Decorando a sua casa no estilo mediterrâneo

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo mediterrâneo é inspirado, como o nome já diz, nas casas das culturas que ficam nas costas do Mar Mediterrâneo, como por exemplo a Grécia, a Itália, a França, a Espanha e os países do Norte da África. Essas culturas estão centradas na convivência com o mar e a natureza e, portanto, trazem esses elementos para dentro das casas.

Assim, as casas são geralmente brancas, pintadas com cal, ou com muita pedra. Imprescindível é a presença abundante da luz natural, que é proporcionada por janelas largas e desobstruídas. A paleta de cores prioriza os tons neutros para as paredes e para o teto, que muitas vezes apresenta vigas em madeira, sem falar dos tetos inclinados com telhas em terracota. Nos complementos, como mobiliário e objetos decorativos, a madeira tem grande importância, assim como as cores ligadas ao mar, como o azul, o verde e o cinza.

Mas, por estarem os países europeus situados próximos à costa do Norte da África, perto de países como Marrocos, Tunísia e Argélia, a cultura árabe encontra espaço na decoração, por meio de cores vibrantes e diferentes texturas, em almofadas, cortinas, estofados e mobiliário. Outra característica é o uso de ferro trabalhado, que pode aparecer em detalhes na sala de estar, na sala de jantar, na cozinha e no banheiro. 

Lindo, limpo, descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado, o estilo mediterrâneo pode ser utilizado também nas cidades em uma bem-sucedida tentativa de trazer o ambiente litorâneo para dentro de casa. Descubra os principais elementos deste estilo de decoração e transforme a sua casa em um paraíso à beira-mar – mesmo sem mar!

Tons neutros nas paredes e no teto

Salas de estar  por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – GUEST HOUSES

Bloomint design

Isso é básico: a fim de aumentar a claridade interna, as casas em estilo mediterrâneo geralmente são pintadas em tons neutros, como branco, bege, amarelo claro e off-white, podendo apresentar paredes lisas ou então paredes sem tratamento, com textura mais áspera e primitiva. Muitas vezes, estas casas apresentam vigas em madeira, que podem ou não ser pintadas de branco. Na parte externa, é comum o uso de cal branca, que dá um efeito rústico muito bonito. Ou então o uso de pedras, que integram a casa à natureza de maneira simples e harmoniosa. Por outro lado, quando há uso de cores nas paredes, destacam-se o amarelo ocre e o azul turquesa, que remetem ao sol, à terra e ao mar.

Mobiliário de madeira

O mobiliário de madeira é fundamental no estilo mediterrâneo, pois traz a beleza pura dos materiais naturais para os ambientes. Os tons podem ir dos mais claros aos mais escuros, como marrom e café. É comum a presença de mesas, cômodas, baús, cadeiras e outras mobílias em madeira por todos os ambientes. Afinal, a madeira é quente, aconchegante e remete à natureza. O piso também pode ser em madeira pelos mesmos motivos. 

Mobiliário em ferro trabalhado I

Outro elemento muito característico do estilo mediterrâneo é o uso do ferro trabalhado no mobiliário e em outros detalhes. Nesta sala de jantar em tons neutros, o encanto fica por conta da mesa redonda em vidro com base em ferro trabalhado e nas cadeiras com estrutura delicada no mesmo material. O efeito é suave, quase romântico, mas principalmente com muita personalidade. 

Mobiliário em ferro trabalhado II

Quartos  por Adam Butler Photography
Adam Butler Photography

Casa Menne, Panarea, Aeolian Islands, Sicily

Adam Butler Photography

A versatilidade do ferro trabalhado pode ser vista também nesta cama com cabeceira feita nesse material. Os desenhos rebuscados da cabeceira em ferro trabalhado dão graça, delicadeza e suavidade à cama e se destacam no quarto solar. 

Quadros ou fotografias do mar

Salas de estar  por Hitmeister GmbH
Hitmeister GmbH

Vliestapete von Premiumarte Strand

Hitmeister GmbH

Uma maneira de lembrar constantemente a inspiração do estilo mediterrâneo é o recurso a quadros ou fotografias relacionados ao mar e aos oceanos. Eles podem ser quadros e imagens mais discretos, emoldurados e pendurados na parede, ou então ser mais ousados e tomar toda uma parede, como esta fotografia que mostra um caminho para a praia ao fundo, ao mesmo tempo que destaca o céu. Com móveis claros e piso em madeira, o efeito é mágico, dando a impressão de se estar mesmo lá. 

Elementos em materiais naturais

Elementos feitos em materiais naturais combinam perfeitamente com o estilo mediterrâneo. Vasos em cerâmica ou terracota, enfeites de palha, móveis em vime, utensílios de cozinha em madeira, tudo isso deixa a casa mais natural e bonita, sem exageros ou requintes que nada tem a ver com esse estilo.  

Pisos I

Os pisos das casas em estilo mediterrâneo podem ser em madeira, ladrilhos hidráulicos, cerâmicos ou azulejos, em especial os pintados à mão. Nesta sala de estar mediterrânea, a opção foi por um piso preto e branco que contrasta delicadamente com os móveis claros e com a parede azul turquesa. O resultado é bonito e elegante, mas sem qualquer afetação.

Pisos II

Já nesta outra sala em estilo mediterrâneo, a cor aparece nas mais diferentes peças, mas com grande destaque no piso geométrico tricolor. O efeito é tão potente que dispensa qualquer tapete, mas só tem esta força porque as paredes são imaculadamente brancas, não sobrecarregando o visitante com excesso de informações.

Mistura de texturas I

Uma característica forte do estilo mediterrâneo é a mistura de texturas. É comum o uso de tecidos leves como algodão e linho, mas a cor também pode aparecer nos estofados, cortinas e tapetes. Nesta sala de estar, o estofado em azul turquesa, cinza e rosa se harmoniza com o tapete rústico em tons de vermelho e rosa. O sofá ainda dialoga com a parede em azul turquesa ao fundo, mas é complementado delicadamente pelas cortinas em tom neutro. As almofadas também misturam texturas, cores lisas e estampadas. O projeto é da Rosa Pura Home Store.

Mistura de texturas II

Outro exemplo de mistura de texturas é o desta sala de jantar em que uma mesa redonda em madeira com cadeiras verdes se harmoniza com um aparador amarelo, uma cadeira na mesma cor e um baú marroquino todo trabalhado na face dianteira. Flores em vasos de porcelana azul e arbustos em vasos baixos acrescentam as texturas da natureza àquelas das cortinas leves e azuis. O resultado da disposição de todos os objetos é uma coleção de provas para os sentidos, especialmente a visão e o tato. Para outras dicas sobre decoração em estilo mediterrâneo, leia este artigo

Qual é a sua dica para uma decoração mediterrânea?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!