Casa de estudante? 6 dicas para a casa perfeita

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Loft DUQUE DE ALBA. Madrid, Beriot, Bernardini arquitectos Beriot, Bernardini arquitectos Cozinhas minimalistas
Loading admin actions …

É estudante? Então a boa notícia de hoje é que dedicamos todo um artigo para si e que vai ser do seu agrado e… muito!

Sabemos e muito bem que quando se é estudante, tem-se muitas vezes sair das asas das pais, do ninho, onde se sente tão bem e confortáveis, para descobrir outro, diferente, pequeno e muitas vezes sem ponta de graça. É uma forma de 'se fazer à vida', crescer, aprender, amadurecer e retirar as melhores lições e experiências de uma vida.

Procura-se casas… tantas, sabemos que por vezes temos de no sujeitar à partilha de um apartamento ou então quando é possível opta-se por um T0, onde estaremos sozinhos, com a tranquilidade e o silêncio, que por vezes, se necessita para estudar. Depois de escolhida a casa, precisamos de dar aquele toque de graça, onde se possa de facto sentir bem e em casa, mesmo que a sua nova casa seja um estúdio ou um T0, o que conta é nos sentirmos lá bem, é primordial para  o bem-estar de um jovem, que deixou para trás casa e família. É possível rentabilizar esta pequena casa ao máximo, tornando-a confortável, atrativa, bonita e bem aconchegante. Por outro lado, sabemos que estamos a falar diretamente com os estudantes, logo o orçamento é diminuto e quanto mais barato for, mais se agradece, até porque o dinheiro não estica para mais, entre livros, propinas e gastos diários, o que sobra não é muito e nem sempre os mpais conseguem esticar mais a corda. Algumas dicas podem ser postas logo em prática, outras à medida do tempo e conforme as possibilidades, mas já sabe o facto de ser uma casa temporária, não há necessidade de despender balúrdios e optar pelos revestimentos mais caros, aposte no barato, serve e muito bem, no fim a sua carteira agradece. 

Bora lá descobrir dicas para o seu ninho de estudante!

Cores calmas e pinturas baratas

As pinturas do estúdio onde está a viver estão em mau estado? Velhas ou com sujidades? Ou é a cor que não faz nenhum sentido? Então talvez, aquelas paredes estejam mesmo a precisar de uma novas pinceladas e de um bom ar de frescura. Paredes limpas e novas é uma casa renovada e torna-se mais pessoal, uma vez que foram pintadas aquando a sua permanência por lá. A melhor opção é procurarem um balde de pintura barata, uns pincéis e um rolo, chamar um amigo e pintar as paredes. Por um valor baixo conseguem ter logo outro brilho em sua casa, com ar limpo e – Seu! Uma vez que estamos a falar de um T0, o valor que gastará com a pintura será baixo, pois não há muitas paredes para onde pintar. 

Opte por cores calmas, dão a sensação de grandeza e são ainda, melhores para o relaxe/descanso e concentração. Como a casa é pequena, as cores fortes tornar-se-iam cansativas e dariam um ar fechado à casa, onde contrariamente precisa-se de luz e claridade, que vem de cores claras, como o branco. Além disso, as cores claras facilitam a combinação de outros elementos, como da mobília e da decoração, onde pode chegar a tal cor. 

Pisos baratos

A parte boa de viver num estúdio ou numa casa pequena é que tudo o que compramos é de quantidade reduzida, logo os gastos são menores também. Por isso, se necessitar de revestir o chão do seu apartamento T0, o valor será baixo. A outra boa notícia, é que hoje em dia, existem soluções fantásticas e super baratas para revestir em menos de nada o chão da nossa casa. O pavimento flutuante é uma solução acessível, existem vários preços, mas uma vez que estamos a falar de uma casa de estudante, não há necessidade de colocar o melhor do mercado. Existe também o piso vinílico, que é uma imitação do chão flutuante e é extremamente fácil de colocar, um pouco como uns autocolantes que se colam por cima do pavimento existente, por exemplo o azulejo. Tanto uma solução como a outra são válidas e dependerão de facto, do seu orçamento. Os azulejos, estes requerem outra mão de obra, bem como outros valores e de qualquer das formas, não conferem num ambiente como a sala/quarto o mesmo conforto. Um pavimento de madeira ou de imitação é sempre mais aconchegante e confortável, 

Trabalhar com a altura

E quando o espaço é restrito procuramos rentabilizá-lo ao máximo e da melhor maneira. Como? Usando as alturas, porque o teto pode ser e muito bem aproveitado, tal como vemos nesta fantástica inspiração. Pode optar por fazer da parte cima, arrumações, colocando prateleiras, de forma simples, ou de forma mais engenhosa, 'construir' um quarto ou arrumações, criando assim outra área, que inicialmente era inexistente. É claro, que esta parte requer outro tipo de obras… mas nada como fazer aos poucos e à medida das possibilidades financeiras, até porque quem estuda, é sempre por alguns anos, por isso é um investimento a um longo prazo. Esta sugestão é simplemente fantástica!

Iluminação bonita e barata

Finalmente, sugerimo-lhe que ilumine e muito bem o seu pequeno ninho. Qualquer espaço precisa de uma boa claridade e iluminação, mas se for pequeno então é mesmo fulcral, pois uns bons pontos de luz podem ampliar o espaço, destacam a decoração e trazem maior aconchego ao lar. Se é preciso investir muito? É claro que não, a oferta do mercado é tão vasta, que basta encontrar uma boa luz e um bonito candeeiro, se for barato então foi bingo e a sua casa irá ganhar destaque. O bonito não é sinónimo de caro, basta ter bom gosto ou melhor ser do seu gosto, é o essencial para se sentir em SUA casa… de estudante!

Ah é verdade… até porque os estudantes precisam de muita luz para brilharem nos seus estudos! Boa sorte!

Móveis multifuncionais

É deste móvel que estava à procura, não é verdade? Sabíamos que iria ser do seu agrado, este é o móvel funcional perfeito para se ter num estúdio, em vez de ser o sofá cama, que nem sempre se tem ou porque também não dá jeito, a melhor opção é sempre transformar um móvel e fazer dele a sua cama, este chega-nos do Algarve, de Loulé, da GenesisDecor e é bem top!

Num espaço pequeno, a melhor forma de rentabilizar o espaço e de termos tudo o que necessitamos com poucas peças de mobiliário é comprar/usar móveis multifuncionais, em que uma estrutura dá para duas ou mais funções. 

Produtos vintage e de segunda mão

Veneza homify Salas de estar ecléticas TV e mobiliário

E porque ser estudante é isso mesmo recuperar, utilizar móveis que outrora foram da avó ou dos pais, mas não tem qualquer importância. O que conta é tê-los e serem funcionais, até dar uma segunda vida ao mobiliário tem a sua piada, é uma forma de lhes darem uma nova história, que neste caso será a sua de estudante e que bem! Pode perfeitamente customizar o móvel em tempos livres, lixando e pintando o móvel, alterando os puxadores ou outro detalhe, é uma forma de lhe dar outra cor e uma vida mais energética, que corresponde mais ao seu estilo. O uso de produtos vintage e de segunda mão até está em vogue, por isso arrisque porque a sua casa ficará personalizada e a sua carteira vai agradecer. 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista