Como construir um jardim no banheiro: 7 ideias fabulosas!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Antigamente na decoração, não se dava muita atenção para a decoração do banheiros, os banheiros eram considerados apenas funcionais, e portanto era decorados como tal. Hoje em dia, este ambiente tem extrema importância na decoração da casa, e são considerados como um local de refúgio, para momentos de relaxamento e descanso. Tanto, que hoje este ambiente é o que mas recebe novas ideias para decoração, nos revestimentos e acessórios. Uma dessas novas propostas é o jardim de inverno na parte interna do banheiro. 

A intenção do jardim de inverno no banheiro, é transformar esse ambiente um local revigorante, além de contribuir para a beleza do espaço. O jardim torna o banheiro mais agradável com uma maior sensação de amplitude, além do astral maravilhoso de todos os dias poder ter contato com o verde bem pertinho de você. 

Existem variadas formas de construir um jardim no banheiro, é permitido utilizar a área externa e construir um adorável jardim de inverno, colocar um canteiro próximo a pia, para refrescar o ambiente, dentro do box, próximo a banheira, ou até mesmo verticalizar o jardim , montando um parede com folhagens, trazendo para o ambiente uma proximidade maior com a natureza  e a sensação plena de aconchego e frescor.

Invista em um jardim para o seu banheiro e deixe ele ser a estrela da decoração. Confira neste artigo fabulosas ideias para decorar este ambiente!

Convivendo com o natural

Construir um jardim no banheiro é um luxo! O desafio é conseguir aliar as necessidades de um banheiro comum à um espaço aberto, de preferência com luz natural e o verde das plantas, por isso é necessário entender qual a sua intenção em montar o jardim neste ambiente. Se a intenção é somente estética, é possível utilizar ma variada gama de plantas e flores para encantar esse ambiente, tornando ela convidativo e especial. Mas se a ideia é trazer para o ambiente o frescor, o perfume das plantas e a purificação do ar, é necessário utilizar plantas que se adaptem a umidade do local e que não necessitam de iluminação direta e constante, como bromélias, cactos, samambaias ou suculentas. 

Quais plantas usar?

Antes de criar o seu jardim de inverno no banheiro, é necessário saber se o local é arejado e tem luminosidade suficiente para acomodar as plantas.  Se o ambiente não for tão arejado assim, não se preocupe, é possível utilizar plantas que não necessitam de iluminação direta e constante, como bromélias, antúrios, cactos, samambaias ou suculentas.

A vantagem de montar um jardim de inverno no banheiro é que a própria umidade do ambiente contribui para a preservação das plantas. Seja qual for sua ideia ou gosto pessoal na hora de criar seu cantinho, lembre-se que a ideia é passar uma sensação de relaxamento e bem estar. Criando um clima diferente e pra lá de relaxante.

Se você vai optar por um canteiro natural, com vegetação plantada na terra, pense cuidadosamente na profundidade e na drenagem. Tome cuidado também com possíveis infiltrações. Para evita-las, impermeabilize o jardim com manta asfáltica antes de revestir o piso. E por falar em revestimento, esse pode ser feito com diferentes materiais, desde pedras, como gravilha, brita, granito, até mesmo argila expandida e substrato. Para escolher a vegetação mais adequada, é importante observar tanto a luminosidade do espaço como a capacidade de adaptação da planta aos ambientes internos. Entre algumas folhagens que costumam ser indicadas estão a samambaia, a palmeira-ráfia, a palmeira-camedória, a lança-de-São-Jorge, o míni cacto, a zamioculca e as suculentas. Já entre as flores, as que melhor vivem em locais fechados são a begônia, a bromélia e o antúrio.

Nesta foto, o banheiro moderno projetado por Amis Arquitetura e Design, tem samambaias para deixar o ambiente mais natural. 

Jardim na área de banho

Loft do DJ Renata Ratier - CASA COR MS 2014: Banheiros ecléticos por Gabriela Pereira
Gabriela Pereira

Loft do DJ Renata Ratier – CASA COR MS 2014

Gabriela Pereira

A área do box, pode ganhar decoração conectada com a natureza, e transformar em um ambiente fresco e ao mesmo tempo diferenciado. Presentes na decoração como uma nova tendência, os jardins verticais são uma aposta criativa para ambientes com pouco espaço e decoração mais fria. Desenvolver um jardim vertical no banheiro não é uma tarefa difícil, este tipo de jardim pode ser desenvolvidos de várias formas, como a exposição na vertical de vasos, utilizando paletes de sustentação paras plantas, ou fazendo um quadro vivo. Você pode utilizar as técnicas de DIY e fazer você mesmo seu jardim no banheiro!

Este jardim vertical no box, faz parte de um projeto desenvolvido pela arquiteta Gabriela Pereira.

Crie momentos de relaxamento

Refúgio na Montanha - Casa Cor MG 2014: Banheiros rústicos por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Refúgio na Montanha – Casa Cor MG 2014

Gláucia Britto

Crie a sensação de um spa na sua casa, trazendo a natureza para embalar os seus momentos de relaxamento. Para banheiros  espaçosos, invista em um jardim mais aberto com plantas a volta da banheira, coloque uma luz baixa com luminárias ou velas aromáticas, e crie um cantinho zen com um aclima de total aconchego e descanso. 

Jardim na área da pia

Banheiros campestres por Chukum

O jardim localizado na área da pia do banheiro, se encaixa muito bem em ambientes onde a decoração é mais sóbria e com cores claras, as plantas trazem uma atmosfera mais fresca e mais viva para o cômodo. Uma boa sugestão de plantas para este espaço seriam por exemplo são os eucaliptos, essa espécie deixam no ar um gostoso aroma de limpeza e frescor no ambiente. Neste banheiro moderno projetado por Chukum, o canteiro com as plantas foi desenvolvido na parte de trás da pia feita de cimento queimado, dando um acabamento personalizado e estiloso para este ambiente. 

Jardim na área externa

Banheiros modernos por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Casa Varatojo

Atelier Data Lda

Grandes janelas de vidro podem separar o jardim de inverno do restante do ambiente, dessa forma ele fica isolado, mas ainda continua a irradiar beleza para o local. Mantenha as janelas do seu banheiro abertas para garantir ventilação e o frescor da natureza nesse ambiente, essa sem dúvida é também é uma boa pedida.

Belos Jardins

Dentre as inúmeras formas de trazer o jardim para o banheiro, uma delas é aproveitar o espaço de forma elegante e montar um jardim de inverno com uma decoração natural e sofisticada. Neste cômodo assinado por Muralharchitects, a proposta foi desenvolver o jardim que tomasse uma parte do cômodo, para trazer um ar mais leve e equilibrado para o banheiro. Este ambiente assinado pela arquiteta… ., mostra que o jardim trás mais vida ao ambiente. A escolha por palmeiras, ajuda a longar o pé direito do cômodo que ainda conta com estrutura no teto para uma iluminação mais natural. Este ambiente mostra que o jardim no banheiro, faz diferença e encanta a decoração.

Modernidade natural

Uma alternativa muito usada e simples para trazer um pouco de verde para o seu banheiro com espaços mais reduzidos, é utilizar mini canteiros,  colocando vasos de plantas, isso ajuda a criar um clima mais natural e equilibrar a decoração artificial do cômodo. 

Gostou da ideia ter um jardim no seu banheiro?Deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!