Um abrigo espetacular nas montanhas

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A arquitetura é acima de tudo a tentativa do homem de responder às hostilidades do meio natural, como o frio, a chuva, o vento e o calor, provendo abrigos e estruturas capazes de atender suas necessidades práticas. À primeira vista o Valle do Uco, parece um ambiente hostil devido à proximidade da Cordilheira dos Andes e às temperaturas extremas, principalmente no inverno. Mas em meio aos terrenos de vinhedos e aos pés da cordilheira dos Andes surge um prisma puro elevado e revestido de aço. Este é o refúgio moderno e espetacular que mostraremos hoje.

A Casa Michael Evans está localizada em Tunuyán, em Mendoza, na Argentina, e foi projetada pela equipe do A4Stdio. A residência se destaca na paisagem árida e marcada pelas pedras e pelas montanhas da Cordilheira dos Andes. Além de sua forma pura, a residência possui uma materialidade marcante e contrastante, mas busca a integração com a paisagem natural através da exploração de vistas generosas para o exterior.

Se você gosta de surpresas e projetos contemporâneos, este projeto irá te surpreender. Confira a seguir mais detalhes e imagens deste refúgio espetacular, que serve de abrigo e de referência na paisagem natural de vinhedos e de montanhas cobertas de neve, um cenário deslumbrante e hostil, ao qual a arquitetura se adapta naturalmente.

Fachada principal

A Casa Michael Evans está localizada em um região produtora de vinho, em Mendonza, aos pés da Cordilheira dos Andes, proporcionando aos moradores vistas simplesmente arrebatadoras. A residência é um projeto modular que se ergue sobre uma base de pedras, que remetem ao terreno árido e rochoso do entorno. A estrutura principal é composta de uma combinação de estrutura de concreto, revestimento externo em aço e acabamento interno em madeira.

Vistas privilegiadas

A residência, um abrigo moderno em meio à natureza selvagem do Valle do Uco, explora as vistas deslumbrantes da paisagem natural circundante. Na fachada leste, a suíte principal se abre completamente para os campos abertos, onde se cultivam vinhedos no período de frio, enquanto as fachadas norte e oeste exploram as vistas estonteantes para a Cordilheira dos Andes, cobertas de neve durante o ano inteiro.  

Fachada oeste

A vista da fachada voltada para o sul evidencia a forma de prisma da residência, que parece um container suspenso sobre um muro de pedras. A forma prura e modular combinada com a textura oxidada das chapas de aço que revestem o edifício contrastam com a paisagem mas ao mesmo tempo dialogam com os tons áridos e pétreos do seu entorno.

Entrada principal

O acesso principal se dá pelo lado sul. O hall de entrada é marcado pela presença de materiais contrastantes, como o muro estrutural de concreto aparente e a escada metálica que liga o térreo aos ambientes do pavimento superior e realça o estilo industrial e contemporâneo da edificação. No pavimento térreo estão situados além do hall principal, um home-cinema, a área de serviço, uma suíte e uma adega climatizada. No pavimento superior estão localizados os ambientes sociais, cozinha, sala de jantar, sala de estar, a suíte principal e a área de lazer.

Cozinha

No pavimento superior, que abriga os ambientes sociais e a suíte principal, os espaços se integram e se desenvolvem como no interior de um loft. O mobiliário, de design contemporâneo e icônico, é que delimita os ambientes. A cozinha é composta de armário planejados de madeira e embutidos e de uma bancada em forma de ilha revestida de madeira. Os utensílios pendurados e à mostra servem como artigos decorativos e realçam o estilo industrial do ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Sala de jantar

Surpreendentemente, o interior da residência é inteiramente revestido com chapas de madeira, contrastando com as superfícies oxidadas de aço das paredes externas e trazendo mais aconchego para os ambientes. A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira ampla com suporte metálico e conjunto de cadeiras DSW, ícones do design internacional e criadas pelo casal Eames, com assentos feitos de polipropileno e base composta de madeira com reforços metálicos. Seu desenho foi inspirado na Torre Eiffel.

Sala de estar

A sala de estar se destaca pelo mobiliário de design moderno, como as duas poltronas Barcelona, ícones do estilo internacional desenhadas em 1929 por Mies Van der Rohe, o sofá de revestimento em couro e a mesa de centro em madeira, que realçam a elegância e sofisticação do ambiente. Além do aconchego proporcionado pelas paredes revestidas de madeira nobre, a sala de estar se abre completamente para a paisagem natural circundante, deleitando os moradores com vistas deslumbrantes.

Quarto de casal

No lado leste, no pavimento superior, encontramos a suíte principal, que se abre inteiramente para a paisagem natural dos vinhedos da região, proporcionando vistas fantásticas e luz natural abundante. A estante de aço personalizada agrega funcionalidade e realça o estilo industrial do ambiente. Um painel de madeira, em tom escuro, que serve de cabeceira de cama, divide o dormitório do banho. As superfícies forradas de madeira garantem a nobreza e a sensação de aconchego do ambiente.

Para obter dicas sobre a decoração de quartos de casal, leia este artigo.

Adega particular

Sem sombra de dúvidas, uma das principais atrações da residência é o espaço da adega climatizada, localizada no pavimento térreo. O espaço abriga a coleção de vinhos do proprietário e conta com um impecável controle de temperatura, de umidade e luminosidade, que garante a qualidade do sabor dos vinhos degustados e servidos pelo proprietário. As estantes contribuem com o posicionamento das garrafas de modo a evitar o ressecamento das rolhas e a entrada de ar e consequente oxidação do vinho. Envolto por pedras da região e com uma luminária de design elegante, o ambiente da adega é um espaço que impressiona qualquer visitante.

Área de lazer externa

A residência conta ainda com uma área de lazer completa, situada na parte externa, mas integrada com o living room, através de uma generosa abertura voltada para o lado norte. A área de lazer conta com uma banheira, piscina, espaço gourmet e deck de madeira, que assim como os ambientes internos explora as vistas arrebatadoras da paisagem natural circundante, com destaque para as montanhas dos Andes ao fundo.

O que você achou desta casa em estilo industrial aos pés da Cordilheira dos Andes?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!