6 passos para ter um quarto vintage!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Tanto na decoração de salas de estar, salas de jantar e quartos, o estilo vintage pode oferecer um universo possibilidades e opções para mobiliário, artigos decorativos e detalhes em geral. A decoração vintage segue normalmente uma estética delicada, romântica e repleta de detalhes com muita personalidade. A ideia principal deste estilo de decoração é que todos os seus elementos têm referências à nostalgia e ao passado.

Os ambientes decorados no modelo vintage são extremamente charmosos e normalmente proporcionam um clima aconchegante para a casa. Não é necessário investir horrores para decorar um quarto com elementos vintages. Muitas das peças podem ser reaproveitadas do acervo da família ou podem ser encontradas em feiras de antiguidade e nos antiquários.

Para aderir à tendência vintage, é importante escolher uma década passada como sua maior inspiração. Os anos 1920 e 1930 são marcados pelos móveis escuros e elementos barrocos. Para o uso de artigos mais românticos, foque nas décadas de 50 e 60. Os anos 70 e 80 são um pouco mais extravagantes no quesito cor.

Acrescente elementos que façam uma ligação nostálgica com a memória do passado, como ilustrações, quadros, relógios, estatuetas e outros. Para suavizar o visual, misture as peças com outras mais neutras e discretas.

Aqui, você fica por dentro de 6 passos que vão te ajudar a deixar seu quarto mais vintage. Confira!

Quadros

Decora Etna 2012: Quarto  por Mia Arquitetura
Mia Arquitetura

Decora Etna 2012

Mia Arquitetura

Para deixar o ambiente com um clima de museu e repleto de detalhes, preencha as paredes com quadros. As molduras podem seguir diferentes modelos e podem envolver ilustrações ou fotografias antigas. Uma dica para deixar o quarto mais íntimo é separar os álbuns de foto da família e selecionar aquelas imagens antigas. Principalmente, as que tiverem um toque divertido e inusitado. Se as fotografias não estiverem em bom estado, pode restaurá-las. É válido lembrar que as fotos em preto e branco podem compor ainda melhor um quarto vintage, como você pode ver neste quarto projetado pelo escritório Mia Arquitetura. Outra dica interessante é escolher molduras provençais ou as molduras lisas.

Papel de parede

Quarto  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Langley Pine Bedroom Furniture

The Cotswold Company

O uso do papel de parede é uma forma rápida e prática para transformar o visual de um cômodo. Quando integrado a um ambiente com toques rústicos, o papel de parede com estampa vintage pode funcionar perfeitamente. Ele traz um toque aconchegante e cheio de personalidade ao quarto. Um dos pontos principais em uma decoração vintage é a presença de elementos que prezam os mínimos detalhes. De modo que todos as pequenas delicadezas façam a diferença deste décor. Alguns dos objetos decorativos têm a capacidade de agregar ao ambiente um toque do passado. As molduras, capas de almofada, estampas e porcelanas podem funcionar muito bem com este intuito. 

Mobiliário

Quarto  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Oakland 3+4 Drawer Chest

The Cotswold Company

A hora de escolher os móveis é um dos passos decisivos para ter um cômodo no estilo vintage. Um mobiliário adequado tem a capacidade de deixar o ambiente mais charmoso e cheio de estilo. Para completar com sucesso esta tarefa, uma das dicas é garimpar as peças em lojas como antiquários ou ir atrás de móveis que foram parentes no passado. Outra forma de conseguir uma mobília vintage é restaurar o que já se tem, utilizando técnicas de pintura, que podem oferecer um toque retrô para suas peças. Prefira  os móveis mais clássicos, com tons neutros e formas arredondadas. Cores como bege, branco, rosa escuro, marrom e dourado podem trazer harmonia ao cômodo. A pátina é uma técnica de pintura que pode trazer um ar vintage às peças sem uso. 

Abajur

Uma das dicas mais importantes para decorar a residência no estilo vintage é visitar bazares, as feiras do estilo família vende tudo e os antiquários. O ideal é  garimpar peças com visual antigo e preço acessível. É interessante ter um projeto pensado antes de começar as compras. Isso pode evitar que você compre algo a mais ou que não tenha necessidade para compor a decoração do seu quarto vintage. Os abajures e luminárias vintages são peças que acrescentam valor e harmonia ao seu ambiente. Com seus formatos delicados e marcantes, eles chamam a atenção onde são colocados. A luz que os abajures oferecem também é responsável por criar um clima confortável e íntimo.

Tapete

Na decoração vintage, as peças feitas à mão devem ser adicionadas no quarto para trazer um toque especial. Não tema usar artigos de crochê, rendas artesanais, porcelanas pintadas e de estofados. As peças de tapeçaria são capazes de dar novos ares ao ambiente e ajudam a compor uma atmosfera acolhedora. Os tapetes em modelos vintages podem trazer forma, cor e textura ao piso e tornam o cômodo mais aconchegante. Além disso, aqueles tapetes estampados que lembram as casas de campo também podem ser usados, mas levando em consideração o equilíbrio, de modo a ficar retrô e ao mesmo tempo atual.

Acessórios decorativos

Quarto  por Bloomon Deutschland
Bloomon Deutschland

Unsere drei Größen im Vergleich

Bloomon Deutschland

Elementos que são capazes de proporcionar memórias e lembranças de alguma época passadas, são prioridade para a decoração vintage nos cômodos e para os que adoram colecionar itens nostálgicos. Um dos principais pontos da decoração vintage é o uso de variados tipos de flores, tons pastéis, relógios e telefones antigos. Estas peças podem ser itens herdados da família ou achados nos antiquários. Para dar um toque charmoso aos ambientes, troque os vasos de flores por garrafas. Caso queira ter uma sala vintage, confira Como decorar a sala no estilo vintage.

Você usaria uma decoração vintage no seu quarto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!