SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Academias perfeitas para sua casa

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A prática de exercícios físicos, além de prazerosa, traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas nem todas as pessoas dispõem de tempo suficiente para ir à academia, deslocando se durante horas pelo trânsito congestionado de grandes cidades, ou simplesmente não se sentem à vontade nos ambientes impessoais e sem privacidade das academias de ginásticas tradicionais. Portanto, para estas pessoas, ter uma academia em casa é uma forma mais prática e confortável de fazer exercícios e um incentivo para cuidar da própria saúde.

Neste artigo apresentamos 7 dicas valiosas para quem deseja instalar uma pequena academia em casa, para cuidar da saúde do corpo com mais comodidade e, claro, sem descuidar da qualidade estética do seu espaço fitness.  

1. Escolha cores claras

Residência em Itaúna - MG: Fitness  por Beth Nejm
Beth Nejm

Residência em Itaúna – MG

Beth Nejm

As cores claras são mais recomendáveis pelas mesma razão da presença da luz natural. Cores claras ativam o cérebro e estimulam o corpo, dando-lhe mais disposição. Neste projeto, além das cores claras das superfícies, piso, paredes e teto, o espaço fitness está integrado ao jardim e à piscina, tornando o ambiente mais bem iluminado e agradável. Detalhes como o piso de borracha, além de evitar acidentes, protege o piso de danos causados pelos equipamentos.

2. Consulte um profissional de educação física

P House: Casas  por Studio MK27

O item primordial para quem deseja praticar exercícios na própria casa é não ignorar o papel essencial do profissional de educação física e do seu médico, já que a falta de acompanhamento médico e de um profissional habilitado pode gerar um efeito contrário, ocasionado lhe sérios problemas de saúde. Obedecido este critério, é hora de pensar nos requisitos espaciais, estéticos e materiais da sua academia.

3. Adquira equipamentos apropriados

De modo geral, uma academia em casa é composta basicamente de equipamentos. Portanto, você precisa ter em mente qual é o propósito da sua academia e quais equipamentos são apropriados aos exercícios que você deseja fazer, aeróbios e anaeróbios. Uma maneira simples de economizar dinheiro e espaço é adquirir um equipamento multifuncional, como uma estação multiuso de musculação.

4. Priorize a ventilação natual

Naturalmente, a prática de exercícios físicos acarreta um aumento significativo da atividade respiratória e da transpiração corporal. Logo, recomenda-se o uso de espaços bem arejados e ventilados, com amplas aberturas. Neste projeto, de autoria de Reinach Mendonça Arquitetos Associados, a sala de ginástica, localizada no pavimento superior com ligação com a varanda, conta com amplas aberturas e vistas privilegiadas para a paisagem urbana.

5. Traga a luz natural para o ambiente

Para quem deseja começar o dia com muita energia e disposição, recomenda-se a prática de exercícios durante o período da manhã. Portanto, a presença da luz natural é essencial para dar-lhe mais ânimo e tornar o ambiente mais claro e estimulante. Neste projeto, o telhado de planos envidraçados retráteis permite não somente a entrada de luz natural abundante como também ventilação, tornando o ambiente mais agradável. Além disto, aproveitar a luz natural torna sua casa mais ecológica.

6. Instale um espelho grande

Você vai precisar de um espelho amplo, que permita você visualizar o seu corpo inteiro, não por questões de vaidade, mas fundamentalmente para observar se você está executando corretamente os movimentos que cada exercício exige. Além disto, se o espaço do qual você dispõe para fazer exercícios é pequeno, você pode utilizar espelhos também para dar ao ambiente uma sensação maior de profundidade, tornando-o mais confortável. 

7. Determinação

Espaço Multifuncional: Espaços comerciais  por Monte Arquitetura
Monte Arquitetura

Espaço Multifuncional

Monte Arquitetura

Obviamente, depois de alguns meses de exercícios repetitivos e monótonos, você precisará de doses extras de motivação, para seguir a rotina de atividades físicas. A pergunta é onde encontrar motivação? Neste espaço fitness, palavras motivacionais gravadas na parede recordam os usuários da importância da manter o foco na atividade física. Além disto, cores e um tapete com textura de grama complementam as qualidades estéticas do ambiente.  

Você gostaria de ter uma sala de ginástica em casa ou você ainda prefere frequentar a academia? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!