Decorando a sua casa no estilo mediterrâneo

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Decorando a sua casa no estilo mediterrâneo

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Salas de estar mediterrâneas por made by S / creativport hamburg Mediterrâneo
Loading admin actions …

O estilo mediterrâneo é inspirado, como o nome já diz, nas casas das culturas que ficam nas costas do Mar Mediterrâneo, como por exemplo a Grécia, a Itália, a França, a Espanha e os países do Norte da África. Essas culturas estão centradas na convivência com o mar e a natureza e, portanto, trazem esses elementos para dentro das casas.

Assim, as casas são geralmente brancas, pintadas com cal, ou com muita pedra. Imprescindível é a presença abundante da luz natural, que é proporcionada por janelas largas e desobstruídas. A paleta de cores prioriza os tons neutros para as paredes e para o teto, que muitas vezes apresenta vigas em madeira, sem falar dos tetos inclinados com telhas em terracota. Nos complementos, como mobiliário e objetos decorativos, a madeira tem grande importância, assim como as cores ligadas ao mar, como o azul, o verde e o cinza.

Mas, por estarem os países europeus situados próximos à costa do Norte da África, perto de países como Marrocos, Tunísia e Argélia, a cultura árabe encontra espaço na decoração, por meio de cores vibrantes e diferentes texturas, em almofadas, cortinas, estofados e mobiliário. Outra característica é o uso de ferro trabalhado, que pode aparecer em detalhes na sala de estar, na sala de jantar, na cozinha e no banheiro. 

Lindo, limpo, descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado, o estilo mediterrâneo pode ser utilizado também nas cidades em uma bem-sucedida tentativa de trazer o ambiente litorâneo para dentro de casa. Descubra os principais elementos deste estilo de decoração e transforme a sua casa em um paraíso à beira-mar – mesmo sem mar!

Tons neutros nas paredes e no teto

HOTEL CAL REIET – GUEST HOUSES Salas de estar mediterrâneas por Bloomint design Mediterrâneo
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – GUEST HOUSES

Bloomint design

Isso é básico: a fim de aumentar a claridade interna, as casas em estilo mediterrâneo geralmente são pintadas em tons neutros, como branco, bege, amarelo claro e off-white, podendo apresentar paredes lisas ou então paredes sem tratamento, com textura mais áspera e primitiva. Muitas vezes, estas casas apresentam vigas em madeira, que podem ou não ser pintadas de branco. Na parte externa, é comum o uso de cal branca, que dá um efeito rústico muito bonito. Ou então o uso de pedras, que integram a casa à natureza de maneira simples e harmoniosa. Por outro lado, quando há uso de cores nas paredes, destacam-se o amarelo ocre e o azul turquesa, que remetem ao sol, à terra e ao mar.

Mobiliário de madeira

O mobiliário de madeira é fundamental no estilo mediterrâneo, pois traz a beleza pura dos materiais naturais para os ambientes. Os tons podem ir dos mais claros aos mais escuros, como marrom e café. É comum a presença de mesas, cômodas, baús, cadeiras e outras mobílias em madeira por todos os ambientes. Afinal, a madeira é quente, aconchegante e remete à natureza. O piso também pode ser em madeira pelos mesmos motivos. 

Mobiliário em ferro trabalhado I

Outro elemento muito característico do estilo mediterrâneo é o uso do ferro trabalhado no mobiliário e em outros detalhes. Nesta sala de jantar em tons neutros, o encanto fica por conta da mesa redonda em vidro com base em ferro trabalhado e nas cadeiras com estrutura delicada no mesmo material. O efeito é suave, quase romântico, mas principalmente com muita personalidade. 

Mobiliário em ferro trabalhado II

Casa Menne, Panarea, Aeolian Islands, Sicily Quartos mediterrâneos por Adam Butler Photography Mediterrâneo
Adam Butler Photography

Casa Menne, Panarea, Aeolian Islands, Sicily

Adam Butler Photography

A versatilidade do ferro trabalhado pode ser vista também nesta cama com cabeceira feita nesse material. Os desenhos rebuscados da cabeceira em ferro trabalhado dão graça, delicadeza e suavidade à cama e se destacam no quarto solar. 

Quadros ou fotografias do mar

Uma maneira de lembrar constantemente a inspiração do estilo mediterrâneo é o recurso a quadros ou fotografias relacionados ao mar e aos oceanos. Eles podem ser quadros e imagens mais discretos, emoldurados e pendurados na parede, ou então ser mais ousados e tomar toda uma parede, como esta fotografia que mostra um caminho para a praia ao fundo, ao mesmo tempo que destaca o céu. Com móveis claros e piso em madeira, o efeito é mágico, dando a impressão de se estar mesmo lá. 

Elementos em materiais naturais

Elementos feitos em materiais naturais combinam perfeitamente com o estilo mediterrâneo. Vasos em cerâmica ou terracota, enfeites de palha, móveis em vime, utensílios de cozinha em madeira, tudo isso deixa a casa mais natural e bonita, sem exageros ou requintes que nada tem a ver com esse estilo.  

Pisos I

Os pisos das casas em estilo mediterrâneo podem ser em madeira, ladrilhos hidráulicos, cerâmicos ou azulejos, em especial os pintados à mão. Nesta sala de estar mediterrânea, a opção foi por um piso preto e branco que contrasta delicadamente com os móveis claros e com a parede azul turquesa. O resultado é bonito e elegante, mas sem qualquer afetação.

Pisos II

Já nesta outra sala em estilo mediterrâneo, a cor aparece nas mais diferentes peças, mas com grande destaque no piso geométrico tricolor. O efeito é tão potente que dispensa qualquer tapete, mas só tem esta força porque as paredes são imaculadamente brancas, não sobrecarregando o visitante com excesso de informações.

Mistura de texturas I

Uma característica forte do estilo mediterrâneo é a mistura de texturas. É comum o uso de tecidos leves como algodão e linho, mas a cor também pode aparecer nos estofados, cortinas e tapetes. Nesta sala de estar, o estofado em azul turquesa, cinza e rosa se harmoniza com o tapete rústico em tons de vermelho e rosa. O sofá ainda dialoga com a parede em azul turquesa ao fundo, mas é complementado delicadamente pelas cortinas em tom neutro. As almofadas também misturam texturas, cores lisas e estampadas. O projeto é da Rosa Pura Home Store.

Mistura de texturas II

Outro exemplo de mistura de texturas é o desta sala de jantar em que uma mesa redonda em madeira com cadeiras verdes se harmoniza com um aparador amarelo, uma cadeira na mesma cor e um baú marroquino todo trabalhado na face dianteira. Flores em vasos de porcelana azul e arbustos em vasos baixos acrescentam as texturas da natureza àquelas das cortinas leves e azuis. O resultado da disposição de todos os objetos é uma coleção de provas para os sentidos, especialmente a visão e o tato. Para outras dicas sobre decoração em estilo mediterrâneo, leia este artigo

Qual é a sua dica para uma decoração mediterrânea?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!