Piscinas infinitas  por ZEST Architecture

Casa de pedra rústica é simplesmente irresistível

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Existem algumas casas e construções que só de batermos o olho, já nos encantam pela sua beleza e pelo estilo de vida que elas simbolizam e evocam. Sabe aquelas viagens sem destino certo pelo interior, quando somos surpreendido por paisagens deslumbrantes e pelas casas de campo rústicas dos campesinos, que se mimetizam na paisagem? O desejo de fotografar estas casas apenas ameniza o nosso desejo de posse. Certas casas nos encantam de tal modo que queremos experimentá-las por dentro e sentir a sensação de habitá-la nem que seja apenas por alguns minutos.

A homify apresenta hoje a Vila CP, uma casa de campo revestida de pedra e localizada no Parque Natural de Les Gavarres, na província de Girona, na Espanha, que encanta a todos que tem seus olhos capturados pela sua beleza rústica e exuberante. A Vila CP é resultado de um projeto de recuperação de uma antiga casa de campo. O projeto, de autoria de Zest Arquitetura, buscou preservar a essência rústica e a aparência externa da edificação e explorar as vistas para a paisagem natural circundante, criando inclusive áreas de lazer externas a céu aberto, como uma piscina de borda infinita.  

Curioso para se experimentar a sensação de habitar uma cabana rústica revestida de pedras e cercada de montanhas e da natureza selvagem? Então confira conosco mais detalhes e imagens desta casinha de pedra antiga que foi completamente recuperada e convertida em um lar contemporâneo e sofisticado, sem perder seu charme e sua essência interiorana.

Fachada principal

A Vila CP é um projeto de restauração de uma antiga cabana de pedras. Na Europa é comum encontrarmos casas abandonadas no interior. Estas casas são cobiçadas por empresário e profissionais liberais interessados em sua conversão em casas de veraneio, para famílias que buscam a paz e a tranquilidade do interior nos fins de semana, como uma alternativa à agitação das metrópoles. O projeto de recuperação destacou as aberturas da construção existente com molduras de aço corten. O destaque é a entrada principal marcada pelo pórtico feito de aço corten.   

Volumetria tradicional

O grande desafio do projeto de restauração era compatibilizar a arquitetura da antiga cabana com a função de um refúgio de férias familiar contemporâneo, sem descaracterizar a essência da construção existente. A solução encontrada foi empregar materiais com aparência desgastada, que combinasse o vernacular com o contemporâneo. O aço corten com sua textura de pátina e ferrugem faz o diálogo com os materiais rúticos e o vidro otimiza a entrada de luz natural nos ambientes, mas tem sua presença disfarçada pela transparência.

Living room

O interior da residência é caracterizado pelas cores neutras das superfícies do revestimento cimentício. No living room, as vigas de madeira aparentes da estrutura da cobertura e a lareira evidenciam o estilo rústico do ambiente, enquanto o guarda-corpo de vidro temperado incolor marca a presença do novo. Os elementos complementares, como as almofadas e o tapete de desenhos geométricos, é que quebram a neutralidade do ambiente e dão personalidade ao ambiente.

Sala de jantar

Atendendo à exigência do proprietário e para o deleite da família, sala de jantar e cozinha são integradas, proporcionando maior interação social. O piso de cimento queimado e o revestimento cimentício das paredes, combinadas com as vigas de madeira aparentes da cobertura realçam o estilo rústico do ambiente. A sala de jantar é composta de uma mesa discreta e de cadeiras feitas de estrutura metálica e coma assentos de palha natural. O mobiliário transfere o protagonismo da decoração às peças de madeira da cobertura e à paisagem natural.

Cozinha

O destaque do ambiente é a sequência ritmada de janelas, com caixilhos de madeira e moldura de aço corten. Além da luz natural abundante, as aberturas trazem a paisagem para o interior, dividida em quadros. Os armários planejados de madeira, com acabamento em laca preta e os pendentes de design contemporâneo evidenciam a tentativa de conciliação entre o rústico e o contemporâneo.
Interessado em dicas e informações sobre reforma de cozinhas? Recomendamos este artigo.

A presença mágica da luz natural

Se os espaços de convivência se abrem para o exterior, o banheiro do casal bloqueia as vistas para o exterior, empregando a luz natural como elemento decorativo e criando um efeito surpreendente e mágico no ambiente. Um painel móvel de aço corten com furos personalizados quebra a luz natural difusa em feixes solares. O efeito cênico faz do espaço do banho um enorme caleidoscópio habitável.

Banho de banheira

Além do efeito cênico surpreendente, o banho do casal conta ainda com uma banheira de desenho oval e com torneira de chão, que agregam conforto e elegância ao ambiente. E, detalhes como os vasos de plantas e velas incrementam a decoração e dão um toque de romantismo aos momentos de intimidade.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui

Portas de madeira

Não foram apenas os ambientes internos que receberam atenção especial. O projeto buscou criar espaços externos e a céu aberto, valorizando as vistas deslumbrantes da paisagem natural circundante e proporcionando aos moradores o contato direto com a natureza. Este terraço com deck de madeira também é integrado aos espaços internos através das amplas portas de madeira basculantes, que ao abrirem trazem a natureza circundante para o interior da residência.

Área de lazer

A maior atração da residência é o clima interiorano de tranquilidade e a sua localização privilegiada, que permite os moradores visualizarem a bacia mediterrânea e as Ilhas Medas. O espaço lounge e o deck de madeira funcionam como espaços de convivência ao ar livre, perfeito para relaxar, e proporcionam vistas espetaculares da paisagem natural circundante. Além disto, uma piscina formidável com borda infinita e que se precipita colina abaixo, evidencia o charme e a exuberância desta casa de veraneio simplesmente irresistível. Entende por quê apenas olhar não é o suficiente? 

Qual nota você daria a esta casa de pedra?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!