- Primeiro, deve examinar o local onde vai instalar as paredes de gesso cartonado. Verifique se está em bom estado. Se não estiver, repare os danos antes dos procedimentos.

- Marque as paredes e instale as guias, aparafusando-as no piso e no tecto. Entre cada parafuso, o espaço deve ser de 60 cm. 

- De seguida, instale os montantes, de acordo com a altura da parede. Os montantes distam entre 40 cm e 60 cm entre eles. 

Como continuar?

- Deve planear as aberturas de acordo com o seu projecto. Note que os montantes devem ser duplos e unidos por face a face. 

- Deve cortar as chapas mediante a paginação da parede e as aberturas. O corte deve ser feito com a ajuda de uma régua. Depois de cortadas, prenda com parafusos as chapas nos montantes. 

- Com uma serra-copo, fure as caixas eléctricas específicas para gesso cartonado e instale-as. 

- A lã é o material usado para o isolamento térmico e acústico destas paredes. A linha Isosoft Wall não contém resinas, nem água, pelo que é reciclável e sustentável. Esta é a melhor opção. Preencha os montantes com as mantas ou placas de lã e fixe-as com fita. 

- Do outro lado da parede, repita o procedimento.

- Use massa para as juntas e com uma espátula, alise as bordas.

Acabamentos

Estas paredes são passíveis de levar qualquer tipo de acabamento. Entre as várias opções, tem a pintura, a cerâmica, o papel de parede, os lambris, o mármore ou granito ou uma textura para criar mais interesse na decoração.

Agora que já sabe mais sobre o assunto, pode transformar uma divisão, do quarto à sala de estar

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista