Paisagismo: jardim de pedras

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
MOSTRA BLACK 2012, Hanazaki Paisagismo Hanazaki Paisagismo Jardins modernos
Loading admin actions …

O jardim é um dos espaço mais agradáveis da casa, por esta razão nós estamos sempre buscando soluções e ideias para incrementar as qualidades estéticas e ambientais deste ambiente. Uma forma de  incrementar a qualidade estética e espacial do jardim é utilizar pedras naturais e emprestar-lhes suas qualidades sensíveis, cores, texturas e formas únicas.

Confira a seguir ideias e projetos de jardins fabulosos que possuem pedras como protagonistas e inspire-se para tornar o seu jardim num espaço mais natural e sofisticado e dar a ele uma identidade única.

Piso de pedras naturais

Este projeto de jardim, executado pela CP Paisagismo para a Casa Cor Brasília 2014, utiliza diversos materiais naturais, como madeira, água e pedras para criar uma atmosfera natural e rica em texturas e cores. As pedras naturais do piso do jardim, em formatos irregulares e de grandes criam um mosaico exuberante e permeável, permitindo que a água infiltre no solo.  

Muro de arrimo de pedras

Muros de arrimo são barreiras verticais, geralmente feitas de concreto ou de pedras, para conter volumes de terra. Neste jardim exuberante com diversas espécies e uma piscina de desenho orgânico, um muro de arrimo circular de pedras naturais divide o espaço externo em dois níveis. Além das pedras naturais do muro de arrimo, outras pedras naturais de formas irregulares espalhadas pelo jardim incrementam seu aspecto rústico e elegante. 

Pedras esculturais

Este projeto de jardim de desenhos geométricos conta com um espelho d'água, pedras esculturais mergulhadas no espelho d'água, 700 bambus e vegetação exuberante, como Cerejeiras, uma Magnólia, uma Jabuticabeira e um Ipê Roxo. Um dos destaques do ambiente é o espelho d'água de borda elevada e iluminada com LED line, que cria um efeito visual surpreendente. Para obter mais informações sobre espelhos d'água, leia este artigo.

Conjunto de pedras

Neste projeto paisagístico, de autoria de Tellini Votobel Arquitetura, pedras de grandes proporções e formato natural ornamentam o jardim externo composto também de espelho d'água e vegetação exuberante. As pedras se destacam por seu aspecto natural e por suas qualidades materiais como solidez e tenacidade.   

Jardim de texturas

Neste projeto diversos tipos, tamanhos e texturas de pedras criam um jardim natural e aconchegante. Caminhar descalço pelo jardim permite à pessoa experimentar diferentes texturas e sensações. As pedras ao redor da borda da piscina de desenho orgânico também criam o efeito de transformar a piscina em um lago natural.

Pedras como protagonistas do jardim

As pedras também podem ser utilizadas como elementos protagonistas do jardim, como uma escultura esculpida caprichosamente pela própria natureza. Neste projeto, pedras de formatos irregulares e ocupam o jardim são os elementos protagonistas do jardim e criam um ambiente mais natural e orgânico.  

Pedras gigantes

Nosso solo é composto basicamente de pedras que se decompuseram ao longo de milhões de anos. No entanto, algumas pedras preservam suas formas naturais, imponentes e exuberantes. Logo, é comum durante as obras de fundação a descoberta de rochas no subsolo. Este projeto tomou partido das pedras existentes no terreno para criar um jardim fabuloso, integrado à casa e ao espaço da adega

Jardim de pedras vulcânicas

A grama, vegetação rasa, é a forma mais comum de pavimentar o jardim. Mas existem diversas outras opções, peculiares e inusitadas, para cobrir o piso do jardim e trazer a natureza para o convívio familiar. Uma forma muito original e ecológica de pavimentar o jardim é utilizar pedras vulcânicas, que proporcionam uma estética exuberante e sofisticada, permitem um caminhar agradável sobre suas superfícies polidas e lisas e ainda garantem a permeabilidade do solo. 

Para obter mais ideias de jardim, acesse esta seção.

Você gostaria de ornamentar o seu jardim com pedras? Compartilhe conosco sua opinião.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista