Decore com poltronas clássicas do design

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Poltronas clássicas do design brasileiro e internacional são elementos marcantes que se destacam em qualquer ambiente. Obviamente, uma peça de mobiliário não se torna um ícone por mero acaso. Mobiliários clássicos reúnem características materiais, plásticas e estéticas especiais, que os diferenciam do mobiliário comum e os credenciam como itens diferenciais e atemporais, que desafiam o tempo e permanecem atuais e trazendo conforto e requinte aos ambientes em que são empregados. 

Neste artigo apresentamos alguns exemplos de poltronas e cadeiras clássicas, itens must-have (obrigatórios) para os apreciadores do design e da arte. 

Poltrona Mole

A poltrona Mole é a criação de Sérgio Rodrigues mais famosa e tornou-se um clássico e ícone do design brasileiro e internacional, sendo exposta no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. A poltrona projetada em 1957 possui estrutura em madeira de lei maciça torneada, com travessas que permitem a passagem de percintas em couro que servem de suporte para as almofadas do assento, do encosto e dos braços, unidos numa peça única. Suas linhas privilegiam o conforto e a estética vernacular brasileira.

Cadeira Paulistano

Living com madeira de demolição : Salas de estar tropicais por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Living com madeira de demolição

Helô Marques Associados

Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de 2006, maior honraria concedida aos arquitetos, criou em 1957 a cadeira Paulistano para fazer parte do mobiliário do Ginásio do Clube Atlético Paulistano. Devido a sua elegância, simplicidade e atemporalidade, tornou-se um ícone do design e também integra hoje o acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Feita originalmente à partir de uma estrutura de inox e com o assento de couro, a cadeira Paulistano ganhou versões em pintura eletrostática preta ou fosca e também em couro branco, como o exemplar deste projeto. A peça é item de destaque em qualquer ambiente.

Poltrona Eames Lounge

Sala de estar  por Tony Santos Arquitetura
Tony Santos Arquitetura

Espaço sob a escada

Tony Santos Arquitetura

A poltrona branca Eames Lounge, criação de Charles & Ray Eames, está exposta no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, como peça do seu acervo permanente. Suas formas curvas e elegantes e acabamento fino em couro, em diversas cores, asseguram o conforto do usuário e o requinte do ambiente.

Poltrona Barcelona

A cadeira Barcelona foi projetada em 1929 por Mies Van der Rohe, ícone da arquitetura moderna, para fazer parte do Pavilhão Alemão, construído em Barcelona para a edição da Exposição de Arquitetura Internacional daquele ano. A cadeira Barcelona é um mobiliário e um objeto de arte ao mesmo tempo, emprestando aos ambientes seu requinte e sofisticação e pode ser encontrada em diversas cores.

Poltrona LC2

Escritório Corporativo Tendas e Companhia: Escritório e loja  por Ana Cínthia Lopes
Ana Cínthia Lopes

Escritório Corporativo Tendas e Companhia

Ana Cínthia Lopes

A poltrona LC2 de Le Corbusier é a poltrona mais famosa do século XX e foi apresentada no Salão do Automóvel de Paris, em 1929. Mas somente em 1959 sua composição atual foi finalizada. A LC2 possui estrutura em aço inoxidável polido ou aço carbono pintado com tinta eletrostática epóxi pó e estofamento com espuma injetada revestida em couro ecológico. Sua forma elegante e atemporal permite que ela seja usada em diversos ambientes, sala de estar, escritório, quarto, realçando sempre a sofisticação do ambiente. 

Cadeira Wassily

A cadeira Wassily (à esquerda) foi projetada por Marcel Breuer, um dos mestres da Bauhaus, escola de arquitetura e design que revolucionou o ensino e a prática das disciplinas. Apesar da busca pela simplicidade e pela depuração estética, difundidas pela Bauhaus, os objetos criados pelos seus idealistas, como a cadeira Wassily, foram concebidos com preciosismo técnico e estético, tornando-se por esta razão um clássico do design.

Cadeira Tulipa com braços

Sala de estar  por homify
homify

Cadeira Tulipa Saarinen c/ braço Preto c/ Vermelho

homify

A cadeira Tulipa Saarinen é um ótimo exemplo de design contemporâneo, sendo perfeita para ambientes como salas de jantar e cozinhas com bancada para refeições. Este modelo de cadeira Tulipa com braços é composta de base de alumínio e almofada em couro na cor vermelha. Porém, é possível encontrá-la na Grand Mobile em uma grande variedade de cores. 

Poltrona Diamante

Atualmente existem diversos designers que, inspirados na história e nos modelos clássicos do design, concebem peças de mobiliário com estilo e requinte. A poltrona Diamante de Bernardo Senna é uma candidata a tornar-se um clássico do design. Com estrutura em madeira e estofado de couro, sua forma delicada é inspirada na geometria de uma pedra de diamante esculpida.

Poltrona Desert

Poltrona Desert: Sala de estar  por Artefacto Curitiba
Artefacto Curitiba

Poltrona Desert

Artefacto Curitiba

A Poltrona Desert de linhas suaves e forma delicada, produzida pela Artefacto com o emprego de trabalho artesanal, é outra forte candidata a tornar-se um clássico e além de proporcionar conforto e comodidade, deixa o ambiente com uma atmosfera elegante e delicada.   

Para saber quais itens são essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Quais destas poltronas você gostaria de possuir? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!